SóProvas


ID
5045605
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando aspectos do planejamento e projeto urbano, dos sistemas urbanos e da sustentabilidade urbana, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) A agenda 21 foi um acordo firmado, Em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, no qual apresenta uma série de programas de ação elaborados a partir dos princípios do desenvolvimento sustentável, distribuídos em 40 áreas: política econômica, cooperação internacional, combate à pobreza, controle demográfico, proteção da atmosfera e outras. Na arquitetura, o funcionalismo é o princípio de que os edifícios devem ser projetados com base unicamente no propósito e função do edifício, além disso teve seu auge na década de 1920 e 1930, não tem relação.

    b) Correta

    c) Nem todos os parques ou praças são construídos em locais onde as características ambientais devem ser preservadas (o que nos remete a áreas de preservação permanente) nem necessitam que as regras de acessibilidade sejam alteradada, a não ser que encontrem-se nas APP conforme mencionado.

    d) O cadastro técnico multifinalitário é como uma base municipal que auxilia o planejamento urbano e regional. Ele deve conter, além das informações geométricas (limites e características territoriais, por exemplo), informações ambientais, econômicas, sociais, entre outras, da população que ali habita.

    e) ... Suas preocupações principais giram em torno da moradia adequada para toda a população e do desenvolvimento sustentável dos assentamentos humanos.

    Gabarito: Letra B

    @arquitetamauprado

  • Para responder a esta questão, é necessário analisar todas as alternativas de resposta individualmente. Sendo assim, tem-se que:

    A - Incorreta. A Agenda 21 Global foi documento assinado por 179 países, em 1992, no Rio de Janeiro, na Conferência das Nações Unidas que representava um programa de ação sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento para promover o planejamento e desenvolvimento sustentável das cidades do século XXI, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

    B - Correta. Os espaços livres podem atuar de maneira multifuncional, organizando e integrando o ambiente urbano, além de atuar como solução para drenagem local.

    C - Incorreto. Não são todos os parques e praças que precisam ter características ambientais legalmente preservadas. A NBR 9050/2020 regulamenta, a respeito deste tema, que:

    “13.1 Parques, praças e locais turísticos que possuam pavimentação, mobiliário ou equipamentos edifcados ou montados devem ser dotados de rotas acessíveis.

    10.13.2 Nos locais onde as características ambientais sejam legalmente preservadas, deve-se buscar o máximo grau de acessibilidade com mínima intervenção no meio ambiente."

    D - Incorreto. Um Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM) é um banco de dados informatizado capaz de fornecer suporte para o conhecimento do território, onde constam dados públicos sobre as propriedades do município. Tais dados podem ser visualizados graficamente em sistemas cartográficos com múltiplas informações, como lote, imóvel, propriedade.

    E - Incorreto. A Agenda Habitat foi um programa promovido pela Organização das Nações Unidas e assinado por 180 países em Istambul, em 1996, com a intenção de promover as instalações de habitação humana de maneira planejada e desenvolvida de acordo com os princípios do desenvolvimento sustentável, respeitando os ecossistemas e preservando o meio-ambiente.

    Gabarito do Professor: Letra B.