SóProvas


ID
5015707
Banca
MetroCapital Soluções
Órgão
Prefeitura de Amparo - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O Amapá chega nesta sexta-feira (13) ao 11º dia de apagão com 13 das 16 cidades sem o fornecimento regular de energia elétrica e sem obedecer o prazo fixado pela Justiça para o restabelecimento de 100% do serviço. O retorno à normalidade do fornecimento deveria ter ocorrido até esta quinta. O blecaute já motivou mais de 80 protestos nas ruas e causou a suspensão das eleições em Macapá no domingo (15). A Concessionária Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LTME) restabeleceu mais de 80% da capacidade energética do estado e, desde o último sábado (7), religa a luz em sistema de rodízio. A promessa do governo é que o restabelecimento total ocorra neste fim de semana. O prazo até quinta-feira para "completa solução" da falta de energia foi estabelecido na decisão do juiz João Bosco Soares. A decisão cita a Isolux, antiga acionista responsável pela operação da Concessionária Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE). O juiz determinou multa de R$ 15 milhões em caso de descumprimento da ordem. A nova acionista, Gemini, não foi citada no processo, mas informou que atua na correção do problema. Em nota, a concessionária diz que não comenta o processo, mas que desde o apagão, na noite de 3 de novembro, tem atuado na retomada total da eletricidade no Amapá. "Imediatamente após a ocorrência, a LMTE formou um grupo de trabalho com o governo e órgãos competentes e, apesar da complexidade do equipamento que foi afetado, conseguiu restabelecer o transporte de energia para a distribuidora no último sábado, quando o atendimento chegou a 60% da carga total. Estamos próximos de 90%. Os trabalhos nos planos de contingência seguem ininterruptamente em curso para que prontamente seja restabelecida 100% da carga de forma plena e segura o quanto antes", diz a nota.

(Apagão no Amapá chega ao 11º dia com prazo judicial para restabelecimento esgotado.
Trecho extraído do G1.Disponível em:
<https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2020/11/13/apagao-prazo-judicial-encerra-e-empresa-nao-cumpre-100percent-de-fornecimento-de-energia-no-ap.ghtml

O termo “sem”, utilizado no texto, é um(a)?

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    Troca o sem por "com"

  • SEM no texto está estabelecendo uma relação entre as orações, subordinando uma frase a outra. Com isso, estamos diante de uma PREPOSIÇÃO.

  • Questões caça-palavras

  • ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

  • Bancas que não colocam a referência de linha fazem isso como estratégia para cansar os candidatos. Isso é patético. Questões de língua portuguesa não de caça- palavras.

  • "As PREPOSIÇÕES são palavras invariáveis que exprimem relações de sentido entre dois elementos de uma frase, sendo que o sentido do primeiro é completado pelo segundo. "

  • Rodopho Rubens, de "Ctrl +F" e escreva "sem". Não sei se vc já sabia, mas fica fácil de achar. Claro, na prova não tem como e aí eu concordo com vc.

  • A questão é de morfologia e quer saber a classificação de "sem" em "O Amapá chega nesta sexta-feira (13) ao 11º dia de apagão com 13 das 16 cidades sem o fornecimento regular de energia elétrica e sem obedecer o prazo fixado pela Justiça para o restabelecimento de 100% do serviço". Vejamos:

     .

    A) preposição.

    Certo. "Sem", nos dois casos, é preposição.

    Preposição: palavra invariável que une dois termos de uma oração, subordinando um ao outro, de tal modo que o sentido do primeiro (antecedente) é explicado ou completado pelo segundo (consequente). Ex.: Concordo com você.

    As preposições essenciais são: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, pe r, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

     .

    B) conjunção.

    Errado.

    Conjunção: palavra invariável que une duas orações ou dois termos semelhantes da mesma oração. As conjunções dividem-se em coordenativas e subordinativas. Ex.1: Tristeza e alegria não moram juntas. (Nesse caso, "e" liga duas palavras da mesma oração e é uma conjunção). Ex.2: Os livros ensinam e divertem. (Nesse caso, "e" liga duas orações e é uma conjunção).

     .

    C) pronome.

    Errado.

    Pronome: palavra variável em gênero, número e pessoa que substitui o substantivo, determina ou o acompanha, indicando-o como pessoa do discurso ou situando-o no espaço e no tempo. São classificados em pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos e também podem ser classificados em pronomes adjetivos e pronomes substantivos.

     .

    D) advérbio.

    Errado.

    Advérbio: palavra invariável que indica circunstâncias. Modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio. Pode ser de afirmação, dúvida, intensidade, lugar, modo, tempo e negação.

     .

    E) artigo.

    Errado.

    Artigo: é uma palavra que antepomos aos substantivos para dar aos seres um sentido determinado ou indeterminado. Dividem-se os artigos em definidos e indefinidos.

    Artigos definidos: determinam de forma precisa os substantivos. São eles: o, a, os, as.

    Artigos indefinidos: indeterminam os substantivos, caracterizando-os de forma vaga, imprecisa e generalizada, sem particularizar e individualizar pessoas, objetos ou lugares. São eles: um, uma, uns, umas.

     .

    Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

     .

    Gabarito: Letra A