GABARITO OFICIAL - B
A que muitos tiveram dúvidas...
D) “O Estatuto diz que todas as crianças e todos os adolescentes têm direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade, e à convivência familiar e comunitária. ”
não se coloca vírgula antes da conjunção e, quando ela liga orações com sujeitos iguais.
Como caiu em prova:
(FGV – PC/RJ – Inspetor – 2008) Porém, havendo um número “excepcionalmente elevado” de estrangeiros, estes podem ser mesclados aos presos comuns, e as famílias podem ser separadas. (L.30-33) No trecho acima, seguindo as regras da boa discursividade, utilizou-se apropriadamente a vírgula antes da conjunção e.
Assinale a alternativa em que isso não tenha ocorrido.
a) Eles se esforçaram muito, e acabaram sendo reprovados.
b) Eles chegaram à janela muito timidamente, espiaram com cuidado, e depois abriram um sorriso.
Regras de Utilização de vírgulas antes do " e".
I) Facultativa quando liga sujeitos distintos
“Muitos policiais estão envolvidos em corrupção(,) e os políticos não deixam para menos.”
II) e com valor adversativo (= mas), conclusivo/consecutivo (= portanto) ou enfático é separado por vírgula.
“Ele sempre chega atrasado, e nunca leva bronca do patrão."
III) Se as conjunções vierem repetidas (polissíndeto), a vírgula é obrigatória: “Muitos policiais estão envolvidos em corrupção, e tramas obscuras, e conluios, e todo tipo de intrigas escusas.”
Fonte: Pestana.
Bons estudos!
A) “Apresentar propostas legislativas, para redução da menoridade penal (vírgula) constitui uma grande falácia, pois a Carta Magna não admite que sejam objeto de deliberação de emenda à Constituição os direitos e garantias individuais. ”
B) OK
C) “Todo mundo sofre, porém, a juventude é a maior vítima da violência. Esta é a tragédia brasileira: um país que está matando sua juventude, sua energia e, com ela (vírgula) muitas possibilidades e sonhos de mudar a sociedade. ”
D)“O Estatuto diz que todas as crianças e todos os adolescentes têm direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade,(<-- não deveria haver vírgula) e à convivência familiar e comunitária. ”
Rapaziada, se eu estiver errado me corrijam, mas dá pra matar buscando por apostos e isolá-los.