SóProvas


ID
5048362
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    A diferenciação entre zonas centrais e regiões marginais — centros e periferias — encontra-se hoje em várias ordens de grandeza em comunidades, distritos, países e grupos inteiros de países. Numa cidade, a atividade comercial concentra-se geralmente numa zona determinada; em cada país há regiões nas quais se concentra mais fortemente a atividade econômica, do que em outras.

    A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes — geográficos, econômicos e sociais — que, em toda a sua diversidade, também apresentam, em seu contexto, elementos comuns essenciais.

     Os centros são primariamente grandes cidades ou cidades de dimensão média, sendo periferias as zonas de economia rural. As aldeias constituem centros menores na periferia.

     Diante das periferias, os centros são, sob alguns aspectos, privilegiados. Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior. Em torno de uma grande cidade (de uma megalópole), encontram-se as maiores artérias de circulação ordenadas de forma radial e não em círculos concêntricos. As vias de uma periferia à outra conduzem, por isso, com frequência através do centro — também quando isso exige maiores desvios.

     Para cada tipo de troca (como trânsito, comércio, turismo, transmissão de conhecimentos), os centros oferecem especiais vantagens. Eles dispõem de uma infraestrutura mais rica do que as regiões marginais, e os contatos sociais são mais densos. Hospitais, universidades, institutos de pesquisa, instituições culturais, museus, teatros, salas de concerto etc. encontram-se predominante ou exclusivamente em centros. As possibilidades de formação são mais diversificadas e de melhor qualidade. Mercados de centro se destacam por ofertas mais ricas do que os mercados das periferias. O nível de vida é mais alto, os salários são mais altos, mas também os custos de manutenção da vida são mais altos.

     Nos centros, com relação à vida social, vigora uma cultura pluralista, as pessoas são mais individualistas, mas também mais flexíveis do que nas periferias. No interior a cultura é mais fortemente presa à tradição, a mobilidade social é menor, a vida decorre mais calma e vagarosamente, e as pessoas se movimentam menos apressadamente. Quanto às atitudes mentais e intelectuais, elas também são, em geral, menos ágeis e, com frequência, mais conservadoras.

Thomas Kelssering. Dentro e fora. Centro e periferia. In: Ética, política e desenvolvimento humano: a justiça na era da globalização. Trad. Benno Dischinger. Caxias do Sul, RS: Educs, 2007, p. 171-2.

Julgue o item subsequente, relativo às ideias e às construções linguísticas do texto precedente. 

No trecho “Em torno de uma grande cidade (de uma megalópole)”, os parênteses foram empregados para isolar um trecho de caráter explicativo.

Alternativas
Comentários
  • "Essencialmente, o parênteses serve para Isolar um termo acessório"

    "Ex.: A faculdade que estudei (UFMG) era longe do centro"

    ATENÇÃO: EM VÁRIOS CASOS VAI SER JUSTIFICADO PELAS MESMAS REGRAS DO TRAVESÃO DUPLO E DAS VÍRGULAS QUE ISOLAM TERMOS OU ORAÇÕES ACESSÓRIOS.

    Fonte: Estratégia

  • Beloveds,

    “Em torno de uma grande cidade (de uma megalópole)”

    Esses parênteses poderiam ser substituidos por travessões também (um no inicio e outro no fim), ok?

    O autor está apenas explicando que "uma grande cidade" se trata de "uma megalópole". É um aposto explicativo também.

  • CERTO. O aposto explicativo explica, esclarece um substantivo. Lembrando que poderia vir entre travessões ou vírgulas também.

  • Exatamente. Os parênteses foram usados para explicar o que seria uma grande cidade. Uma grande cidade é uma megalópole. Cunha e Cintra, sobre o uso dos parênteses:

    Empregam-se os parênteses para intercalar num texto qualquer indicação acessória. Seja, por exemplo:

     

    a) uma explicação dada ou uma circunstância mencionada incidentemente:

    Conseguia controlar a bola que me passavam (quando passavam) jogando em geral (quando deixavam) na ponta direita, por ser pequenino mas veloz. (F. Sabino, ME, 145.)

     

    É lá (no café) que se encontra a estalajadeira. (J. Cardoso Pires, D, 51.)

     

    (CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo, 2019, p. 679)

    Notem que, no segundo exemplo de Cunha e Cintra, o termo no café explica o advérbio lá.  

     

    Travessões e vírgulas também poderiam ser empregados no lugar dos parênteses nesta questão.

    Sthefanny Alcântara - Tec Concursos

  • Uma megalópole  pluripolarizada por diferentes  , ou em processo de conurbação. Correspondem às mais importantes e maiores  da atualidade. São encontradas em regiões de intenso , e nelas as  estão praticamente (senão totalmente) ausentes. O conjunto da megalópole apresenta uma forte integração  e intensos fluxos de  e . Meios de  rápidos —  expressos,  e  — sustentam esses fluxos.

  • APOSTO EXPLICATIVO--> Ele pode vir entre vírgulas, travessões ou até mesmo parênteses.(mantém relação sintática com outro termo da oração).

  • Isso tá mais pra especificar do que para explicar, já que nem toda grande cidade é uma megalópole.

  • GABARITO CERTO.

    * O aposto é um termo sempre de valor substantivo (nunca adjetivo!) que explica, esclarece, desenvolve, resume outro termo sintático antecedente.

    Aposto Explicativo:  É usado para explicar ou esclarecer um termo da oração anterior.

    > O aposto explicativo sempre vem isolado na frase, podendo aparecer entre sinais de pontuação como vírgulas, parênteses, travessões ou dois pontos.

    I)exemplo

    A) Priscila, estudante muito dedicada, conseguiu notas altas nas provas.

    B) João (meu amigo de infância) ganhou uma viagem da tia.

    C) Rafaela - a vizinha do terceiro andar- começou a vender lindos artesanatos.

  • Assertiva C

    os parênteses foram empregados para isolar um trecho de caráter explicativo.

  • Galera, de fato, o trecho mais se parece uma restrição ou especificação ao citar uma megalópole em parenteses, uma vez que nem todas as grandes cidades são megalópoles. No entanto, percebam que todo aposto, seja ele enumerativo, restritivo ou de qualquer outra modalidade, tem caráter explicativo. Logo, a questão realmente está correta.

  • megalópole, muito prazer rsrsrsr

  • Está mais para especificar do que explicar (visto que, nem toda grande cidade necessariamente é uma megalópole), pórem, a ideia não perde sua natureza explicativa. foi assim que acertei a questão.

  • Eu entendi ao contrário... "Uma grande cidade" que explica o que é "Megalópole".

  • caberia recurso , explicativo vem em vírgulas . sem a vírgula é especificativo . Cespe errou na classificação gramatical

  • Errei, pois pensei em dois casos da utilização dos parênteses:

    1. Isolar aposto explicativo, o qual pode ser substituído por vírgulas ou travessões (caso da questão)
    2. Ideia intercalada é acessória, sem o qual ainda se conseguiria atingir o objetivo.

    Vale para ficar atento nas próximas questões.

  • Conforme os ensinamentos das gramáticas normativas, os parênteses são usados para isolar uma expressão, palavra ou frase acessória num determinado contexto. Além disso, incluir dados informativos, por exemplo, sobre bibliografia, indicar marcações cênicas numa peça, substitui em alguns casos a vírgula. Os parênteses são utilizados para indicar que a ideia intercalada é acessória, ou seja, algo a mais para a construção do texto, sem o qual ainda se conseguiria atingir o objetivo comunicativo.

    Aprofundado!

    veja alguns exemplos:

    O parêntese pode ser utilizado para isolar o predicativo do sujeito

    um grupo de moradores ( muito ruidosos) fizeram bastante barulho na torre 12.

    perceba que se for retirado o parêntese da oração, com certeza, o termo deixará de ser um predicativo do sujeito que não é uma característica permanente do sujeito no campo semântico, e passará a ser um adjunto adnominal, aí sim, tornando-se uma característica permanente do sujeito.

    também pode ocorrer para isolar uma oração subordinada adjetiva explicativa.

    Por exemplo: o concursando (que é o aluno mais sofredor da terra) conseguirá sua tão sonhada aprovação.

    Perceba que os parênteses são muito semelhantes aos travessões e às virgulas, isso ocorre porque eles são empregados para colocar em relevo certos termos, expressões ou orações; substituindo nestes casos a vírgula ou os travessões.

    @portugues_mastigado

  • Certo, que também poderia ser substituído por travessões.

    GAB CERTO

  • Têm pessoas confundindo aposto EXPLICATIVO com ESPECIFICATIVO.

    Em síntese, segue um detalhe minucioso que irá diferenciá-los:

    "Só devemos usar as vírgulas quando se trata de aposto explicativo. No caso “Telê Santana” não deve ser separado por vírgulas, porque é um aposto especificativo."

    Fonte: g1.globo.

    Portanto, gabarito CERTO.

  • No trecho “Em torno de uma grande cidade (de uma megalópole)”, os parênteses foram empregados para isolar um trecho de caráter explicativo.

    a questão é referente a um APOSTO-->> (de uma megalópole)

    o que é o APOSTO?

    Um aposto é um termo que serve para

    • EXPLICAR
    • RESUMIR
    • DISTINGUIR
    • RESTRINGIR A ALGO(ESPECIFICAR)
    • ENUMERAR
    • DISTIBRUIR

    , O REFERENTE..

    OBS 1;. O APOSTO PODE SER COLOCADO, ENTRE:

    1. VÍRGULAS
    2. PARENTESES
    3. TRAVESSÕES

    OBS 2:. O APOSTO NUNCA POSSUI VERBO;

    OBS 3:. PARA ANALISAR SE É UM APOSTO-->> RETIRE-O DA FRASE E CASO A FRASE PERMANEÇA COM SENTIDO, SE TRATA DE UM APOSTO..

    Em torno de uma grande cidade (de uma megalópole), encontram-se as maiores artérias de circulação ordenadas de forma radial e não em círculos concêntricos.

    LOGO-->> TEMOS UM APOSTO EXPLICATIVO, POIS, O APOSTO ESTÁ EXPLICANDO QUE A GRANDE CIDADE É UMA MEGALÓPOLE

  • Minha contribuição.

    Pontuação - Parênteses

    São usados quando se quer explicar melhor algo que foi dito ou para fazer simples indicações.

    Ex.: Não posso mais fazer a inscrição (o prazo expirou).

    Abraço!!!

  • o que é o APOSTO?

    Um aposto é um termo que serve para

    • EXPLICAR
    • RESUMIR
    • DISTINGUIR
    • RESTRINGIR A ALGO(ESPECIFICAR)
    • ENUMERAR
    • DISTIBRUIR

    , O REFERENTE..

    OBS 1;. O APOSTO PODE SER COLOCADO, ENTRE:

    1. VÍRGULAS
    2. PARENTESES
    3. TRAVESSÕES

    OBS 2:. O APOSTO NUNCA POSSUI VERBO;

    OBS 3:. PARA ANALISAR SE É UM APOSTO-->> RETIRE-O DA FRASE E CASO A FRASE PERMANEÇA COM SENTIDO, SE TRATA DE UM APOSTO..

  • Com o uso dos parêntesis o autor explica o que é uma grande cidade.

    Gabarito: correto

  • Fui pela vírgula, mas não fiquei atenta e errei

  • GABARITO: CERTO

    Ficou na dúvida sobre o termo  (de uma megalópole) é um aposto ? Basta você tira ele e fazer a leitura como se ele não existisse, desse modo, caso o sentido não se altere classifica como um aposto explicativo.

    @MOURA_PRF

     

    #FÉ NA MISSÃO

     

    "DESCOBRI QUE EU ERA CAPAZ DE REALIZAR QUALQUER COISA, DESDE QUE ESTIVESSE DISPOSTO A PAGAR O PREÇO". 

  • Parênteses:

    São usados quando se quer explicar melhor algo que foi dito ou para fazer simples indicações.

  • aposto especificativo: serve para especificar ou individualizar um termo genérico da oração. Na frase, NÃO se encontra destacado por sinais de pontuação, estando ligado diretamente ao termo que específica ou através de uma preposição. Apostos especificativos são maioritariamente nomes próprios

    A rua Nossa Senhora de Copacabana é a próxima.✔

    O escritor Carlos Drummond de Andrade foi homenageado em nossa escola.✔

     aposto explicativo: vem separado por pontuação e não são maioritariamente nomes próprios;

    A linguística, ciência das línguas humanas, permite-nos interpretar melhor nossa relação com o mundo. ✔

  • APOSTO EXPLICATIVO--> Ele pode vir entre vírgulas, travessões ou até mesmo parênteses.(mantém relação sintática com outro termo da oração).

  • gab certo! Aposto explicativo:

    Pontuação usada: vírgula, dois pontos, parênteses, travessão.

    João: meu primo, chegou.

    João, meu primo, chegou

    João - meu primo - chegou

    João (meu primo) chegou

  • O aposto explicativo sempre vem isolado (vírgula, travessão etc) e serve para explicar um termo da oração anterior. Já o especificativo serve para individualizar um termo genérico (pessoa, lugar etc) e não vem entre vírgulas.

  • Os parênteses são utilizados para isolar explicações ou acrescentar informação acessória.

  • Certo.

    Os parênteses podem ser usados para introduzir toda espécie de informação considerada acessória no texto (comentários; significado de siglas, de palavras ou de expressões; possibilidades de leitura; enumerações; exemplificações).

    travessão serve para dar ênfase, para destacar o elemento por ele intercalado.

  • GABARITO: CERTO. Trata-se de um aposto explicativo, e não de aposto especificativo, pois:

    "Aposto Especificativo (Especificador).

    Geralmente é um nome próprio de pessoa ou lugar e não surge isolado por vírgulas. Está ligado diretamente ao termo que especifica ou através de uma preposição.

     Exemplos: Fui à cidade do Rio Grande do Sul".

    Disponível em: <https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/aposto>. Acesso em: 05 jul. 2021.

  • Esta questão requer conhecimento acerca do uso dos sinais de pontuação, especialmente os parênteses.

    No trecho “Em torno de uma grande cidade (de uma megalópole)", o conteúdo entre parênteses é uma explicação acessória sobre “grande cidade", por isso o uso dos parênteses, pois eles servem para isolar um trecho de caráter explicativo, tais sinais podem ser substituídos pelas vírgulas ou travessões.


    Gabarito da Professora: CERTO.

  • Cara, fiquei meia hora procurando o erro na questão. Mas o erro foi pq eu li rápido. "Em torno de uma grande cidade" é oração adverbial, mas a questão pergunta sobre os parênteses, que é explicativo..

  • Em torno de uma grande cidade (de uma megalópole)...

    explicação acessória sobre grande cidade, podem ser substituídos pelas vírgulas ou travessões.

  • Os parênteses são utilizados para isolar explicações ou acrescentar informação acessória.

  • So eu que notei q o cespe nas suas provas de 2020 ha 2021 ele não ta apontando a linha do texto pra vc poder examinar? A prova ja é bem pequena 120 itens, e ainda ter q ficar caçando coisas.... há lembrei, nós temos 10 horas de prova ne! Ta de sacanagem...

  • Parênteses têm a finalidade de indicar a rubrica nos textos teatrais escritos e, nos demais gêneros e tipos textuais, é intercalar informações acessórias (observações, significados de siglas ou de palavras, adendos, curiosidades etc.).

    Os parênteses podem ser usados para introduzir toda espécie de informação considerada acessória no texto (comentários; significado de siglas, de palavras ou de expressões; possibilidades de leitura; enumerações; exemplificações; referências bibliográficas, nascimento e morte etc.).

    Os parênteses são utilizados para indicar que a ideia intercalada é acessória, ou seja, algo a mais para a construção do texto, sem o qual ainda se conseguiria atingir o objetivo comunicativo. O , por sua vez, tem finalidade oposta: serve para dar ênfase, para destacar o elemento por ele intercalado.

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Se você esta todo desorganizado nos seus estudos e perdido, sem saber oque fazer posso te indicar uma solução que desde quando comecei a usar mudou meu game no mundo dos concursos. É a Planilha do Aprovado, que é totalmente automatizada para organizar sua rotina de estudos revisões, grade horaria, tempo liquido de estudos e muito mais. Ela é totalmente intuitiva e de fácil execução não exigindo conhecimentos avançados sobre excel. Uma ferramenta dessa natureza otimiza muito o seu tempo e qualidade de aprendizado, pois controla e exibe toda sua evolução com o passar do tempo ajudando a se organizar melhor e dar ênfase nos seus pontos fracos colaborando para sua aprovação. Para quem tiver interesse é só acessar o link abaixo.

    Link do site: https://go.hotmart.com/H63735566R

  • aposto explicativo circunstancial.

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Se você esta todo desorganizado nos seus estudos e perdido, sem saber oque fazer posso te indicar uma solução que desde quando comecei a usar mudou meu game no mundo dos concursos. É a Planilha do Aprovado, que é totalmente automatizada para organizar sua rotina de estudos revisões, grade horaria, tempo liquido de estudos e muito mais. Ela é totalmente intuitiva e de fácil execução não exigindo conhecimentos avançados sobre excel. Uma ferramenta dessa natureza otimiza muito o seu tempo e qualidade de aprendizado, pois controla e exibe toda sua evolução com o passar do tempo ajudando a se organizar melhor e dar ênfase nos seus pontos fracos colaborando para sua aprovação. Para quem tiver interesse é só acessar o link abaixo.

    Link do site: https://go.hotmart.com/H63735566R

  • Dicionário: megalópole -> SUBSTANTIVO

    1. grande e importante cidade
    2. região densamente povoada, constituída de uma grande metrópole ou de diversas cidades, sem zonas rurais a intermediá-las