SóProvas


ID
5048371
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    A diferenciação entre zonas centrais e regiões marginais — centros e periferias — encontra-se hoje em várias ordens de grandeza em comunidades, distritos, países e grupos inteiros de países. Numa cidade, a atividade comercial concentra-se geralmente numa zona determinada; em cada país há regiões nas quais se concentra mais fortemente a atividade econômica, do que em outras.

    A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes — geográficos, econômicos e sociais — que, em toda a sua diversidade, também apresentam, em seu contexto, elementos comuns essenciais.

     Os centros são primariamente grandes cidades ou cidades de dimensão média, sendo periferias as zonas de economia rural. As aldeias constituem centros menores na periferia.

     Diante das periferias, os centros são, sob alguns aspectos, privilegiados. Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior. Em torno de uma grande cidade (de uma megalópole), encontram-se as maiores artérias de circulação ordenadas de forma radial e não em círculos concêntricos. As vias de uma periferia à outra conduzem, por isso, com frequência através do centro — também quando isso exige maiores desvios.

     Para cada tipo de troca (como trânsito, comércio, turismo, transmissão de conhecimentos), os centros oferecem especiais vantagens. Eles dispõem de uma infraestrutura mais rica do que as regiões marginais, e os contatos sociais são mais densos. Hospitais, universidades, institutos de pesquisa, instituições culturais, museus, teatros, salas de concerto etc. encontram-se predominante ou exclusivamente em centros. As possibilidades de formação são mais diversificadas e de melhor qualidade. Mercados de centro se destacam por ofertas mais ricas do que os mercados das periferias. O nível de vida é mais alto, os salários são mais altos, mas também os custos de manutenção da vida são mais altos.

     Nos centros, com relação à vida social, vigora uma cultura pluralista, as pessoas são mais individualistas, mas também mais flexíveis do que nas periferias. No interior a cultura é mais fortemente presa à tradição, a mobilidade social é menor, a vida decorre mais calma e vagarosamente, e as pessoas se movimentam menos apressadamente. Quanto às atitudes mentais e intelectuais, elas também são, em geral, menos ágeis e, com frequência, mais conservadoras.

Thomas Kelssering. Dentro e fora. Centro e periferia. In: Ética, política e desenvolvimento humano: a justiça na era da globalização. Trad. Benno Dischinger. Caxias do Sul, RS: Educs, 2007, p. 171-2.

Julgue o item subsequente, relativo às ideias e às construções linguísticas do texto precedente. 

A correção gramatical do texto seria mantida caso as vírgulas que isolam o trecho “com relação à vida social” (início do último parágrafo) fossem suprimidas.

Alternativas
Comentários
  • Beloveds,

    A questão diz "correção gramatical do texto seria mantida caso..."

    Errado, adjunto adverbial de longa extensão deve vir entre vírgulas.

    Se for pequeno, torna-se facultativo.

    Exemplo: Eu vou explicar (,) excepcionalmente (,) para vocês.

  • Muito grande para ficar intercalado sem as vírgulas.

  • Se as vírgulas em questão fossem suprimidas, haveria uma incorreção gramatical. Isso porque o trecho que está isolado tem natureza adverbial e é de longa extensão. Voltando ao texto:

    Nos centros, com relação à vida social, vigora uma cultura pluralista, as pessoas são mais individualistas, mas também mais flexíveis do que nas periferias. 

     

    A locução com relação a equivale a relativamente a:

     

    com relação à vida social → relativamente à vida social

     

    Como vocês sabem, adjuntos adverbiais deslocados (no início ou no meio da frase) e de longa extensão devem estar obrigatoriamente isolados por vírgulas. A expressão em questão possui cinco palavras. Não há dúvida que se trata de uma locução adverbial longa. 

     

    Observação

    As bancas divergem em relação ao número de palavras que torna uma locução adverbial de longa extensão. Algumas bancas dizem que expressões com três palavras já são longas. Outras bancas consideram como longas as expressões que possuam quatro ou mais palavras. 

    Sthefanny Alcântara - Tec Concursos

  • Dica CESPE:

    Vírgula: Eliminou/Adicionou (sentido Mudou!)

  • Adjunto adverbial deslocado de grande extensão (mais de 3 palavras): uso obrigatório de vírgulas

    Gabarito: ERRADO

  • trata-se de um trecho longo deslocado, portanto deve obrigatoriamente estar isolado por virgulas.

    trecho longo para o cespe= 4 palavras ou mais.

    se tiver menos de 4, a virugla é facultativa.

  • Adjunto adverbial :

    Até 3 palavras --> curta extensão = vírgula facultativa

    + de 3 palavras--> grande extensão = vírgula obrigatória

  • Ainda tenho muita dificuldade em localizar adj. adv. nas frases.. Alguém tem alguma dica?

  • Adjuntos adverbiais deslocados (no início ou no meio da frase) e de longa extensão devem estar obrigatoriamente isolados por vírgulas. 

    A expressão em questão possui cinco palavras. Não há dúvida que se trata de uma locução adverbial longa. 

     

  • aposto

  • Gab: ERRADO

    As vígulas separam o aposto.

  • Aos não assinantes, gabarito ERRADO.

    O colega Lucas (dono do comentário mais curtido) nos deu uma excelente explicação, não há porquê de "encher linguiça.

    Para quem possui dúvidas referente à matéria, segue o link: https://www.todamateria.com.br/usos-da-virgula-aprenda-os-truques/

    Aproveito e lhes convido a conhecer o GRUPO DE APOIO AO CONCURSEIRO (GAC). O GAC é um projeto novo totalmente independente que visa ajudar o concurseiro nessa jornada, quase sempre exaustiva, que é passar num concurso público. O GAC, por meio de plataformas online, buscará fornecer ao concurseiro dicas, conteúdos e informações relevantes relacionados aos concursos públicos, principalmente voltados às CARREIRAS POLICIAIS. Também serão fornecidos conteúdos ligados, diretamente, as atividades policiais.

    O principal objetivo do GAC é, de forma TOTALMENTE GRATUITA, disseminar conhecimento.

    O projeto sempre contará com o "feedback" de quem o acompanha, estando aberto a sugestões, elogios e críticas.

    SIGA O GAC NO INSTAGRAM: @grupodeapoioaoconcurseiro

  • Muitos colegas confundindo o trecho com aposto, aposto é uma explicação sobre um termo anteriormente dito.

    Ex: Manoel, um vizinho de idade avançada, era o guardião da rua.

  • Adjuntos adverbiais de longa extensão = Vírgula obrigatória . Adjuntos Adverbiais de curta extensão = Vírgula facultativa
  • Questão danada de boa. Errei com prazer, pois não vi erro gramatical.

  • Marcio Vinicius, seguem esclarecimentos:

    Na gramática, um adverbial é uma palavra ou um grupo de palavras que modifica ou define mais de perto a frase ou o verbo. adjunto adverbial tem com função indicar uma circunstância: lugar, tempo, modo, meio, causa, finalidade, intensidade, frequência, companhia...

    Vamos à questão novamente:

    A correção gramatical do texto seria mantida caso as vírgulas que isolam o trecho “com relação à vida social” (início do último parágrafo) fossem suprimidas. Resposta: Errado.

    Veja que não foi pedida a análise de sentido com relação às vírgulas. Partindo dessa lógica você pode perceber que existe erro gramatical ao se retirar as vírgulas porque elas tratam do modo de vida nos centros.

  • Galera, a questão não citou a semântica, dessa forma, errei a questão por entender que todo o trecho 'Nos centros com relação à vida social' se transformaria no sujeito, qual o erro há nisso?

  • A ABL (Academia Brasileira de Letras) diz que 3 ou mais palavras torna um adjunto adverbial grande, portanto a vírgula é obrigatória. No entanto, nem todas as bancas aderem a esse posicionamento, confira: 

    • Cespe, AOCP e Comperve – a vírgula é obrigatória seguindo o posicionamento da ABL;

    • FCC / FGV – a vírgula é facultativa;

    • Outras bancas – apenas a justificativa.

    Fonte: Focus concurso.

    Vamos a questão:

    Nos centros, com relação à vida social, vigora uma cultura pluralista.... ( ADV GRANDE EXTENSÃO)

    Nos centros vigora uma cultura pluralista com relação à vida social. ( FORMA DIRETA)

  • Nos centros, com relação à vida social, vigora uma cultura pluralista. (ADJUNTO ADVERBIAL DE GRANDE EXTENSÃO)

    Se fosse pedido para retirar apenas a primeira vírgula, o trecho continuaria correto gramaticalmente, porém o sentido seria alterado:

    Nos centros com relação à vida social, vigora uma cultura pluralista. (ADJUNTO ADVERBIAL DE GRANDE EXTENSÃO)

    Já no trecho proposto, ocorreria erro gramatical, uma vez que deveria haver uma vírgula isolando o novo adjunto adverbial.

    Nos centros com relação à vida social vigora uma cultura pluralista.

    OBS: O examinador induz o candidato a inferir que o trecho "Nos centros com relação à vida social" se tornaria o objeto indireto da oração e, consequentemente, não poderia ser separado por vírgula do seu verbo. Entretanto, o verbo “vigorar” só pode ser intransitivo ou transitivo direto, o que exclui essa possibilidade.

    FORMAS CORRETAS:

    Uma cultura pluralista com relação à vida social vigora nos centros.

    Nos centros, vigora uma cultura pluralista com relação à vida social.

    Nos centros vigora uma cultura pluralista com relação à vida social.

    Vigora nos centros uma cultura pluralista com relação à vida social.

    Vigora, nos centros, uma cultura pluralista com relação à vida social.

  • Associação Brasileira de Letras (ABL): Adj. Adv de longa extensão (3 ou + palavras)

    Cespe: 3 ou + palavras

    FCC: facultativa

    Outras bancas: requer justificativa.

    Minha contribuição, abs.

  •  Nos centros, com relação à vida social, vigora uma cultura pluralista, as pessoas são mais individualistas

    Ordem direta:

    Vigora uma cultura pluralista com relação à vida social, as pessoas são mais individualistas nos centros.

  • Estou na dúvida com relação ao Adj Adverbial de grande extensão.

    A regra não seria conter 4 termos ou + ?????

    Alguém ajuda ai !!!

  • Para quem fica boiando e se perguntando quando o adj adv está deslocado, a ordem direta é: SUJ + VERB + COMPL + ADJ ADV. O lugar do adj adv é no final da frase, qualquer situação em que ele esteja fora dessa ordem (início ou meio da frase) está deslocado. E ai aplicamos a regrinha do curta ou longa extensão!

  • Longa extensão (3 ou + palavras)= vírgula obrigatória

    pequenq extensão (até 2 palavras)= vírgula facultativa

    Esse é o entendimento do cespe

  • gab e..

     ''Nos centros, com relação à vida social, vigora uma cultura pluralista.''

    Eu to achando que isso não é um adjunto adverbial...

    O temo com relação à é usado para introdução de um assunto. (No tocante a,.) Elas não são adjuntos adverbiais. São locuções prepositivas....

    O termo ''nos centros'' sim, é um adjunto adverbial de lu gar, curta extensão.

    já o termo ''com relação a'' eu não sei o que é.

    QC, Precisamos de comentário de professor para as questões recentes de português do cespe, urgente !

  • A questão diz "correção gramatical do texto seria mantida caso..."

    Errado, adjunto adverbial de longa extensão deve vir entre vírgulas.

    Se for pequeno, torna-se facultativo.

  • Caso retirasse as vírgulas o centro teria uma relação com o "social". Ou seja, perderiamos o sentido original

  • Se as vírgulas em questão fossem suprimidas, haveria uma incorreção gramatical. Isso porque o trecho que está isolado tem natureza adverbial e é de longa extensão. Voltando ao texto:

    Nos centros, com relação à vida social, vigora uma cultura pluralista, as pessoas são mais individualistas, mas também mais flexíveis do que nas periferias. 

     

    A locução com relação a equivale a relativamente a:

     

    com relação à vida social → relativamente à vida social

     

    Como vocês sabem, adjuntos adverbiais deslocados (no início ou no meio da frase) e de longa extensão devem estar obrigatoriamente isolados por vírgulas. A expressão em questão possui cinco palavras. Não há dúvida que se trata de uma locução adverbial longa. 

     

    Observação

    As bancas divergem em relação ao número de palavras que torna uma locução adverbial de longa extensão. Algumas bancas dizem que expressões com três palavras já são longas. Outras bancas consideram como longas as expressões que possuam quatro ou mais palavras. 

    Sthefanny Alcântara - Tec Concursos

    -> LUCAS

  • Esse termo isolado é adj adverbial? Se sim, de qual espécie?

  • NOS CENTROS, trata-se de adjunto adverbial de pequena extensão, do tipo lugar.

    Se é de pequena extensão, a virgula é facultativa.

  • Nos centros, com relação à vida social, vigora uma cultura pluralista

    A primeira vírgula se justifica por separar termos de mesma função sintática. Separa adjuntos adverbiais. Já a segunda vírgula se justifica por se tratar adjunto adverbial de longa extensão. Nenhuma das vírgulas, nesse caso específico, é facultativa.

    Seria facultativa assim: Nos centros (,) vigora uma cultura pluralista....Porém, temos outro adjunto adverbial (com relação à vida social) e de longa extensão.

  • Errado.

    Adjunto adverbial de longa extensão deve vir entre vírgulas.

    Se for pequeno, torna-se facultativo.

    Algumas bancas consideram pequeno até 3, outras 4.

  • GABARITO: ERRADO

    Adjunto Adverbial deslocado:

    • Curto (até 2 palavras - alguns consideram 3): vírgula facultativa.
    • Longo (acima de 2 palavras - alguns consideram acima de 3): vírgula obrigatória.

    @MOURA_PRF

     

    #FÉ NA MISSÃO

     

    "DESCOBRI QUE EU ERA CAPAZ DE REALIZAR QUALQUER COISA, DESDE QUE ESTIVESSE DISPOSTO A PAGAR O PREÇO". 

  • Sem muita firula, direto ao ponto.

    Até 3 termos, o cespe entende que o uso da vírgula é facultativo

    Acima de 3 termos, o uso da vírgula é obrigatório.

    Pão pão, queijo queijo!

    Soares, Alexandre.

  • Vírgula obrigatória.

    Motivo: adjunto adverbail de longa extensão deslocado.

    Gabarito: errado

  • e essa expressão é adj adv de que mesmo?

  • Galera, a partir de qual ou até que ponto se pode considerar "meio da frase"?? Após o sujeito?? Após o verbo?? Estando junto com o predicado???

    Deve haver algum macete pra identificar isso...

  • O ódio maior nem é errar a questão, mas sim não ter o comentário do professor. Lamentável.

  • Vigora (V) uma cultura pluralista (O.D.) com relação à vida social (A. Adv.) nos centros (A. Adv.).

  • meio q subjetivo em dizer que é longa ou pequena.

  • O erro das questão está na afirmação de que se retirando as duas vírgulas seria mantida a correção gramatical.

    Suprimindo-se apenas a primeira vírgula ficaria gramaticalmente correto. Entretanto, a segunda vírgula seria obrigatória, por isolar um adjunto adverbial de longa extensão, que estaria deslocado.

  • Explicações podem vir separadas por vírgulas:

    Ex: Meu vizinho e toda a sua família, que estão de férias, viajaram ontem para o litoral.

    Nesse caso, foi inserida no período uma explicação, a de que os vizinhos estão de férias. Sendo assim, ela pode vir intercalada com vírgulas.Nesse caso, a vírgula antes e depois da explicação.

  • ATENÇÃO: se a circunstância (termo adverbial ou oração subordinada adverbial) estiver após a oração

    principal, na ordem direta, a vírgula é facultativa. Se estiver anteposta, deve vir marcada por vírgula.

    POLÊMICA:

    Juntamente com a regra acima, você deve ter outro detalhe em mente: se o adjunto

    adverbial vier fora de sua posição natural, mas for uma expressão simples e curta, de

    pequena extensão (um advérbio, por exemplo), a vírgula é facultativa. Se for um adjunto

    adverbial longo, a vírgula é obrigatória.

    Existe muita polêmica e subjetividade sobre o que seria longo ou curto. Para a prova, leve

    a opinião majoritária, que é confirmada pela Academia Brasileira de Letras: um adjunto de

    até duas palavras é considerado curto. Há várias questões nesse sentido.

    Com três palavras ou mais, embora nenhuma gramática o diga expressamente, para efeito

    de prova normalmente será considerado um adjunto adverbial longo, que será separado

    por vírgula quando for deslocado. É como cai em 99% dos casos!

    Exemplos:

    Ex: Hoje (,) eu vou beber até perder a memória. (vírgula facultativa)

    Ex: Amanhã (,) vou acordar arrependido. (vírgula facultativa)

    Ex: De tarde (,) quero descansar... (vírgula facultativa)

    Ex: Depois de muito esforço e sacrifício (,) ela conseguiu. (Vírgula obrigatória)

    Ex: Embora fosse impossível (,) ela realizou a façanha. (Vírgula obrigatória)

    Ex: Se tudo der certo (,) o dólar vai baixar. (Vírgula obrigatória)

    Reitero: a função da vírgula de separar orações adverbiais deslocadas (antepostas, intercaladas) é muito

    cobrada em prova, especialmente com orações reduzidas. Oração deslocada pede vírgula. Fique atento!!!

    Fonte: Estratégia Concursos, Material para PCDF

  • Explicação exige vírgula

  • NÃO SE TRATA DE EXPLICATIVA X RESTRITIVA!

    O erro está na supressão da vírgula após adj adverbial LONGO. Deve-se observar sua extensão.

    Colo o comentário do colega John EDH:

    "O erro das questão está na afirmação de que se retirando as duas vírgulas seria mantida a correção gramatical.

    Suprimindo-se apenas a primeira vírgula ficaria gramaticalmente correto. Entretanto, a segunda vírgula seria obrigatória, por isolar um adjunto adverbial de longa extensão, que estaria deslocado."

  • LEIA SEM AS VIRGULAS E VEJA QUE FICARÁ EMBARAÇOSO.

  • Para entender tive que olhar a virgula do "Mas", que no caso é obrigatória, depois vi que existe algum termo deslocado, pois tinha várias virgulas, e por isso marquei logo como errado. Só sei que fiz kkkk

  • Para a cespe adjunto adverbial de longa extensão com 3 ou mais palavras a virgula não é facultativa.

  • Até 3 termos, o cespe entende que o uso da vírgula é facultativo

    Acima de 3 termos, o uso da vírgula é obrigatório.

  • Muda de explicativa para restritiva.

  • Trata-se de um longo adjunto adverbial. Assim, faz-se necessário o uso de vírgulas para isolar o período.

    O CESPE entende que adjuntos adverbiais de até 03 palavras são curtos, e tornam a vírgula facultativa. Os com 04 ou mais palavras exigem a vírgula.

    Gab: errado.

  • Galera o entendimento CESPE mudou ? pq até então até 2 palavras eram facultativas, 3 ou mais obrigatória, estou vendo muita gente postando 4 mais ai.

    Beijos

  • no caso da questão é um adjunto adverbial de longa extensão deslocado para o meio da frase e como regra DEVE ser isolados por vírgulas.

    vírgula facultativa é para um adjunto adverbial de curta extensão com ATÉ NO MÁXIMO 2 PALAVRAS.

    Autor: Fabiana dos Anjos, Doutora em Letras pela UERJ, Mestra em Letras pela UERJ e Professora de Português do Colégio Pedro II (RJ), de Português, Literatura.

  • Vamos supor que existam centros relacionados à vida social e outros que não têm relação com a vida social. Então, se fôssemos referenciar os centros que têm relação com a vida social, poderíamos escrever assim: "Nos centros com relação à vida social vigora uma cultura pluralista...", sem as vírgulas, restritivo. A correção gramatical não estaria certa, então? Sei que o sentido com relação ao texto não, mas a questão não pede que analisemos com o sentido do texto.

  • Percebi que há uma dúvida por parte de alguns colegas sobre os adjuntos adverbiais serem de curta extensão ou de longa extensão.

    É o seguinte pessoal: primeiramente não é a banca quem decide isso e sim OS GRAMÁTICOS.

    Alguns gramáticos consideram ser de curta extensão até 2 palavras, outros consideram até 3 palavras como adjunto adverbial de curta extensão. (a uma divergência entre os gramáticos)

    Logo, as bancas mais coerente e de bom senso sempre iram usar 2 palavras para ou 4 para elaborarem suas questão e não deixarem brechas para possíveis recursos por parte de nós, os sofridos kkkkkkkkkkkkkkk.

    Espero ter ajudado a sanar essa pequena dúvida.

    Conhecimento adquirido através do professor Felipe Oberg.

  •  Nos centros, com relação à vida social, vigora uma cultura pluralista, as pessoas são mais individualistas, mas também mais flexíveis do que nas periferias. 

    nos centro = adj adv de curta extensão , a vírgula é facultativa.

    Nos centros, com relação à vida social, = adj adv de longa extensão. virgula obrigatória

    a primeira virgula pode tirar sem que haja erro, mas a segunda ocorreria erro.

  • Dica:

    tente colocar a oração na ordem direta, dessa forma fica mais '' fácil '' perceber quando é um adj. adverbial.

  • O sentido seria mantido, mas a correção gramatical mudaria.

    #segueobaile

  • De mim ao redigir um texto e em matéria específica é combrado clareza, concisão, objetividade, porém no que vem da outra parte. AFF... Eu não vejo a hora.

  • "O CESPE entende que adjuntos adverbiais de até 03 palavras são curtos, e tornam a vírgula facultativa. Os com 04 ou mais palavras exigem a vírgula."

    Bizu salvo.

  • Errado

    Quando vier adjunto adverbial pequeno, médio ou grande não fechando o período, ele estará deslocado, e se estiver deslocado, com até 3 termos a vírgula logo após é facultativa. Mas se tiver 4 ou + termos a vírgula passa a ser obrigatória.

    Ontem(Adj. Adverbial) ,(facultativa) ele não veio.

    Nesta semana, ele não veio. (facultativa)

    Nesta semana ruim, ele não veio. (facultativa)

    Por meio do dono desta empresa, houve mudanças. (obrigatória)

  • Eu adoto no CESPE até 2 facultativo, 3 ou + obrigatório, e até onde eu sei sempre foi assim, qualquer coisa manda PM.

  • GABARITO: ERRADO

    Cuidado! Adjunto adverbial deslocado

    Para o CESPE:, só estou colocando por que observei divergências

    Ate duas palavras: Facultativo

    3 ou mais palavras: Obrigatório

    fonte: Elias Santana, Gran Cursos.

  • Ok! é um Adjunto adverbial deslocado, mas qual o sentido desse adjunto?

  • o comentário da professora está sensacional

  • Nos centroscom relação à vida social, vigora uma cultura pluralista

    A primeira vírgula se justifica por separar termos de mesma função sintática. Separa adjuntos adverbiais. Já a segunda vírgula se justifica por se tratar adjunto adverbial de longa extensão. Nenhuma das vírgulas, nesse caso específico, é facultativa.

    Seria facultativa assim: Nos centros (,) vigora uma cultura pluralista....Porém, temos outro adjunto adverbial (com relação à vida social) e de longa extensão.

  • cebraspe até 3 palavras = vírgula facultativa.

    4 ou + = vírgula obrigatória

  • Irei começar a arriscar nos comentários e os amigos ajudem-me caso haja erro.

    No centro ---> adj adverbial de lugar, logo insere-se (,) e sua retirada contrairia erro.

  • Pessoal, preciso de uma ajuda. não fica muito claro que é um adjunto adverbial pra mim..

    como eu faço pra indentificar que é adjunto adverbial quando bater essa dúvida??

    OBRIGADOOOOOOOOOOOOOOOO!

  • Nos centros, com relação à vida social, vigora uma cultura pluralista...

    adjunto adverbial de assunto de longa extensão deslocado - 3 ou + palavras - deve ser isolado por vírgula

  • "trecho adverbial de longa extensão", nenhuma gramática define o tamanho padrão. Não vai ser o concurseiro que vai mudar isso. Entendam como a banca gosta de trabalhar esse assunto e bola pra frente
  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • uma das funçoes da vírgula é a de isolar aposto!!!

    [...] ''Nos centros, com relação à vida social, vigora uma cultura pluralista''[...]

    o que viga= uma cultura viralista -predicado

    uma cultura viralista-sujeito

    ...nos centros,com relação á vida social,vigora uma cultura viralista-complemento verbal ( a virgula esta isolando o aposto explicativo.

    bons estudos!!

  • Gabarito:Errado

    Principais Dicas de Pontuação:

    • Vírgula: Não pode ser colocada entre sujeito e verbo e verbo e complemento; Adjunto adverbial (Início e Meio da oração - obrigatório se tiver acima de 3 palavras e facultativo se tiver menos de 3 palavras e no Final é facultativo); Tem função de enumerar, aposto explicativo, isolar vocativo e zeugma; Orações (Coordenadas - mesmo sujeito (não se usa vírgula) e sujeitos distintos (usa-se vírgula facultativa, exceto quando o "e" estiver dando ideia adversativa, isto é, substituído por "mas") e Subordinadas (Substantivas (não se usa), Adjetivas (Restritiva - não usa vírgula e da uma ideia de "único" e expliCativa - Com vírgula e da uma ideia de "todos") e Adverbial (Ordem direta - facultativo e ordem indireta - Obrigatório)
    • Ponto e Vírgula: Separa incisos de leis e orações coordenadas assindéticas de sindéticas.
    • Dois Pontos: Citação e fala de personagens.

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entrem em contato comigo e acessem meu site www.udemy.com/course/duartecursos/?referralCode=7007A3BD90456358934F .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional, informática, administrativo etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!

  • Com: adjunto adv. de assunto deslocado, aprendi mais uma. E ainda acham pouco e querem enfiar guela abaixo o "todes", acham pouco.

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Se você esta todo desorganizado nos seus estudos e perdido, sem saber oque fazer posso te indicar uma solução que desde quando comecei a usar mudou meu game no mundo dos concursos. É a Planilha do Aprovado, que é totalmente automatizada para organizar sua rotina de estudos revisões, grade horaria, tempo liquido de estudos e muito mais. Ela é totalmente intuitiva e de fácil execução não exigindo conhecimentos avançados sobre excel. Uma ferramenta dessa natureza otimiza muito o seu tempo e qualidade de aprendizado, pois controla e exibe toda sua evolução com o passar do tempo ajudando a se organizar melhor e dar ênfase nos seus pontos fracos colaborando para sua aprovação. Para quem tiver interesse é só acessar o link abaixo.

    Link do site: https://go.hotmart.com/H63735566R

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Se você esta todo desorganizado nos seus estudos e perdido, sem saber oque fazer posso te indicar uma solução que desde quando comecei a usar mudou meu game no mundo dos concursos. É a Planilha do Aprovado, que é totalmente automatizada para organizar sua rotina de estudos revisões, grade horaria, tempo liquido de estudos e muito mais. Ela é totalmente intuitiva e de fácil execução não exigindo conhecimentos avançados sobre excel. Uma ferramenta dessa natureza otimiza muito o seu tempo e qualidade de aprendizado, pois controla e exibe toda sua evolução com o passar do tempo ajudando a se organizar melhor e dar ênfase nos seus pontos fracos colaborando para sua aprovação. Para quem tiver interesse é só acessar o link abaixo.

    Link do site: https://go.hotmart.com/H63735566R

  • “com relação à vida social” é um advérbio que modifica outro advérbio “Nos centros”, por ser de longa extensão e estar deslocado deve ser isolado por vírgulas.

  • “com relação à vida social”

    Adjunto adverbial deslocado e com mais de três termos, ou seja, as vírgulas são OBRIGATÓRIAS.