-
A-O BPC pode ser acumulado pelo beneficiário com qualquer outro no âmbito da seguridade social ou de outro regime, salvo os da assistência médica e da pensão especial de natureza indenizatória.
B-A condição de acolhimento em instituições de longa permanência prejudica o direito do idoso ou da pessoa com deficiência ao benefício de prestação continuada.
C-A concessão do BPC ficará sujeita à avaliação da deficiência e do grau de incapacidade, apenas pela avaliação médica realizada por médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). (TEM A AVALIAÇÃO SOCIAL)
D-Pessoa com deficiência: aquela que tem impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas.
E-Impedimentos de longo prazo: aqueles que incapacitam a pessoa com deficiência para a vida dependente e para o trabalho pelo prazo indeterminado
GAB.D
-
Podem receber o
BPC pessoas ido- sas com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência. O benefício é destinado a idosos que não têm direito à previdência social e a pes- soas com deficiência que não podem trabalhar e levar uma vida independente. A renda familiar nos dois casos deve ser inferior a 1/4 do salário mínimo.
O que é o benefício de prestação continuada?
O Benefício de Prestação Continuada – BPC, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade.
Quem recebe benefício de prestação continuada pode trabalhar?
Atualmente, o BPC é suspenso (não mais cancelado) quando a pessoa com deficiência passa a trabalhar. Ao deixar o trabalho, o beneficio voltará a ser pago, basta apenas a pessoa com deficiência requerer ao INSS a retomada do pagamento do benefício.
-
Todas as alternativas estão erradas, pois na letra D, não é "...efetiva na sociedade com as demais pessoas", e, sim, "em igualdade de condições com as demais pessoas"
-
na letra D faltou natureza mental