SóProvas


ID
5028370
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      A história da irrigação se confunde, na maioria das vezes, com a história da agricultura e da prosperidade econômica de inúmeros povos. Muitas civilizações antigas se originaram assim, em regiões áridas, onde a produção só era possível com o uso da irrigação.

    

     O Brasil, dotado de grandes áreas agricultáveis localizadas em regiões úmidas, não se baseou, no passado, na irrigação, embora haja registro de que, já em 1589, os jesuítas praticavam a técnica na antiga Fazenda Santa Cruz, no estado do Rio de Janeiro. Também na região mais seca do Nordeste e nos estados de Minas Gerais e São Paulo, era utilizada em culturas de cana-de-açúcar, batatinha, pomares e hortas. Em cafezais, seu emprego iniciou-se na década de 50 do século passado, com a utilização da aspersão, que se mostrou particularmente interessante, especialmente nas terras roxas do estado de São Paulo.

    

    A irrigação, de caráter suplementar às chuvas, tem sido aplicada na região Centro-Oeste do país, especialmente em culturas perenes.

   

    Embora a região central do Brasil apresente boas médias anuais de precipitação pluviométrica, sua distribuição anual (concentrada no verão, sujeita a veranicos e escassa ou completamente ausente no inverno) permite, apenas, a prática de culturas anuais (arroz, milho, soja etc.), as quais podem se desenvolver no período chuvoso e encontrar no solo um suprimento adequado de água.

    

    Já as culturas mais perenes (como café, citrus, cana-de-açúcar e pastagem) atravessam, no período seco, fases de sensível deficiência de água, pela limitada capacidade de armazenamento no solo, o que interrompe o desenvolvimento vegetativo e acarreta colheitas menores ou nulas.

    

      A vantagem e a principal justificativa econômica da irrigação suplementar estão na garantia de safra, a despeito da incerteza das chuvas.

 

  Na região Nordeste, a irrigação foi introduzida pelo governo federal e aparece vinculada ao abastecimento de água no Semiárido e a planos de desenvolvimento do vale do São Francisco. Ali, a irrigação é vista como importante medida para amenizar os problemas advindos das secas periódicas, que acarretam sérias consequências econômicas e sociais.

    

    No contexto das estratégias nacionais de desenvolvimento, um programa de irrigação pode contribuir para o equacionamento de um amplo conjunto de problemas estruturais. Com relação à geração de empregos diretos, a agricultura irrigada nordestina é mais intensiva do que nas outras regiões do país. Na região semiárida, em especial no vale do São Francisco, a irrigação tem destacado papel a cumprir, como, aliás, já ocorre em importantes polos agroindustriais da região Nordeste.

    

     A irrigação constitui-se em uma das mais importantes tecnologias para o aumento da produtividade agrícola. Aliada a ela, uma série de práticas agronômicas deve ser devidamente considerada.


Internet:<www.codevasf.gov.br> (com adaptações). 

No que se refere aos aspectos linguísticos e às ideias do texto apresentado, julgue o item que se segue.


No primeiro período segundo parágrafo, o trecho “embora haja” poderia ser substituída por apesar de existir sem prejuízo da correção gramatical e dos sentidos originais do texto.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Conjunções Concessivas [principais]

    • Embora
    • Ainda que
    • Apesar de
    • Se bem que
    • Mesmo que
    • Por mais que
    • Posto que
    • Conquanto [CESPE também gosta de utilizar]

    Portanto, é perfeitamente correta a troca de "embora haja " por "apesar de existir".

    As questões se repetem até em português, vejam:

    Ano: 2020 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Ministério da Economia Provas: CESPE / CEBRASPE - 2020 - Ministério da Economia - Tecnologia da Informação - Segurança da Informação e Proteção de Dados 

    No quarto período do texto, a substituição de “embora desperte” por apesar de despertar manteria a correção gramatical e o sentido original do texto. Resp.: C

    Quarto período: "Essa quebra de rumo com relação a centenas de anos de pensamento científico já é suficientemente chocante, mas há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • ✔CORRETA.

    • Embora >> Conjunção concessiva;
    • Apesar de >> Conjunção concessiva;

  • GABARITO - CERTO

    No trecho “embora haja registro…”, o termo “registro” atua como objeto direto e “embora” é um conector de concessão.

    Já em “apesar de existir registro”, o termo “registro” atua como sujeito e “apesar de” é uma locução conjuntiva concessiva.

    Ref : Professor José Maria.

  • GAB CORRETO

    Observa-se

    • Duas conjunções concessivas = Embora: Conjunção concessiva / Apesar de: Conjunção concessiva;
    • E um verbo haver no sentido de existir.

    O verbo haver, quando utilizado com sentido de existir, é um verbo impessoal. Isso significa que não tem sujeito, sendo conjugado apenas na 3.ª pessoa do singular.

  • CERTA

    São equivalentes semanticamente , porém o verbo deverá sofrer alteração:

    Embora + verbo no subjuntivo

    Apesar de + verbo no infinitivo

    Embora corresse muito, perdeu o ônibus. = Apesar de correr muito, perdeu o ônibus.

  • CORRETO

    Ocorreu apenas a permuta entre conjunções concessivas.

  • A troca do verbo Haver por Existir me fez errar a questão

  • Concessiva:(ideia contrária à da principal,) ,Embora haja, ainda que, conquanto, dado que, posto que, em que, quando mesmo, mesmo que, por menos que, por pouco que, apesar de que

  • GAB:CERTO

    Assertiva:

    No primeiro período segundo parágrafo, o trecho “embora haja” poderia ser substituída por apesar de existir sem prejuízo da correção gramatical e dos sentidos originais do texto.

    ...,embora haja registro de que, já em 1589, os jesuítas praticavam a técnica na antiga Fazenda Santa Cruz

    ...,apesar de existir registro de que, já em 1589, os jesuítas praticavam a técnica na antiga Fazenda Santa Cruz

    Concessivas: introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto,

  • Entendi que a correção gramatical é mantida, mas vejamos... o sentido permanece?

    ...,embora haja registro de que... -> verbo haver no sentido de existir é impessoal, logo registro é OD.

    ...,apesar de existir registro de que... -> já com o verbo existir o termo registro é sujeito.

    Isso não altera o sentido? se alguém tiver algo a acrescentar, agradeço :)

  • O verbo haver quando faz papel de Existir não é impessoal?

  • Transcrevo o comentário da Colega, visto que isso também me fez errar. Todos sabemos que o verbo Haver com o sentido de Existir é impessoal, logo, ele não possui sujeitos e sim Objeto Direto.

    (...) embora haja registro de que (...) Haja o que ? Registro, ou seja, isso é OD

    Beleza, entendi que a troca da Conjunção (Embora) pela locução conjuntiva (Apesar de) mantém o sentido de Concessividade, além da correção gramatical manter-se correta, porém, com a substituição do Haver por Existir, que é Pessoal, não ocorria uma troca de sentido ? Visto que o que era Objeto Direto tornou-se sujeito

    (...) apesar de existir registro de que (...) Existir o que ? Registro, ou seja, Sujeito, visto que esse verbo é pessoal.

    Alguém por gentiliza poderia explicar tanto a mim como a colega ? Talvez eu esteja viajando e achei cabelo em ovo, mas por favor, peço a ajuda de vocês :)

    Cara, vocês só estão copiando a mesma coisa, que Embora e apesar de é concessiva, ok, isso todo mundo sabe, mas ninguém se atentou ao fato de que Haver é Impessoal e Existir é Pessoal ?

  • Eu acho o seguinte.............................

    "embora haja registro de que, já em 1589, os jesuítas praticavam a técnica na antiga Fazenda Santa Cruz" É UM ADJUNTO ADVERBIAL DE LONGUÍSSIMA EXTENSÃO.

    Se retirarmos os termos interferentes da oração inteira, ficaria assim:

    "O Brasil não se baseou na irrigação, embora haja registro de que os jesuítas praticavam a técnica na antiga Fazenda Santo Cruz.

    Se for assim, não tem como você tentar achar sujeito ou complemento em um adjunto adverbial. A questão só quis saber sobre o valor semântico das conjunções.

    EMBORA - Concessivo

    APESAR DE - Concessivo.

  • De fato! No trecho “embora haja registro…”, o termo “registro” atua como objeto direto e “embora” é um conector de concessão.

    Já em “apesar de existir registro”, o termo “registro” atua como sujeito e “apesar de” é uma locução conjuntiva concessiva.

    Gabarito: CERTO

  • ✅ Correta

    Coerência = OK.

    Correção gramatical = OK.

    Sentido = OK

    Ambas as conjunções são SUBORDINADAS CONCESSIVAS. Ex: Embora, conquanto, não obstante, ainda que, mesmo que, se bem que, posto que, por mais que, por piro que, apesar de que, a despeito de, malgrado, em que pese que...

    Fonte: Tabela de conectivos do Prof: Elias Santana, Gran Cursos. BONS ESTUDOS!!!

    Pessoal, estou disponibilizando meu resumo de AFO, especificamente dentro da LRF, a partir do dia 16/02. Quem tiver interesse é só falar comigo no PV.

  • Galera, vocês identificaram erro de concordância no enunciado da questão?

    No primeiro período segundo parágrafo, o trecho “embora haja” poderia ser substituída (o que poderia ser substituído = "o trecho") por apesar de existir sem prejuízo da correção gramatical e dos sentidos originais do texto.

    Agradeço a ajuda de vocês.

  • Concessiva: embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que, apesar de que, nem que,em que, que, a despeito de ....

  • por mais que tenha preservado o sentido de concessão houve uma mudança de termo.

    Sabemos que o verbo Haver é impessoal, quando é mudado para o verbo Existir passa a ter um sujeito.

    "embora haja registro de que" Objeto direito

    "apesar de existir registro" Sujeito

  • Ambas são conjunções adversativas concessivas e são cabíveis no período do texto.

    GAB: CERTO

  • Questão do Cespe eu sempre tento prestar mais atenção kkk

  • CONCESSIVAS: MESMO QUE, AINDA QUE, EMBORA, APESAR DE, CONQUANTO, POR MAIS QUE, POSTO QUE, SE BEM QUE, NÃO OBSTANTE E ASSIM QUE.

  • Pra quem não lembrar que são conjunções concessivas é só colocar em uma frase mais simples.

    Exemplo:

    Embora você vá, eu gostaria que ficasse.

    Apesar de você ter que ir, eu gostaria que ficasse.

  • CONJUNÇÕES CONCENSSIVAS EMBORA,APESAR DE,AINDA QUE, SE BEM QUE...

    VERBO HAVER(HAJA) COM SENTIDO DE EXISTIR....

  • CERTO.

    No trecho “embora haja registro…”, o termo “registro” atua como objeto direto e “embora” é um conector de concessão.

    Já em “apesar de existir registro”, o termo “registro” atua como sujeito e “apesar de” é uma locução conjuntiva concessiva.

    Fonte: direção concursos

  • Certa

    sobre o assunto:

    Prova: VUNESP - 2018 - PC-SP - Escrivão de Polícia Civil

    Assinale a alternativa que reescreve o trecho destacado na passagem – Apesar dos sinais de recuperação da economia, o número de brasileiros endividados chegou a 61,7 milhões em fevereiro passado... –, em consonância com a norma-padrão de concordância e preservando o sentido que a conjunção que o inicia imprime no contexto.

    R: Embora haja sinais de recuperação da economia...

    Prova: CCV-UFC - 2017 - UFC - Auxiliar em Administração

    Assinale a alternativa em que a frase “embora haja um ceticismo evidente acerca de suas afirmações...” (linha 13) está reescrita conforme a norma padrão.

    R: Ainda que existam pessoas céticas sobre suas afirmações...

    - Com relação ao sentido e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue o item subsequente.

    A conjunção “Embora”, em “Embora o Leste Asiático tenha se mantido independente” (L.13), poderia ser corretamente substituída por Apesar de, feitas as devidas alterações na forma verbal “tenha”. CERTA

  • é uma receitinha de todas as bancas, trocar conjunções e vê se o tempo verbal não altera.

  • Gabarito: Certo

    Orações Subordinada Adverbial

    Concessiva:Embora, ainda que, apesar de que, conquanto.

  • Certo. Mais uma vez a banca querendo pregar uma peça !

  • Mas a correção gramatical não se manteve por causa dos verbos haver e existir. Aguardando o gab definitivo.

  • Duas coisas a considerar nessa questão:

    1) Não alteração de sentido entre as orações, sendo ambas concessivas.

    2) Flexão do verbo existir, que não foi exigida.

  • Várias explicações iguais só pra receber curtidas... Vai entender!

  • orações subordinadas Concessivas: introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, a despeito de, etc.

     Embora fosse tarde, fomos visitá-lo.

    O verbo haver fica na 3°pessoa do singular, quanto à predicação, ele é transitivo direto. O elemento que parece ser sujeito, na verdade é objeto direto. Em locução verbal, cujo verbo principal seja o "haver", significando "existir" ou "acontecer" ou "ocorrer" ou indicando tempo decorrido, o verbo auxiliar também ficará na 3° pessoa do singular.

     Só para complementar e lembrá-los: 

    • Verbo EXISTIR:
    • Tem sujeito 
    • Não tem complemento (intransitivo)

    1. verbo HAVER:
    2. Não tem sujeito (verbo impessoal)
    3. Tem complemento.

    O verbo "Haver" ou sua forma "Há" quando forem auxiliares de verbos que virá no infinitivo ou particípio, precedidos ou não de preposição, ele será pessoal.

    Ex:

    • Eles haviam chegado cedo.
    • Eles tinham chegado cedo.

    Além disso, como verbo pessoal (com sujeito), pode assumir o sentido de “obter”, “considerar”, “lidar”, ainda que esses usos sejam menos recorrentes:

    1. Houveram (= “obter”) do juiz a comutação da pena (sujeito: “comutação da pena”).
    2. Nós o havemos (= “considerar”) por honesto. (sujeito: “nós”)
    3. Os alunos houveram-se (= “lidar”) muito bem nos exames. (sujeito: “os alunos”)

    ✨O verbo “haver”, portanto, precisa ser usado com atenção (especialmente, quando ele é impessoal), para evitar erros gramaticais

  • AS PRINCIPAIS CONJUNÇÕES CONCESSIVAS COBRADAS PELO CESPE.

    • Por mais que
    • por menos que
    • apesar de que
    • embora
    • conquanto
    • mesmo que
    • ainda que
    • se bem que.

  • GAB C

    Ambas são concessivas.

    Embora + verbo no modo subjuntivo

    Apesar de + verbo no modo infinitivo.

    O Haja é uma forma verbal do verbo haver, que é usado maioritariamente com sentido de existir ou ter.

  • “embora haja registro…”, o termo “registro” atua como objeto direto

    Já em “apesar de existir registro”, o termo “registro” atua como sujeito

    Pensei que isso iria alterar a correção gramatical! :(

    Mais alguém errou por pensar dessa maneira ?

  • Cespe adora o verbo HAVER, ESTUDEM ESSE MALDITO...

  • A questão requer conhecimento acerca dos valores semânticos das conjunções e preposições.

    O trecho “embora haja", no primeiro período do segundo parágrafo, poderia ser substituído, sem prejudicar o sentido original e a correção gramatical, pelo trecho “apesar de", visto que a conjunção subordinativa adverbial concessiva embora tem o mesmo valor semântico da locução prepositiva apesar de.

    Observação: grupo de palavras que termina com preposição é classificada como locução prepositiva. Isso é uma dica para não confundir com locução conjuntiva, esta termina com a palavra “que".


    Exemplos: a fim de (termina com a preposição “de", logo é locução prepositiva); a fim de que (termina com a palavra “que", logo é locução conjuntiva).


    A oração subordinada adverbial concessiva (desenvolvida ou reduzida) exprime um fato contrário ao da oração principal, mas não suficiente para anulá-lo ou impedi-lo. Lembrando que esse tipo de oração pode ser introduzido por uma conjunção concessiva ou preposição com valor concessivo.

    A substituição do verbo haver em “embora haja" por existir em “apesar de existir" é válida porque o verbo haver está no sentido de existir.


    O verbo haver, no sentido de existir, acontecer, ocorrer ou indicando tempo passado, é impessoal, ou seja, oração sem sujeito e, nesse caso, só deve se flexionar na 3ª pessoa do singular. Já os verbos existir, acontecer ou ocorrer são pessoais.

    A substituição ficaria assim: “apesar de existir registro", o verbo deve permanecer no singular porque seu sujeito é “registro".


    Gabarito da professora: CERTO.

  • Explicação simples e prática:

    No primeiro período segundo parágrafo, o trecho “embora haja” poderia ser substituída por apesar de existir sem prejuízo da correção gramatical e dos sentidos originais do texto.

    Certo

    embora haja

    apesar de existir

    São conjunções concessivas= Exprimem ideia de contrariedade

    Brasil, dotado de grandes áreas agricultáveis localizadas em regiões úmidas, não se baseou, no passado, na irrigação, embora haja registro de que, já em 1589, os jesuítas praticavam a técnica na antiga Fazenda Santa Cruz, no estado do Rio de Janeiro.

    Percebe- se a ideia de contrariedade do que foi dito pelo autor na primeira ideia do texto, exposto na segunda ideia do texto.

  • Ambas concessivas !!

  • Agora se fosse uma palavra no plural (Ex: Registros), estaria errada. Verbo haver no sentido de existir é invariável. Já o verbo existir, não!!!

  • Para este tipo de questão, quando mais vc estuda, mais errará, - temos que pegar o "felling" da questão... o examinador quis saber se vc, além de compreender acerca dos conectivos (concessão, adição, etc), sabe olhar tempo verbal : impessoalidade do verbo Haver e a flexão do "existir". Só isso... é complicado porque, na minha opnião, o sentido muda quando se passa OD para Sujeito, embora eu tenha errado por não realizar bem a análise sintática da frase. Registro(singular) não há problema trocar, pois não prejudica a concordância. PF TÔ CHEGANDO, BEBÊ!

  • CUIDADO

    Conjunções concessivas devem estar no SUBJUNTIVO.

    Inclusive o "APESAR DE QUE"... Agora Advinha o único diferente? APESAR DE, esse deve ficar no INFINITIVO, portanto, questão correta.

  • Questão pra deixar em branco.

  • Conjunções concessivas pedem verbo no subjuntivo

    Mas o "apesar de" não é conjunção, é locução prepositiva então não precisa estar no subjuntivo

  • Essa Questão é fácil, esse questão cai no Sujeito, "Embora HAJA" está substituindo o Existir, porque o Haja está, nesse caso, como Existir. "Embora Exista" então: "Apesar de Existir" Não muda o sentido do texto."

  • EMBORA e APESAR DE são concessivas...

    lembrando que HAJA e EXISTIR estão no modo SUBJUNTIVO o qual exprimem hipótese, além disso, o verbo HAVER no sentido de existir pode ser trocado pelo verbo EXISTIR.

    Que eu HAJA (presente do subjuntivo)

    Quando eu EXISTIR (futuro do subjuntivo)

  • Essa questão da pra resolver pelo resto da frase:

    Calma eu explico... O restante da frase temos certeza de que pode ser trocado por se tratar de uma certeza não uma hipótese! Muitas questões do cespe principalmente de português devemos sempre olha pra oração toda não só pra um trecho.

  • De fato! No trecho “embora haja registro…”, o termo “registro” atua como objeto direto e “embora” é um conector de concessão.

    Já em “apesar de existir registro”, o termo “registro” atua como sujeito e “apesar de” é uma locução conjuntiva concessiva.

  • GABARITO: CERTO

  • O que acabou comigo foi a mudança do modo verba... "Haja" está no modo subjuntivo... Existir está no modo infinitivo impessoal. Não há mudança de sentido nesse caso? A permuta das conjunções é plenamente possível.

    Sei que o subjuntivo pode ser permutado pelo pretérito imperfeito, sem mudança de sentido.

    Exemplo: ERA por SERIA.

  • DICA:  Para verificar o sentido, troca-se uma conjunção por outra de valor equivalente. Para fixar:

    CONJUNÇÕES COORDENATIVAS 5

    1ADVERSATIVAS

    CO-TO-NO-ENTRE-PO-MA

    1. *CONTUDO
    2. TODAVIA,
    3. *NO ENTANTO
    4. **ENTRETANTO,
    5. **PORÉM,
    6. *MAS,

    2ADITIVOS

      *COMO TAMBÉM,

    **E,

    NEM

     NEM...NEM,

    *NÃO SÓ

    MAS TAMBÉM,

    TAMPOUCO,

    TANTO...QUANTO

    3ALTERNATIVOS

     OU,

    OU...OU,

    ORA...ORA,

     JÁ...JÁ,

    QUER...QUER,

     SEJA...SEJA

     4CONCLUSIVAS

    LOGO,

    POIS,

    POR ISSO,

    **PORTANTO,

    *POR CONSEGUINTE,

    *ASSIM

    EM VISTA DISSO

    ENTÃO...

    EXPLICATIVOS

    QUE,

    *POIS,

    *PORQUE,

    *PORQUANTO

    *CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS ADVERBIAIS

    CONCESSIVOS:  

    1. *APESAR DE,
    2. EM QUE PESE.
    3. A DESPEITO DE,
    4. **CONQUANTO,
    5. *EMBORA,
    6. SE BEM QUE,
    7. *AINDA QUE,
    8. NÃO OBSTANTE,
    9. MALGRADO,
    10. *MESMO QUE,
    11. POR PIOR QUE,
    12. POR MAIS QUE,
    13. POSTO QUE,

    CAUSAIS

    *POIS,

    PORQUE,

    PORQUANTO,

    *VISTO QUE,

    *COMO,

    *UMA VEZ QUE,

    *NA MEDIDA EM QUE,

    HAJA VISTA QUE,

    *JÁ QUE

    CONFORMATIVAS

    *SEGUNDO,

    *CONFORME,

    CONSOANTE...

    DA MESMA MANEIRA QUE,

     ASSIM COMO,

    COM QUE.

    CONSECUTIVOS (CONSEQUÊNCIA)

    TÃO...+QUE,

    TAMANHO...+QUE,

    TANTO...+QUE,

    TAL...+QUE,

    *DE MODO QUE,

    DE MANEIRA QUE

     TANTO QUE,

    DE SORTE QUE,

    SEM QUE.

    COMPARATIVOS

    *COMO,

    MAIS...(DO) QUE,

    MENOS...(DO) QUE,

    TÃO...COMO,

    TAL...COMO,

    TANTO...QUANTO,

    TÃO...QUANTO,

    *ASSIM COMO

    CONDICIONAIS

     *SE,

    SEM QUE,

    SE NÃO,

    A NÃO SER QUE,

    A MENOS QUE,

    *CONTANTO QUE,

    CASO,

    SALVO SE,

    *DESDE QUE

    EXCETO SE,

    PROPORCIONAIS

    *À PROPORÇÃO QUE;

    *À MEDIDA QUE;

    *AO PASSO QUE;

    **QUANTO MAIS/MENOS/MAIOR/MELHOR/PIOR...

    (TANTO → FACULTATIVO)

    MAIS/MENOS/MAIOR/MELHOR/PIOR

    FINAIS

     *PARA,

    **PARA QUE,

    *PORQUE

    A FIM DE QUE,

    DE MODO QUE,

    DE FORMA QUE,

    DE SORTE QUE,

    TEMPORAIS:

    QUANDO,

    ENQUANTO,

    EIS QUE

    ASSIM QUE,

    ATÉ QUE,

     LOGO QUE,

    MAL,

    DESDE QUE,

    DEPOIS QUE,

     

  • A expressão “Ainda que” (ℓ.36) poderia ser substituída por Embora, sem alteração dos sentidos e da correção gramatical do texto.

    VERBO NO SUBJUNTIVO = EMBORA FOSSE   Concessão:    CONQUANTO, malgrado, em que se pese, , apesar de queMESMO QUE,     MESMO ASSIM, APESAR DE, AINDA QUEPOSTO QUE, A DESPEITO,   POR MAIS QUE,   se bem que, em que pese = apesar de, sem embargo de, a despeito de, não obstante, MESMO ASSIM, APESAR DISSO

     

     

  • Quando comecei estudar, só queria cargo federal, top !

    Depois, foi vindo as reprovações, ai achei melhor um que pague bem, nível médio.

    Ai veio a pandemia, e já estou aceitando até concurso para o IBGE, ops ! não vai ter esse ano. rsrsrsrsrsrs

    Mas, entretendo, todavia, não, não, não, desisto. Vou vencer na insistência.

    Um dia a banca, vai me convidar para ser aprovado. rsrsrsrsrs

  • Minha contribuição.

    Conjunções / locuções conjuntivas subordinativas adverbiais concessivas: embora, ainda que, mesmo que, por mais que, apesar de que, posto que, conquanto etc.

    Ex.: Embora gritasse, não me ouviam.

    Ex.: Apesar de gritar, não me ouviam.

    Abraço!!!

  • GAB C simplificando

    Conjunções subordinativas concessivas: Embora = apesar de

    Singular: haja=existir

  • CORRETO! AMBAS SÃO CONCESSIVAS, VEJA:

    embora;

    conquanto;

    ainda que;

    apesar de;

    posto que;

    mesmo que;

    em que pese.

  • GABARITO: CERTO

    TEXTO: “embora haja registro…”, o termo “registro” atua como objeto direto e “embora” é um conector de concessão.

    Já em “apesar de existir registro”, o termo “registro” atua como sujeito e “apesar de” é uma locução conjuntiva concessiva.

    Bons Estudos!

  • Questão interessante, pois envolve conjunção e a concordância do verbo Haver.

  • Embora haja: Vários aspectos....

    Apesar de existir: Vários aspectos.

    OBS: Se estivesse assim: apesar de existirem... estaria errada.

  • certo ✓ trocou uma conjunção concessiva por outra concessiva. e o verbo haver está no sentido de existir.
    • A Conjunção Subordinativa Adverbial Concessiva embora tem o mesmo valor semântico da Locução Prepositiva apesar de - exprime um fato contrário, mas não suficiente para anulá-lo ou impedi-lo.
    • A substituição do verbo haver é válida porque está no sentido de existir.
    • Permanece no singular porque seu sujeito é registro.
  • fiquem ligados, se o termo "registro" estivesse no plural, o correto seria "apesar de existirem", já que o emprego do verbo haver na ocorrência é impessoal, ou seja, não se flexiona para concordar com o sujeito.

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Se você esta todo desorganizado nos seus estudos e perdido, sem saber oque fazer posso te indicar uma solução que desde quando comecei a usar mudou meu game no mundo dos concursos. É a Planilha do Aprovado, que é totalmente automatizada para organizar sua rotina de estudos revisões, grade horaria, tempo liquido de estudos e muito mais. Ela é totalmente intuitiva e de fácil execução não exigindo conhecimentos avançados sobre excel. Uma ferramenta dessa natureza otimiza muito o seu tempo e qualidade de aprendizado, pois controla e exibe toda sua evolução com o passar do tempo ajudando a se organizar melhor e dar ênfase nos seus pontos fracos colaborando para sua aprovação. Para quem tiver interesse é só acessar o link abaixo.

    Link do site: https://go.hotmart.com/H63735566R

  • A questão requer conhecimento acerca dos valores semânticos das conjunções e preposições.

    O trecho “embora haja", no primeiro período do segundo parágrafo, poderia ser substituído, sem prejudicar o sentido original e a correção gramatical, pelo trecho “apesar de", visto que a conjunção subordinativa adverbial concessiva embora tem o mesmo valor semântico da locução prepositiva apesar de.

    Autor: Elizabeth da Silva, Professora de Língua Portuguesa e Pós-Graduada em Língua Portuguesa., de Português

    Bons Estudos!

  • Pra quem fica com dúvida sobre EXISTIR E HAVER, fica a DICA:

    1. Haver - verbo IMpessoal -> logo NÃO tem PESSOA praticando a ação, e como verbo concorda c/ sujeito, então não se conjuga.
    2. Existir - Verbo Intransitivo -> tem sujeito, não tem complementos. Então se conjuga
  • -

    Conjunções Concessivas [principais]

    • Embora
    • Ainda que
    • Apesar de
    • Se bem que
    • Mesmo que
    • Por mais que
    • Posto que
    • Conquanto [CESPE também gosta de utilizar]

    Portanto, é perfeitamente correta a troca de "embora haja " por "apesar de existir".

    As questões se repetem até em português, vejam:

    Ano: 2020 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Ministério da Economia Provas: CESPE / CEBRASPE - 2020 - Ministério da Economia - Tecnologia da Informação - Segurança da Informação e Proteção de Dados 

    No quarto período do texto, a substituição de “embora desperte” por apesar de despertar manteria a correção gramatical e o sentido original do texto. Resp.: C

    Quarto período: "Essa quebra de rumo com relação a centenas de anos de pensamento científico já é suficientemente chocante, mas há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção.

  • O verbo haver está no sentido de existir.

    Apesar de é uma conjunção subordinativa concessiva, como EMBORA.

    Portanto, não há prejuízo gramatical, nem para os sentidos do texto.

  • GAB. CERTO

    Concessivas: Embora, ainda que, apesar de que, mesmo que, posto que, conquanto.