SóProvas


ID
5157907
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Timon - MA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o Texto VII para responder à questão.


     A catinga estendia-se, de um vermelho indeciso salpicado de manchas brancas que eram ossadas. O voo negro dos urubus fazia círculos altos em redor de bichos moribundos.  

     — Anda, excomungado. 

     O pirralho não se mexeu, e Fabiano desejou matá-lo. Tinha o coração grosso, queria responsabilizar alguém pela sua desgraça. A seca aparecia-lhe como um fato necessário – e a obstinação da criança irritava-o. Certamente esse obstáculo miúdo não era culpado, mas dificultava a marcha, e o vaqueiro precisava chegar, não sabia onde.

     Tinham deixado os caminhos, cheios de espinhos e seixos, fazia horas que pisavam a margem do rio, a lama seca e rachada que escaldava os pés.  

     Pelo espírito atribulado do sertanejo passou a ideia de abandonar o filho naquele descampado. Pensou nos urubus, nas ossadas, coçou a barba ruiva e suja, irresoluto, examinou os arredores. Sinha Vitória estirou o beiço indicando vagamente uma direção e afirmou com alguns sons guturais que estavam perto. Fabiano meteu a faca na bainha, guardou-a no cinturão, acocorou-se, pegou no pulso do menino, que se encolhia, os joelhos encostados ao estômago, frio como um defunto. Aí a cólera desapareceu e Fabiano teve pena. Impossível abandonar o anjinho aos bichos do mato. Entregou a espingarda a Sinha Vitória, pôs o filho no cangote, levantou-se, agarrou os bracinhos que lhe caíam sobre peito, moles, finos como cambitos. Sinhá Vitória aprovou esse arranjo, lançou de novo a interjeição gutural, designou os juazeiros invisíveis.

     E a viagem prosseguiu, mais lenta, mais arrastada, num silêncio grande.


(RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. 37ª, São Paulo: Record, 1977, p. 10-11)

Em O pirralho não se mexeu (3o parágrafo), tem-se exemplo de voz verbal ______________________ (I), cuja palavra SE, _________________ (II), atua sintaticamente como _______________________ (III).

Para que a descrição morfossintática dessa frase fique correta, as lacunas I, II e III, devem ser preenchidas, respectivamente, com

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: LETRA A

    Argumento:

    Bem, confesso que fiquei na dúvida, pois não me lembro de ter me deparado com uma voz reflexiva na negativa, assim, cheguei a cogitar que poderia não ser uma voz reflexiva, pois a ação - devido a estar na negativa - não acontece sobre o próprio sujeito. Então acabei resolvendo por eliminação, vejamos:

    -

    A. reflexiva, pronome reflexivo e objeto direto. (CORRETA)

    "O pirralho não se mexeu."

    Argumento: Apesar de estar na negativa, é a única possibilidade de voz que resta, já que o 'se' indica ação reflexiva, além disso, atua também como Objeto Direto o verbo 'mexer, pois quem mexe algo/alguma coisa ou em algo/alguma coisa.

    B. reflexiva, pronome apassivador e objeto direto.

    "O pirralho não se mexeu."

    Argumento: não pode ser pronome apassivador, pois pronome apassivador só acontece em VOZ PASSIVA SINTÉTICA, quando o que seria o objeto é transformado em sujeito, vindo após a pronome apassivador.

    Sendo o sujeito o termo ao qual o verbo ou locução verbal se relaciona, só poderia ser 'O pirralho', que não é posterior ao 'se' na frase, além disso, temos um Objeto Direto na sentença, excluindo tal possibilidade.

    C. ativa, índice de indeterminação do sujeito e sujeito.

    "O pirralho não se mexeu."

    Argumento: como vimos acima, se 'O pirralho' é o sujeito, logo não podemos ter um 'Índice de Indeterminação do Sujeito' na frase. Além disso, se o termo 'O pirralho' não fosse o sujeito e o 'se' fosse o 'Índice de Indeterminação do Sujeito, não haveria um sujeito na oração, óbvio XD, logo o item seguinte (sujeito) estaria errado.

    Resumindo, o item 2 e 3 se anulam.

    D. ativa, partícula expletiva ou de realce e objeto indireto.

    "O pirralho não se mexeu."

    Argumento: essa opção não tem cabimento, tendo em vista que são 3 lacunas que a questão nos oferece para preencher, e aqui só temos duas opções. Além do mais, o 'se' está funcionando como Objeto Direto do verbo 'mexer', excluindo tal possibilidade.

    E. passiva sintética, pronome apassivador e objeto indireto.

    "O pirralho não se mexeu."

    Argumento: não pode ser Voz Passiva Sintética, pois tal voz só pode ser construída com um VTD ou Bi transitivo iniciando a frase juntamente com o pronome apassivador, transformando o que seria o Objeto em sujeito. Como temos um sujeito expresso logo no início da oração 'O pirralho' podemos descartar tal possibilidade.

    -

    Bons estudos! (:

  • Voz reflexiva : o sujeito é agente e paciente da ação verbal.

  • Revisão rápida de voz reflexiva.

    O pirralho não se mexeu.

    O pirralho - sujeito

    Não - adjunto adverbial de negação

    Se - pronome reflexivo, sintaticamente, objeto direto

    Mexeu - VTD

    O sujeito - pirralho - é ao mesmo tempo agente e paciente, logo trata-se de voz reflexiva.

    Na voz reflexiva, exige-se verbos com transitividade - VTD, TTI, VTDI.

    A depender da carga semântica do pronome, pode ser:

    • recíproca, no sentido de um a ao outro.

    EX.: Eles se viram antes da partida. Eles viram um ao outro antes da partida.

    • reflexiva, no sentido de a si mesmo.

    EX.: Ele se via como uma boa pessoa. Ele via a si mesmo como boa pessoa.

  • Funções sintáticas do pronome reflexivo SE

    Objeto direto: Transitivo direto

    Objeto indireto: Transitivo direto e indireto

    Sujeito do infinitivo: em construções dependentes dos chamados verbos causativos (mandar, deixar, fazer) e sensitivos (ver, ouvir, sentir).

  • objeto direto ?