SóProvas


ID
5010646
Banca
ACCESS
Órgão
Câmara de Mangaratiba - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto aos deveres e às proibições dos servidores públicos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) O agente público, uma vez inserido na Administração Pública, não está adstrito a outros deveres, uma vez que a sua capacidade de desempenho já foi medida no momento da sua admissão; e o progresso na carreira estará vinculado ao seu desejo de se apresentar para cumprir outros papéis.

( ) O poder administrativo compreende prerrogativa especial de direito público outorgado aos agentes estatais. Cada agente tem a seu cargo a execução de certas funções, cujos poderes são conferidos por meio de lei específica; somente poderá ser detentor da respectiva atribuição aquele para o qual lhe for delegada a função administrativa.

( ) A eficiência do agente público não depende apenas de sua atividade, mas também de qualificação que se encaixe à função exercida em seu cargo. À Administração Pública se impõe o rigor para o recrutamento de seus servidores que devem possuir boas qualificações e singulares méritos, cumprindo-se, assim, o princípio da eficiência.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito da Banca: C

  • A redação prejudica o candidato que possui conhecimento, pois função pública delegada é aquela atribuída ao particular em colaboração com o serviço público (e.g. Titular de serventia notarial)

  • Em relação à primeira afirmativa, o equívoco se encontra ao dizer que a capacidade de desempenho foi medida, como se não fosse exigido medi-la mais. Essa ideia se desfaz em relação à perda do cargo, no artigo 41, inciso III, quando se percebe que a avaliação de desempenho não ocorre somente na admissão, mas que pela lei deverá ser constante e a baixa atuação ocasiona a perda do cargo. Sabe-se que na prática não existem essas avaliações periódicas de desempenho, bem, por enquanto, depois dessa PEC 186, já não sei mais em que atoleiro estará o funcionalismo público brasileiro.

    São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.        

    § 1º O servidor público estável só perderá o cargo:  

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;        

    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;       

    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa

    Bons estudos, guerreiros!

  • A questão exige do candidato conhecimentos acerca dos servidores públicos, mais especificamente sobre seus direitos, deveres e proibições, abrangendo também a sua estabilidade.

    Segundo Marçal Justen Filho, "o servidor público é uma pessoa física que atua como órgão de uma pessoa jurídica de direito público mediante vínculo jurídico de direito público, caracterizado pela investidura em posição jurídica criada por lei, pela ausência de função política, pela ausência de integração em corporações militares e pela remuneração proveniente dos cofres públicos".

    Os direitos, deveres e proibições dos servidores públicos podem ser encontrados, em sua maior parte, na Lei Federal nº. 8.112/1990, do artigo 40 ao 117.

    Vamos à análise de cada alternativa:

    ALTERNATIVA – ERRADA – A Constituição Federal, em seu artigo 40, estabelece que são estáveis após três anos de efetivo exercício, os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.
     
     § 1º O servidor público estável só perderá o cargo:

       I -  em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

      II -  mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;

     III -  mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

    Portanto, mesmo que o servidor já esteja integrado à administração pública, ele é submetido à avaliação de desempenho de forma periódica, e a promoção na carreira depende de merecimento.

    2ª ALTERNATIVA – CORRETA – Essa alternativa exige que o candidato tenha conhecimento sobre os poderes da administração pública.

    José dos Santos Carvalho Filho conceitua os poderes administrativos como " o conjunto de prerrogativas de direito público que a ordem jurídica confere aos agentes administrativos para o fim de permitir que o Estado alcance seus fins".(CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 32 ed. São Paulo: Atlas, 2018, p. 53). 

    As principais modalidades de poderes da Administração Pública são: poder de polícia, poder hierárquico, poder regulamentador (ou normativo) e poder disciplinar. Há ainda quem defenda a existência de mais dois poderes, o poder discricionário e o poder vinculado. É por meio desses poderes que se concretiza a função administrativa. Os poderes administrativos são irrenunciáveis, devem ser obrigatoriamente exercidos por seus titulares nas situações cabíveis. O servidor público que negligenciar o uso dos poderes administrativos poderá responder por abuso de poder na modalidade omissão.

    3ª ALTERNATIVA – CORRETA – O princípio da eficiência foi incluído para ir além da legalidade, ou seja, o agente público não precisa fazer só o que for legal, mas também melhorar o seu desempenho e obter melhores resultados. É o que chamamos de dever da boa administração. Esse princípio foi acrescentado pela emenda constitucional nº 19/98 , dando nova redação ao art. 37 da Constituição Federal de 1988:
    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

    Diante disso, temos que:

    A) ERRADA
    B) ERRADA
    C) CORRETA
    D) ERRADA
    E) ERRADA

    Gabarito: Letra C