✅ Gabarito: D - I e III
I. A vogal temática tem a função de ligar o radical às desinências. Ambos (radical e desinências) constituem o tema.
II. ESTE: presente. (Vamos comemorar este ano que começa.)
ESSE: passado/Futuro pouco distante. (Nesses anos todos, dediquei-me muito.)
NAQUELE: passado remoto. (Naqueles tempos é que o carnaval era bom.).
III. "Classe de palavras que acompanha ou substitui o substantivo e que dá indicações sobre aquilo que este expressa, limitando ou concretizando o seu significado. Concorda em gênero e número com o substantivo a que se refere."(136)
Agnaldo Martino.
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
GABARITO: D
I. A vogal temática ocorre depois do radical e antes das desinências.
→ Correto. Como diz o Pestana, em sua Gramática: "A vogal temática (VT) vem imediatamente após o radical para ligá-lo à desinência de número ou aos sufixos." E o que isso quer dizer? Calma, tentarei te explicar com um exemplo:
A palavra CANTAVA
→ Radical: Cant (Para descobrir o radical, tente lembrar a base da palavra, ou seja, aquilo que não muda, sempre está presente. Veja: cantor, ele cantou, canto, nós cantamos etc. Percebeu que 'cant' sempre está presente? Esse é, portanto, o radical da palavra).
→ Vogal temática: A (liga o radical 'cant' à desinência 'va)
→ Desinência modo-temporal: -va (indica o tempo em que cantava (pretérito imperfeito) e modo que está conjugado (indicativo)) Se você não estudou sobre verbo, não se preocupe com isso, por enquanto.
.
II. Os pronomes esse, esses, essa, essas e isso são usados apenas para indicar um momento futuro mencionado anteriormente, não muito longínquo, como pode ser observado no exemplo seguinte: nesse ano, conheci meu atual noivo.
→ Errado. Quando nos referimos a tempo, utilizamos 'esse' para se referir ao passado e 'este' para se referir ao momento atual. Ex.: "Esse ano que passou foi bom", "Este ano de 2021 será o melhor"
.
III. Os pronomes são palavras que substituem os substantivos ou os determinam, indicando a pessoa do discurso.
→ Correto. Os pronomes que substituem os substantivos são chamados de pronomes substantivos (jura? rsrs). Ex.: Maria foi à feira → Ela foi à feira.
Podem, também, determinar os substantivos. Nesse caso, serão chamados de pronomes adjetivos → "Meu pai é vendedor". (O pronome 'meu' determina o substantivo 'pai'. Não é qualquer pai; e sim, o meu).
Espero ter ajudado.
Fonte: Gramática do Pestana e anotações.
Bons estudos! :)