GABARITO - C
O plano anunciado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, sugere que municípios.
As vírgulas isolam um aposto.
nome que se dá ao termo que exemplifica ou especifica melhor outro de valor substantivo ou pronominal, já mencionado anteriormente na oração.
Não confundir com VOCATIVO!
Vocativo é um chamado.
ex: João, Faça a lição de casa!
A questão é de e quer saber por qual motivo "Paulo Guedes" está entre vírgulas em "... o plano anunciado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, sugere que municípios com menos de..." Vejamos:
.
A) separar um adjunto adverbial deslocado
Errado. "Paulo Guedes" não é um adjunto.
Adjunto adverbial: é sempre um advérbio ou uma locução adverbial. Caracteriza melhor a ação expressa pelo verbo, acrescentando ou especificando uma circunstância qualquer (modo, lugar, tempo...).
Ex.: Nós estudamos muito bem ontem no curso. (“muito” é adjunto adverbial de intensidade. “bem” é adjunto adverbial de modo. “ontem” adjunto adverbial de tempo. “no curso” adjunto adverbial de lugar.)
.
B) separar um vocativo
Errado. "Paulo Guedes" não é um vocativo.
Vocativo é o termo (nome, título, apelido) usado para chamar ou interpelar a pessoa, o animal ou a coisa personificada a que nos dirigimos. Sempre vem isolado do resto da frase. É um “chamamento”, uma “invocação” com entoação exclamativa.
Ex.: Professor, gostaria que o senhor repetisse a explicação!
.
C) separar um aposto
Certo. Há, nesse caso, um aposto explicativo, que está explicando quem é o ministro da Economia.
Aposto é uma palavra ou expressão que explica ou esclarece, desenvolve ou resume outro termo da oração. Vem isolado na frase, podendo vir separado por vírgulas, parênteses, travessões ou dois pontos. Pode ser: explicativo, enumerativo, especificativo, recapitulativo, distributivo e comparativo.
Aposto explicativo: explica ou esclarece um termo da oração anterior. É destacado por pausas representadas por vírgulas, parênteses ou travessões.
Ex.: João, o melhor aluno da sala, passou em primeiro lugar no concurso.
.
D) omitir um termo
Errado. Em "Paulo Guedes" não há omissão de termos.
.
E) enumerar palavras de mesma função sintática
Errado. Em "Paulo Guedes" não há que se falar em enumeração de palavras de mesma função sintática.
.
Gabarito: Letra C