SóProvas


ID
4942699
Banca
CETRO
Órgão
TCM-SP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder a questão, leia o texto a seguir, um fragmento de “Memorial de Aires”, de Machado de Assis, em que o narrador, o Conselheiro Aires, relata, em dois fragmentos, acontecimentos referentes à abolição da escravidão.


7 de maio

    O ministério apresentou hoje à Câmara o projeto da abolição. É a abolição pura e simples. Dizem que em poucos dias será lei.


13 de maio

    Enfim, lei. Nunca fui, nem o cargo me consentia ser propagandista da abolição, mas confesso que senti grande prazer quando soube da votação final do Senado e da sanção da Regente. Estava na Rua do Ouvidor, onde a agitação era grande e a alegria geral.

    Um conhecido meu, homem de imprensa, achando-me ali, ofereceu-me um lugar no carro, que estava na Rua Nova, e ia enfileirar no cortejo organizado para rodear o paço da cidade, e fazer ovação à Regente. Estive quase, quase a aceitar, tal era meu atordoamento, mas os meus hábitos quietos, os costumes diplomáticos, a própria índole e a idade me retiveram melhor que as rédeas do cocheiro aos cavalos do carro, e recusei. Recusei com pena. Deixei-os, a ele e aos outros, que se ajuntaram e partiram da Rua Primeiro de Março. Disseram-me depois que os manifestantes erguiam-se nos carros, que iam abertos, e faziam grandes aclamações, em rente ao paço, onde estavam também todos os ministros. Se eu lá fosse, provavelmente faria o mesmo e ainda agora não me teria entendido... Não, não faria nada; meteria a cara entre os joelhos.

ASSIS, Machado de. Memorial de Aires. São Paulo: Cultrix, sd.

Sobre o texto acima, levando-se em consideração as recomendações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Caros professoras do QConcursos, por favor, vamos comentar as questões explicando os pormenores e tirando as dúvidas pertinentes ao assunto.

  • eu morri de duvidas nessa questão ¬¬

  • Gabarito: A) no período “Dizem que em poucos dias será lei”, pode-se substituir, sem prejuízo semântico, a forma verbal “dizem” por “diz-se”, apesar das diferenças sintáticas das duas construções. ✅

    Período: "  O ministério apresentou hoje à Câmara o projeto da abolição. É a abolição pura e simples. Dizem que em poucos dias será lei. "

    Como o verbo dizer está na 3ª pessoa do plural e não faz referência a ninguém que foi citado anteriormente, ele não tem sujeito. Da mesma maneira que “diz-se”

    Exemplos:

    →Durante a noite assaltaram o colégio onde eu trabalho.

    Gasta-se muito dinheiro na criação de um filho

    Casos de sujeito indeterminado: A língua portuguesa indetermina o sujeito de duas maneiras: Empregando o verbo na 3.ª pessoa singular ou plural, sendo este último caso o mais comum, sem referência a pessoas determinadas: Estão chamando.

    B) o segundo período do dia 13 de maio corresponde, semanticamente, a “Confesso que senti grande prazer quando soube da votação final do Senado e da sanção da Regente, porque nunca fui, nem o cargo me consentia ser propagandista da abolição”.

    Errado, ele confessa que ficou feliz quando ocorreu o processo para abolição... "mas confesso que senti grande prazer quando soube da votação final do Senado e da sanção da Regente."

    C) no terceiro período do primeiro parágrafo do dia 13 de maio, o pronome relativo “onde” poderia ter sido preposicionado, assumindo a forma “aonde”, graças à regência do verbo da oração adjetiva.

    Errado, não há termo regente.

    D) no quarto período do segundo parágrafo do dia 13 de maio, nos termos “a ele” e “aos outros”, as duas ocorrências da preposição “a” são obrigatórias, já que esse fenômeno se deve à regência do verbo “deixar”.

    Errado, segundo o dicionário a regência de "Deixar" é verbo transitivo direto. Exemplo: deixou o apartamento.

    E) no quinto período do segundo parágrafo do dia 13 de maio, os verbos “dizer” e “fazer” foram flexionados na terceira pessoa do plural pelo mesmo motivo

    Errado, pois "ele e os outros https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/2910dfb3-3a Disseram-me " e "os manifestantes → faziam grandes aclamações"

    Qualquer erro manda mensa, bons estudos

  • Assertiva A

    no período “Dizem que em poucos dias será lei”, pode-se substituir, sem prejuízo semântico, a forma verbal “dizem” por “diz-se”, apesar das diferenças sintáticas das duas construções.

  • gab A, na primeira estrutura sintática, o "dizem" tem sujeito indeterminado. No outro estaria apassivando, com a oração subordinada substantiva subjetiva

  • QUESTÃO SEM GABARITO

    Há sim prejuízo semântico na alternativa A. Na primeira hipótese apresentada (que é a original), o sujeito é indeterminado; na segunda, o sujeito é a expressão que em poucos dias será lei, indicada pelo pronome apassivador. Mudança de sujeito implica mudança semântica. Portanto, não há gabarito.