SóProvas


ID
4938817
Banca
FAU
Órgão
IF-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Os Entes Públicos devem elaborar seu orçamento e encaminhar para apreciação do Poder Legislativo para que, após a aprovação, possam realizar suas despesas. Sobre o orçamento público e estágios da despesa pública, assinale a única alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Despesas de Custeio são dotações destinadas para a manutenção de serviços anteriormente criados, inclusive as destinadas a atender a obras de conservação e adaptação de bens imóveis.

  • Lei 4320 - Gabarito letra D

    § 1º Classificam-se como Despesas de Custeio as dotações para manutenção de serviços anteriormente criados, inclusive as destinadas a atender a obras de cons ervação e adaptação de bens imóveis.

    A) § 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei. (CF)

    B) Art. 38. Reverte à dotação a importância de despesa anulada no exercício; quando a anulação ocorrer após o encerramento dêste considerar-se-á receita do ano em que se efetivar.

    C) São receitas de capital.

    E) Art. 36. Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro distinguindo-se as processadas das não processadas.

  • Gabarito D

    São despesas correntes de acordo com a Lei 4320/1964:

    Despesas de custeio: as dotações para manutenção de serviços anteriormente criados, inclusive as destinadas a atender a obras de conservação e adaptação de bens imóveis.

  • GAB. D

    A É vedado constar na lei do orçamento anual a autorização para abertura de crédito adicional suplementar. INCORRETA

    CF. Art. 165.  (...) § 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei. 

    B Empenho de despesa cancelado após o encerramento do exercício reverte à dotação original. INCORRETA

    L. 4.320: Art. 58. O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.

    (...)

    Art. 38. Reverte à dotação a importância de despesa anulada no exercício; quando a anulação ocorrer após o encerramento deste considerar-se-á receita do ano em que se efetivar.

    C Receitas com amortização de empréstimos e alienação de bens são classificadas como receitas correntes. INCORRETA

    L. 4.320: Art. 11. §4º A classificação da receita obedecerá ao seguinte esquema:              

    (...)

    RECEITAS DE CAPITAL:

    OPERAÇÕES DE CRÉDITO

    ALIENAÇÃO DE BENS

    AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS

    TRANSFERÊNCIAS DE CAPITAL

    OUTRAS RECEITAS DE CAPITAL

    D Despesas de Custeio são dotações destinadas para manutenção de serviços anteriormente criados, inclusive as destinadas a atender a obras de conservação e adaptação de bens imóveis. CORRETA

    L. 4.320: Art. 12. §1º

    E Consideram-se Serviços de Dívida a Pagar as despesas empenhadas e não pagas até o dia 31 de dezembro, distinguindo-se as processadas das não processadas. INCORRETA

    L. 4.320: Art. 36. Consideram-se RESTOS a Pagar...

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB