SóProvas


ID
4990852
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Timbó - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O primeiro projeto apresentado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina em 2019 promete repercutir. De autoria do deputado Valdir Cobalchini, a proposta quer proibir o uso de radares móveis, estáticos e fixos nas rodovias estaduais.
— Tem condão puramente arrecadatório, já que não se presta a promover a educação preventiva dos motoristas, conforme preconiza o Código de Trânsito Brasileiro — disse o deputado sobre o uso dos equipamentos. [...]
Disponível em https://www.nsctotal.com.br. Acesso em 11/02/2019. [adaptado]

A expressão “já que”, destacada no texto, pode ser substituída, corretamente e sem alteração de sentido, por:

Alternativas
Comentários
  • — Tem condão puramente arrecadatório, já que não se presta a promover a educação preventiva dos motoristas, conforme preconiza o Código de Trânsito Brasileiro — disse o deputado sobre o uso dos equipamentos. [...]

    → NA MEDIDA EM QUE: Segundo o Dicionário de dificuldades da língua portuguesa, essa é uma “adulteração moderna” da locução anterior, à medida que (com o sentido de “à proporção que”). Ela vem sendo usadas pelos principais meios de comunicação, mas nem sempre tem o seu significado claro. Muitas vezes exprime: 

    –  proporcionalidade (pode ser substituída por “à medida que” ou “à proporção que”) 

    Ex: O ministro afirmou que as taxas de juros irão baixar na medida em que os preços também caírem. (A dica é preferir a forma “à medida que”, mais consolidada na língua portuguesa). 

    – causalidade (pode ser substituída por “porque” ou “porquanto”) 

    Ex: Do ponto de vista político, o ato é desastrado, na medida em que exprime um conflito entre Estado e Igreja. (Se você pode usar a palavra “porque”, para que complicar?) 

    – condição ou hipótese (pode ser substituída por “se”) 

    Ex: A convivência entre os grupos étnicos rivais só será possível, na medida em que todos eles se respeitarem. (Nesse caso, prefira colocar apenas “se”. É mais simples e mais direto e, o melhor, mais ... 

    Atenção: Outros estudiosos aceitam o uso dessa locução conjuntiva apenas quando ela tem sentido causal e significa “uma vez que”. 

    Ex: Na medida em que não chegou a um acordo, foi despedido. 

    Fonte: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/duvidas-portugues/8220-a-medida-que-8221-ou-8220-na-medida-em-que-8221/

  • A questão quer que indiquemos qual alternativa possui palavra que pode ser trocada sem alteração de sentido pela palavra JÁ QUE. O assunto aqui abordado é de conjunções. Vejamos:

    A conjunção JÁ QUE tem a carga semântica de causa. Sabendo isso iremos procurar outra conjunção ou locução conjuntiva causal. Analisemos:

    a) na medida em que

    Correta. Causais: iniciam oração que indica a causa, o motivo, a razão do efeito expresso na oração principal: que(= porque). porque. como. visto que, já que, uma vez que, desde que, na medida em que, etc.

    Ex: Foi bem-sucedido no vestibular, na medida em que estudou bastante. 

    b) quando

    Incorreta. Temporais: iniciam a oração que indica o momento, a época da ocorrência de certo fato: quando, antes que, depois que, até que, logo que, desde que, etc.

    Ex: Quando a mãe preparava o lanche, o filho arrumava a mesa.

    c) logo

    Incorreta. Conclusivas: introduzem uma oração que exprime conclusão em relação ao que se afirmou anteriormente. São elas: logo, pois (no meio ou no fim da oração), portanto, por conseguinte, por isso, assim, etc. 

    Ex: Meu irmão estudou muito o ano inteiro; logo, deve ir bem nos exames. 

    d) portanto

    Incorreta. Conclusivas: introduzem uma oração que exprime conclusão em relação ao que se afirmou anteriormente. São elas: logo, pois (no meio ou no fim da oração), portanto, por conseguinte, por isso, assim, etc.

    Ex: Meu irmão estudou muito o ano inteiro; portanto, deve ir bem nos exames.  

    e) embora

    Incorreta. Concessivas: iniciam oração que indica uma concessão relativamente ao fato expresso na oração principal. ou seja. indica um fato contrário ao expresso na oração principal, mas insuficiente para impedir sua realização: embora. conquanto, ainda que, mesmo que, se bem que, por mais que. etc.

    Ex: Ele não concordará com isso, embora você insista. 

    Referência bibliográfica:

    CEREJA, William Roberto .MAGALHÃES, Thereza Cochar. Conecte : gramática reflexiva . - 2. ed. - São Paulo: Saraiva, 2013.

    GABARITO: A

  • gabarito letra A

    complementando o comentário dos colegas, conforme os ensinamentos do professor Fernando pestana, em A gramática para concursos públicos - Página 175.

    À medida que / Na medida em que

    ➡ A locução conjuntiva à medida que indica proporção e equivale a “à proporção que, ao passo que”.

    ➡ Por outro lado, na medida em que indica causa e equivale a “visto que, já que, tendo em vista que”.

    – À medida que o líder russo crescia no palco político, o mundo ia se habituando à sua personalidade descomunal.

    – Do ponto de vista político, este ato é desastrado, na medida em que exprime um conflito entre o Estado e a Igreja.

    Obs.: Nunca é demais dizer que as expressões à medida em que e na medida que não existem.

    bons estudos

  • GABARITO: A

  • GABARITO: A

    À medida que = locução conjuntiva subordinativa adverbial PROPORCIONAL

    Na medida em que = locução conjuntiva subordinativa adverbial CAUSAL