-
b) Conforme o autor supracitado, os juros de mora devem incidir a partir do evento danoso em caso de responsabilidade extracontratual.
extracontratual
ex.tra.con.tra.tu.al
adj m+f (extra2+contrato+al3) Que não depende de contrato.
su.pra.ci.ta.do
adj (supra+citado) Citado ou mencionado acima ou anteriormente.
-
Alternativa B
a) Embora não contenha nenhuma violação às normas constitucionais e infra-constitucionais, o processo precisa voltar à origem para ser contra-arrazoado.
infraconstitucional
Significado: # (Jurídico) que está hierarquicamente abaixo da constituição federal; diz-se de norma jurídica que abrange todo o ordenamento "inferior" positivo do Estado, indo das leis complementares aos expedientes ordinativos de feição mais burocrática Exemplo: Portarias, circulares etc.
b) Conforme o autor supracitado, os juros de mora devem incidir a partir do evento danoso em caso de responsabilidade extracontratual. CORRETA
c) No meio-oeste do Estado realizou-se um mega-seminário para tratar de Geo-referenciamento, Cadastro e Registro de Imóveis.
Georreferenciamento (português brasileiro) ou georreferenciação (português europeu) de uma imagem ou um mapa ou qualquer outra forma de informação geográfica é tornar suas coordenadas conhecidas num dado sistema de referência.
d) No jornalismo são benvindos os profissionais bem preparados e com formação técnica-científica.
O emprego da palavra "BEM VINDO".
Bem-vindo: (grafado com hífen) é um adjetivo composto;
ato de dar boas-vindas.
Benvindo: (sem hífen, junto e com "n") é um substantivo próprio.
Ex.: O Senhor Benvindo chegou.
Portanto o correto é:
Bem-vindo a Nioaque!
fonte: http://www.pm.ms.gov.br/unidades/nioaque/portugues.htm
e) A tendência legislativa é a de aumentar a legitimidade do Ministério Público e dos demais co-legitimados para a defesa de direitos meta-individuais em juízo.
Metaindividual na ação trabalhista. A ação trabalhista possui natureza metaindividual porquanto interessa a todos os cidadãos,independentemente do "status" que ele ocupa na sociedade, ou seja , o direito à ação trabalhista extrapola o âmbito meramente individual e considera , como titular , todo o trabalhador.?
-
a) infraconstitucional - sem hífen, pois o acordo ortográfico estabelece que não se usa hífen quando o prefixo termina em vogal diferente da que inicia o segundo elemento.
b)extracontratual - "Extra" é uma redução da forma adjetiva "extraordinário". Por essa razão, não admite hífen. Escreva-se, pois, • horas extras •edição extra
c) georreferenciamento
d) Ben vindo - ão estamos fazendo referência ao nome "Benvindo", e sim a saudação. O que não há registro é "bem vindo", sem o hífen.
e) co-legitimados/ metaindividuais
-
EXCELENTE O COMENTARIO DO GEORGE.
-
O hífen é utilizado quando:
- a palavra seguinte inicia-se com h ou pela mesma letra que encerra os prefixos e pseudoprefixos
ex: multi-inseticida, re-escrever, sobre-humano, sub-base
- Nos prefixos circum e pan quando o segundo elemento começa com vogal, m, n e h
ex: pan-americano, pan-mágico, pan-negritude.
- Nos prefixos Além, ex, recém, sem e vice
ex: além-mar, ex-governador, sem-terra, vice-presidente
- Nos prefixos pós, pré, pró
ex: pós-data, pré-datado, pró-americano
- Na formação que os prefixos ou pseudoprefixos terminam em vogais e o segundo elemento começa com r ou s, devendo as consoantes citadas serem duplicadas.
ex: antirreforma, antisséptico
- Nos prefixos bem
ex: bem-vindo, bem-amado
Correta Letra B
a) Embora não contenha nenhuma violação às normas constitucionais e infraconstitucionais, o processo precisa voltar à origem para ser contra-arrazoado.
c) No meio-oeste do Estado realizou-se um megaseminário para tratar de Georreferenciamento, Cadastro e Registro de Imóveis.
Georreferenciamento - quando os prefixos ou pseudoprefixos terminam em vogais e o segundo elemento começa com r ou s, não usa-se hífen, devendo essas consoantes serem duplicadas.
d) No jornalismo são bem- vindos os profissionais bem preparados e com formação técnicacientífica.
Bem-vindo - Emprega-se hífen em palavras iniciadas com bem. No texto está escrito ben-vindo com n e com hífen. Benvindo é escrito com n somente quando refere-se a nome próprio e não tem hífen.
e) A tendência legislativa é a de aumentar a legitimidade do Ministério Público e dos demais colegitimados para a defesa de direitos metaindividuais em juízo.
-
Júnia, há um equívoco no seu comentário. Não há hífen em "reescrever". Muito embora a regra para prefixo terminado em vogal ante palavra de igual vogal imponha o uso do hífen, o VOLP - Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa -, autoridade máxima da ortografia brasileira, não reconhece "re-escrever".