SóProvas


ID
5028367
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      A história da irrigação se confunde, na maioria das vezes, com a história da agricultura e da prosperidade econômica de inúmeros povos. Muitas civilizações antigas se originaram assim, em regiões áridas, onde a produção só era possível com o uso da irrigação.

    

     O Brasil, dotado de grandes áreas agricultáveis localizadas em regiões úmidas, não se baseou, no passado, na irrigação, embora haja registro de que, já em 1589, os jesuítas praticavam a técnica na antiga Fazenda Santa Cruz, no estado do Rio de Janeiro. Também na região mais seca do Nordeste e nos estados de Minas Gerais e São Paulo, era utilizada em culturas de cana-de-açúcar, batatinha, pomares e hortas. Em cafezais, seu emprego iniciou-se na década de 50 do século passado, com a utilização da aspersão, que se mostrou particularmente interessante, especialmente nas terras roxas do estado de São Paulo.

    

    A irrigação, de caráter suplementar às chuvas, tem sido aplicada na região Centro-Oeste do país, especialmente em culturas perenes.

   

    Embora a região central do Brasil apresente boas médias anuais de precipitação pluviométrica, sua distribuição anual (concentrada no verão, sujeita a veranicos e escassa ou completamente ausente no inverno) permite, apenas, a prática de culturas anuais (arroz, milho, soja etc.), as quais podem se desenvolver no período chuvoso e encontrar no solo um suprimento adequado de água.

    

    Já as culturas mais perenes (como café, citrus, cana-de-açúcar e pastagem) atravessam, no período seco, fases de sensível deficiência de água, pela limitada capacidade de armazenamento no solo, o que interrompe o desenvolvimento vegetativo e acarreta colheitas menores ou nulas.

    

      A vantagem e a principal justificativa econômica da irrigação suplementar estão na garantia de safra, a despeito da incerteza das chuvas.

 

  Na região Nordeste, a irrigação foi introduzida pelo governo federal e aparece vinculada ao abastecimento de água no Semiárido e a planos de desenvolvimento do vale do São Francisco. Ali, a irrigação é vista como importante medida para amenizar os problemas advindos das secas periódicas, que acarretam sérias consequências econômicas e sociais.

    

    No contexto das estratégias nacionais de desenvolvimento, um programa de irrigação pode contribuir para o equacionamento de um amplo conjunto de problemas estruturais. Com relação à geração de empregos diretos, a agricultura irrigada nordestina é mais intensiva do que nas outras regiões do país. Na região semiárida, em especial no vale do São Francisco, a irrigação tem destacado papel a cumprir, como, aliás, já ocorre em importantes polos agroindustriais da região Nordeste.

    

     A irrigação constitui-se em uma das mais importantes tecnologias para o aumento da produtividade agrícola. Aliada a ela, uma série de práticas agronômicas deve ser devidamente considerada.


Internet:<www.codevasf.gov.br> (com adaptações). 

No que se refere aos aspectos linguísticos e às ideias do texto apresentado, julgue o item que se segue.


Sem prejuízo da correção gramatical e dos sentidos originais do texto, o vocábulo “onde”, no segundo período do primeiro parágrafo, poderia ser substituído pela expressão uma vez que.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Segundo Pestana, quando o pronome relativo "onde" inicia uma oração subordinada adjetiva, como é o caso da questão, o pronome exerce função de adjunto adverbial de LUGAR.

    Já a locução conjuntiva "uma vez que" inicia uma oração subordinada CAUSAL, ou seja, possui sentido de CAUSA.

    Portanto, a troca de "onde" por "uma vez que" compromete o sentido original do texto.

    Fonte: A Gramatica para Concursos - Fernando Pestana; p.831.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • ❌ERRADA❕❗

    (...) Muitas civilizações antigas se originaram assim, em regiões áridas, onde a produção só era possível...

    O onde retoma regiões áridas, sendo, pois, um pronome relativo . Assim a substituição por "uma vez que" acarretaria prejuízo no sentido por dar uma ideia de causa.

  • GABARITO - ERRADO

    Há problemas em relação ao sentido original.

    O vocábulo “onde” expressa a ideia de lugar. Já a locução “uma vez que”, causa. A troca proposta altera significativamente o sentido original.

  • Gabarito: ERRADO

    ONDE: equivale à "em que" e variações " na qual(s), no qual(s)".

    UMA VEZ QUE: Conjunção Subordinativa Causal (razão de um efeito), pode ser substituído por : Porque, que, porquanto, pois, como, pois que, dado que, visto que, visto como, já que, na medida em que, sendo que.

  • Compromete o sentido, mas a alteração de "ONDE" por "UMA VEZ QUE", não altera a correção gramatical ? *Alguém poderia tirar essa dúvida e explicar o motivo. ?

  • Gabarito: Errado

    Algumas observações a respeito do pronome relativo "Onde".

    a) É invariável.

    b) Aparece com antecedente locativo real ou virtual.

    c) Substituível por em que, no qual (variações).

    d) Pode ser antecedido, principalmente, pelas preposições a, de, por e para. Aglutina-se com a preposição a, tornando-se aonde, e com a preposição de, tornando-se donde.

    Vamos algumas questões do CESPE sobre o assunto:

    (CESPE - 2020 - SEFAZ-DF) Considerando os aspectos linguísticos do texto CG1A1-I, julgue o item a seguir.

    No trecho “os investidores reconhecem cada vez mais o impacto, para a sociedade, das empresas nas quais investem”, a substituição de “nas quais” por aonde prejudicaria a correção gramatical do texto.

    Gabarito: Certo

    (CESPE - 2019 - Prefeitura de São Cristóvão - SE) Com relação às propriedades gramaticais e à coerência do texto9A2-I, julgue os itens a seguir.

    Fragmento do texto: Em Toronto, Tóquio, Teerã ou Tel Aviv, será levado a hospitais parecidos, onde médicos com aventais brancos seguirão protocolos idênticos e farão exames idênticos para chegar a diagnósticos muito semelhantes.

    O termo “onde” retoma as cidades de Toronto, Tóquio, Teerã e Tel Aviv.

    Gabarito: Errado

    (CESPE - 2018 - SEFAZ-RF) Em relação aos sentidos e às estruturas linguísticas do texto 1A1-II, julgue os itens que se seguem.

    Fragmento do texto: Do total arrecadado com cada veículo, 50% vão para o governo estadual e os outros 50%, para o município no qual o veículo tiver sido emplacado.

    A correção e os sentidos do texto 1A1-II seriam preservados se o termo “no qual” fosse substituído por onde.

    Gabarito: Certo

    (CESPE - 2017 - SEDF) Julgue o item a seguir, que trata de aspectos gramaticais do texto CB2A6AAA.

    Fragmento do texto: Não têm conta entre nós os pedagogos da prosperidade que, apegando-se a certas soluções onde, na melhor hipótese, se abrigam verdades parciais, (...)

    Seriam preservados a correção gramatical e o sentido do texto caso o vocábulo “onde” fosse substituído por que.

    Gabarito: Errado

    (CESPE - 2015 - MPU) Julgue o item que se segue, a respeito das estruturas linguísticas do texto II.

    Fragmento do texto: (...) que é justamente na fase do inquérito policial que serão coletadas as informações e as provas que irão formar o convencimento do titular da ação penal, isto é, a opinio delicti.

    Haveria prejuízo à correção gramatical do texto, se o vocábulo “que” fosse substituído por onde.

    Gabarito: Certo

    (CESPE - 2014 - PF) Com relação às ideias e a aspectos gramaticais desse texto, julgue os itens de 6 a 10.

    Mantendo-se a coerência e a correção gramatical do texto, o trecho “em que se situam esses princípios fundamentais” poderia ser substituído por aonde se situam esses princípios fundamentais.

    Gabarito: Errado

    Eu poderia colocar mais de 20 questões a respeito do assunto, mas o QC limita o número de palavras. Espero ter ajudado com esses exercícios!

  • Não prejudicaria a correção gramatical, mas o sentido seria alterado.

  • ERRADO

    Muitas civilizações antigas se originaram assim, em regiões áridas, onde a produção só era possível com o uso da irrigação.

    •    ONDE: Demonstra o local em que se originaram. Aponta a característica local do lugar;
    • UMA VEZ QUE: Demonstraria uma causa. Se originaram lá uma vez que (porque) a produção...

    "A disciplina é a maior tutora que o sonhador pode ter, pois ela transforma o sonho em realidade."

  • ERRADO

    Em termos gramaticais, tudo ok, porém o sentido é alterado.

  • GAB:ERRADO

    ASSERTIVA

    Sem prejuízo da correção gramatical e dos sentidos originais do texto, o vocábulo “onde”, no segundo período do primeiro parágrafo, poderia ser substituído pela expressão uma vez que.

    O vocábulo “onde” expressa a ideia de lugar. Já a locução “uma vez que”, causa. A troca proposta altera significativamente o sentido original.

    Causais: introduzem uma oração que é causa da ocorrência da oração principal. São elas: porque, que, como (= porque, no início da frase), pois que, visto que, uma vez que, porquanto, já que, desde que, etc.

    Onde costuma ser utilizado como advérbio de lugar ou como pronome relativo. Essa palavra possui noção de lugar, mas sempre no sentido estático, permanente, isto é, sem movimento.

  • Mudou o sentido. Deixou de ser local e passou a ser causa.

  • O vocábulo “onde” expressa a ideia de lugar. Já a locução “uma vez que”, causa. A troca proposta altera significativamente o sentido original.

    Gabarito: ERRADO

  • ❌Errada

    Correção gramatical = OK.

    Sentido = Alterado, pois a oração passaria a ser SUBORDINADA ADVERBIAL CAUSAL.

    Obs: Na escrita original, a oração é SUBORDINADA ADJETIVA INTRODUZIDA PELO PRONOME RELATIVO ONDE, esse que faz referência a regiões áridas.

    Conjunções causais = pois, porque, visto que, como, uma vez que, na medida em que, porquanto, haja vista que, já que...

    Erros? Só avisar!! Bons estudos!!!!

  • Ta certo + ta errado aushdasudhasudasd

  • Onde: ideia de LOCAL

    Uma vez que: ideia de CAUSA

    Sinônimos de "ONDE" : (NÃO "AONDE",pois dá ideia de movimento)

    EM QUE,NA QUAL,NAS QUAIS

  • onde por ''em que''...

  • ONDE sempre poderá ser substituído por EM QUE, mas o EM QUE só poderá ser substituído por ONDE quando for ideia de lugar.

    • Dica: Onde = em que ||| Aonde = A que ||| Donde = de que
    • A casa onde moro (em que) ||| A casa aonde vou (a que) ||| A casa donde venho (de que

  • Promone Relativo "ONDE" é somente a Lugares -Gramatica Pablo Jamilk

  • 31651654 horas pra localizar períodos em parágrafos..saudades da numeração das linhas do texto e respectivas referências nos enunciados...

  • ERRADO.

    O vocábulo “onde” expressa a ideia de lugar.

    Já a locução “uma vez que”, causa.

  • Pessoal, cuidado!

    Onde = Lugar

    Uma vez que = Causa

  • GAB: E

    Ultimamente está despencando em provas:

    O relativo onde deve ser usado para indicar lugar.

    a) onde é empregado com verbos que não dão ideia de movimento. Pode ser usado sem antecedente.

    ONDE = Em que = No(a) qual + Nos(as) quais > Ação em ponto fixo.

    b) aonde ideia de movimento e equivale a para onde, sendo resultado da combinação da preposição a + onde.

    AONDE = A que = Ao qual + Aos quais + À qual + Às quais > Ação em que há deslocamento.

    (CESPE/16) A locução “uma vez que" (l.15) introduz, no período em que ocorre, ideia de causa. CORRETO.

    Conjunções Causais:

    introduzem uma oração que é causa da ocorrência da oração principal. São elas: porque, que, como (= porque, no início da frase), pois que, visto que, uma vez que, porquanto, já que, desde que.

  • GABARITO ERRADO.

    em regiões áridas, onde a produção só era possível com o uso da irrigação.

    ONDE É "PR" DE LUGAR QUE REMETE A REGIÕES ÁRIDAS, LOGO A SUA SUBSTITUIÇÃO CORRETA SERIA POR " EM QUE" ou "NOS QUAIS".

    ----------------------------------------------------------

    REDAÇÃO ORIGINAL

    Sem prejuízo da correção gramatical e dos sentidos originais do texto, o vocábulo “onde”, no segundo período do primeiro parágrafo, poderia ser substituído pela expressão uma vez que. ERRADA.

    UMA VEZ QUE É UMA CONJUNÇÃO ADVERBIAL DE CAUSA.

    ----------------------------------------------------------

    REDAÇÃO RETIFICADA.

    Sem prejuízo da correção gramatical e dos sentidos originais do texto, o vocábulo “onde”, no segundo período do primeiro parágrafo, poderia ser substituído pela expressão EM QUE/ NOS QUAISCERTO.

    ----------------------------------------------------------

    Trocas possíveis com o pronome relativo.

     

    > que: o qual, a qual (plural). 

    > a que: ao qual, à qual (plural).

    > ONDE: em queno qual, na qual (plural)

    > De que: do qual, da qual (plural).

    >Por que: pelo qual, pela qual (plural)

  • ONDE só pode substituir algo se for LUGAR.

  • O ''onde'' está fazendo referência a lugar, logo só poderá ser substituído por ''Em que''/ ''No qual''(e flexões).

  • Correção gramatical ok, mas o sentido muda.
  • Se a banca pedisse só a correção gramatical, a assertiva estaria correta, porém ela pergunta se muda o sentido e, de fato, mudou, passando de uma ideia de lugar (onde, que pode ser trocado por "em que"/"na qual") para uma ideia de causa (uma vez que).

  • Sem voltar ao texto, ONDE é lugar, "Uma vez que" sem saber o que é, sabe-se que nunca seria lugar. Agora por "em que" ficaria perfeita.

  • "Onde" também é muito usado como pronome relativo dando ideia de lugar físico, (seu antecedente tem que ser um lugar) ligando um termo ao outro ou uma oração à outra. Nesse caso, pode ser substituído pelos termos “em que”, “no qual”, “na qual” sem alteração de sentido. Mas muita atenção!! O "onde" sempre poderá ser substituído por "em que", mas o "em que" só poderá ser substituído por "onde" quando for ideia de lugar. 

    orações subordinadas Causais: introduzem uma oração que é causa da ocorrência da oração principal. São elas: porque, que, como (= porque, no inicio da frase), pois que, visto que, uma vez que, porquanto, já que, desde que, etc.

    Ele não fez a pesquisa porque não dispunha de meios.

  • "Onde" tem sentido de lugar no texto, enquanto "uma vez que" expressa causa.

  • Galera enfeita muito, pqp!

    qual dificuldade de simplificar e fazer o básico?

    Correção gramatical = OK!

    o ONDE só pode ser substituído por = Em que, No qual

    (não é nenhum desses dois marca a alternativa como errada e vai pra próxima!)

  • Estaria correta se fosse utilizado o vocábulo "CUJA".

  • ''Onde'' pode ser substituído por "cujo", mas cujo não pode ser substituído.

  • Prejudica o sentido original do texto ---> onde pode ser substituído por em que; é usado para fazer referência a lugar e é pronome relativo que retoma termo antecedente; uma vez que é conjunção subordinativa adverbial de causa.

  • pessoal .ONDE esta se referindo a lugar ,que nesse caso é em regiões áridas

    já o vocábulo uma vez que  indica uma causa.

    ou seja , nao tem nada haver trocar um pelo outro , são totalmente diferentes.

    a banca estava apenas querer te induzir ao erro.

  • GAB.:ERRADO

    outra questão parecida que achei por aq:

    (2020) A correção gramatical do texto seria mantida se o vocábulo “que” (segundo parágrafo), fosse substituído por onde.

    2º paragráfo: A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes — geográficos, econômicos e sociais — que, em toda a sua diversidade, também apresentam, em seu contexto, elementos comuns essenciais.

  • Tenho aprendido português com essas questões, os comentários com dicas são muito bons!

  • Nesse caso, a substituição para: uma vez que não acarretaria erro gramatical, contudo compromete o sentido do texto.

  • o "onde" na questão dá ideia de lugar.

  • Onde =lugar

    Uma vez que = Causa.

  • (Onde) Pronome relativo de lugar, deve ser usado para se referir "localidade"

  • Adoro os comentários, vale muito a pena. obg

  • O vocábulo “onde” expressa a ideia de lugar. Já a locução “uma vez que”, causa. A troca proposta altera significativamente o sentido original.

    fonte: sou mais alfacon.

  • GABARITO: ERRADO

  • ONDE = PRONOME RELATIVO

    UMA VEZ QUE (VERBO NO MODO INDICATIVO) = CAUSAL

    Portanto, não cabe essa substituição.

  • Curiosidade: vocês decoram mesmo as funções de cada termo de português? Porque eu acerto só pela lógica e tô preocupado se eu deveria decorar tudo ou não

  • Concordo com os comentarios, mas optei pelo errado!!!!! incrivel!

  • Só pode substituir o ONDE: por EM...EM QUE, NA QUAL E NAS QUAIS.

  • ONDE se refere a lugar

    UMA VEZ QUE - CAUSA-EFEITO

  • A palavra "onde" faz referência a algum lugar especifico. "Uma vez que" é uma conjunção causal, ou seja, causa e efeito.

  • Onde - oração subordinada adjetiva explicativa

    Uma vez que - introduziria uma oração subordinada adverbial causal

  • nem fui ao texto
  • GAB: E

    Ultimamente está despencando em provas:

    O relativo onde deve ser usado para indicar lugar.

    a) onde é empregado com verbos que não dão ideia de movimento. Pode ser usado sem antecedente.

    ONDE = Em que = No(a) qual + Nos(as) quais > Ação em ponto fixo.

    b) aonde ideia de movimento e equivale a para onde, sendo resultado da combinação da preposição a + onde.

    AONDE = A que = Ao qual + Aos quais + À qual + Às quais > Ação em que há deslocamento.

    (CESPE/16) A locução “uma vez que" (l.15) introduz, no período em que ocorre, ideia de causa. CORRETO.

    Conjunções Causais:

    introduzem uma oração que é causa da ocorrência da oração principal. São elas: porque, que, como (= porque, no início da frase), pois que, visto que, uma vez que, porquanto, já que, desde que.

  • Onde é somente usado para LUGAR fixo

    assim como Aonde lugar em movimento

  • Questão 110% ERRADA!

    Onde - Indica LUGAR.

    Uma vez que - Indica CAUSA.

  • GABARITO: ERRADO

    O vocábulo “onde” expressa a ideia de lugar. Já a locução “uma vez que”, causa. A troca proposta altera significativamente o sentido original.

     Bons Estudos!

  • onde pode ser em que

  • ONDE > Adj. adverbial de lugar

    • Só faz referência a lugares;
    • Pode ser substituído por: em que(no/na qual, nos/nas quais)

    Exemplo: A quadra onde(em que/na qual) moro é calma.

    :)

  • ...em regiões áridas, onde = Pronome Relativo - LUGAR

    uma vez que = Locução Conjuntiva - CAUSA

  • De fato, o sentido será mudado pelo motivo de troca de referente. Mas a correção gramatical seria mantida.

    "Muitas civilizações antigas se originaram assim, em regiões áridas, uma vez que a produção só era possível com o uso da irrigação." >> passaria a se referir à "Muitas civilizações antigas se originaram assim"

  • Em que "lugar"> substitui por "onde".

    Em que "causa"> substitui por "uma vez que".

  • Onde transmite ideia de LUGAR

    Uma vez que é ideia de CAUSA

    Sendo assim, muda o sentido da frase .

    Gab: ERRADO

  • Algumas substituições:

    Que: O qual, A qual

    A que: Ao qual, À qual

    Em que: No qual, Na qual, Onde

    De que: Do qual, Da qual

  • QUESTÃO: Sem prejuízo da correção gramatical e dos sentidos originais do texto, o vocábulo “onde”, no segundo período do primeiro parágrafo, poderia ser substituído pela expressão uma vez que. ERRADA.

    TEXTO:  1º PERÍODO A história da irrigação se confunde, na maioria das vezes, com a história da agricultura e da prosperidade econômica de inúmeros povos. 2º PERÍODO Muitas civilizações antigas se originaram assim, em regiões áridas, onde a produção só era possível com o uso da irrigação.

    ONDE quando unir orações é classificada como pronome relativo, como também, retoma ao termo anterior sem que precise se repetido pela mesma palavra.

    ONDE é usado para lugares (geográficos), portanto a questão está errada, pois esse onde está retomando as regiões áridas, por isso não pode ser substituída pela locução conjuntiva de causa (uma vez que).

    Bons Estudos!

  • GAB. ERRADO

    SE USA ONDE quando retomar lugar por EM QUE ou NA QUAL.

    ONDE = Em que / Na qual.

  • Onde: Pronome Relativo + refere se a lugar

    Uma vez que: Conjunção Causal + Causa

    Gabarito: errado