SóProvas


ID
5039596
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Ouricuri - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o excerto abaixo:

Ao entrar naquela livraria ele se deparou com a tão esperada obra. Ao perceber os poucos exemplares disponíveis, ele não se conteve: comprou o livro e o leu ali mesmo.

Os termos em destaque, apesar de idênticos, têm funções sintáticas distintas e pertencem a diferentes classes de palavras. Assinale a alternativa que permite classificar corretamente a qual classe de palavras os termos em destaque pertencem, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Primeiro "o" artigo, segundo "o" pronome oblíquo átono, que retoma o termo "livro".

  • GAB: B

    O artigo não gera muitas dúvidas, acredito que a maioria ficou na dúvida quanto ao segundo "O";

    Os pronomes pessoais do caso oblíquo, seu significado corresponde ao equivalente de objeto de um verbo ou complemento. 

    Além disso, para cada pronome reto, existe um oblíquo. Olha só:

    • Eu → mim, me, comigo
    • Tu → te, ti, contigo
    • Ele → se, o, a, lhe, si, consigo
    • Nós → nos, conosco
    • Vós → vos, convosco
    • Eles → si, os, as, lhes, se, consigo

    O segundo "o" exerce a função sintática de complemento do verbo ler (quem lê, lê alguma coisa), no caso atua como Objeto Direito.

    Dessa forma, sua classe gramatical passa a ser um Pronome.

    Qualquer erro me avisem,

    Não tá facil pra ngm !!

    FOCOO !!

  • GAB B

    Bizu do "o"

    Antes de substantivo ----> Artigo;

    Retoma termo anterior---> Pronome.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Casos interessantes para você estudar!

    • O aluno chegou = Artigo definido;
    • Encontrei-o na festa= Pronome pessoal do caso oblíquo;
    • Quero o que você procura= Pronome demonstrativo; (Antes do "que" pode troca-lo por "aquele(s)"
  • *comprou o livro (quem compra compra a alguma coisa logo esse o é artigo e acompanha substantivo livro) *o leu ali mesmo(leu -lhe ali mesmo..note a presença do pronome) Deus abençoe!! GAB: LETRA B

  • A questão é de morfologia e quer saber a classe de palavras das palavras destacadas em Ao entrar naquela livraria ele se deparou com a tão esperada obra. Ao perceber os poucos exemplares disponíveis, ele não se conteve: comprou o livro e o leu ali mesmo. . Vejamos:

     .

    A) Artigo e Artigo

    Errado. O primeiro "o" é um artigo definido, mas o segundo "o" é um pronome oblíquo átono.

    Artigo: é a palavra que se antepõe ao substantivo para determiná-lo, definindo ou indefinido o ser nomeado por esse substantivo. Dividem-se os artigos em definidos e indefinidos.

    Artigos definidos: determinam de forma precisa os substantivos. São eles: o, a, os, as.

    Artigos indefinidos: indeterminam os substantivos, caracterizando-os de forma vaga, imprecisa e generalizada, sem particularizar e individualizar pessoas, objetos ou lugares. São eles: um, uma, uns, umas.

     .

    B) Artigo e Pronome

    Certo. O primeiro "o" é um artigo definido (o livro) e o segundo "o" é um pronome oblíquo átono (o leu).

    Pronome: palavra variável em gênero, número e pessoa que representa ou acompanha o substantivo, indicando-o como pessoa do discurso ou situando-o no espaço e no tempo. São classificados em pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos e também podem ser classificados em pronomes adjetivos e pronomes substantivos.

    Pronomes pessoais: substituem os substantivos, indicando as pessoas do discurso (1ª pessoa: aquele que fala; 2ª pessoa: aquele com quem se fala; 3ª pessoa: aquele de quem se fala).

    Pronomes pessoais do caso reto: exercem a função sintática de sujeito da oração. São eles: eu, tu, ele, nós, vós, eles. Ex.: Eu tenho estudado muito.

    Pronomes pessoais do caso oblíquo: exercem a função sintática de complemento nominal, complemento verbal (objeto direto ou indireto), agente da passiva, adjunto adnominal ou adverbial, sujeito de uma oração reduzida. Podem ser átonos (não antecedidos de preposição): me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes; ou tônicos (precedidos por preposição): mim, comigo, ti, contigo, ele, ela, si, consigo, nós, conosco, vós, convosco, eles, elas. Ex.: Entregou-me a encomenda. (complemento do verbo "entregar")

     .

    C) Artigo e Conjunção

    Errado. O primeiro "o" é um artigo definido, mas o segundo "o" é um pronome oblíquo átono.

    Conjunção: palavra invariável que une duas orações ou dois termos semelhantes da mesma oração. As conjunções dividem-se em coordenativas e subordinativas. Ex.1: Tristeza e alegria não moram juntas. (Nesse caso, "e" liga duas palavras da mesma oração e é uma conjunção). Ex.2: Os livros ensinam e divertem. (Nesse caso, "e" liga duas orações e é uma conjunção).

     .

    D) Pronome e Artigo

    Errado. O primeiro "o" é um artigo definido, mas o segundo "o" é um pronome oblíquo átono.

     .

    Gabarito: Letra B

  • Note que o primeiro "o" é um artigo definido e exerce a função de adjunto adnominal de “livro”; já o segundo "o" é um pronome oblíquo átono, pois está retomando “livro” – “leu o livro ali mesmo”. Gabarito letra B.