SóProvas


ID
5207296
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Apoiado no parapeito, Yaqub olhava os passantes que subiam a rua na direção da praça dos Remédios. Por ali circulavam carroças, um e outro carro, cascalheiros tocando triângulos de ferro; na calçada, cadeiras em meio círculo esperavam os moradores para a conversa do anoitecer; no batente, das janelas, tocos de velas iluminariam as noites da cidade sem luz. Fora assim durante os anos da guerra: Manaus às escuras, seus moradores acotovelando-se diante dos açougues e empórios, disputando um naco de carne, um pacote de arroz, feijão, sal ou café. Havia racionamento de energia, e um ovo valia ouro.

Zana e Domingas acordavam de madrugada, a empregada esperava o carvoeiro, a patroa ia ao Mercado Adolpho Lisboa e depois as duas passavam a ferro, preparavam a massa do pão, cozinhavam. Quando tinha sorte, Halim comprava carne enlatada e farinha de trigo que os aviões norte-americanos traziam para a Amazônia. Às vezes, trocava víveres por tecido encalhado: morim ou algodão esgarçado, renda encardida, essas coisas. Conversavam em volta da mesa sobre isso: os anos da guerra, os acampamentos miseráveis nos subúrbios de Manaus, onde se amontoavam ex-seringueiros.

(Hatoum, M. Dois irmãos. http://dynamicon.com.br/wpcontent/uploads/2017/02/Dois-irm%C3%A3os-de-MiltonHatoum.pdf)

I. Apoiado no parapeito, Yaqub olhava os passantes que subiam a rua na direção da praça dos Remédios – A expressão em negrito é locução adverbial de modo.
II. Zana e Domingas acordavam de madrugada, a empregada esperava o carvoeiro, a patroa ia ao Mercado Adolpho Lisboa - a oração em negrito é uma oração coordenada assindética.
III. Às vezes, trocava víveres por tecido encalhado: morim ou algodão esgarçado, renda encardida [...] –a frase em negrito é um aposto enumerativo.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva D

    Apenas as assertivas II e III estão corretas.

    II. Zana e Domingas acordavam de madrugada, a empregada esperava o carvoeiro, a patroa ia ao Mercado Adolpho Lisboa - a oração em negrito é uma oração coordenada assindética.

    III. Às vezes, trocava víveres por tecido encalhado: morim ou algodão esgarçado, renda encardida [...] –a frase em negrito é um aposto enumerativo.

  • Acho que a I está errada porque é locução adverbial de lugar, e não de modo. Apoiado "no parapeito", ou seja, apoiado em no lugar parapeito. É isso?

  • Apoiado no parapeito

    no (preposição em + artigo o) e depois a palavra parapeito que é um substantivo.

    Quando se tem uma preposição + artigo + substantivo seguidos de um verbo ( Apoiar) se caracteriza uma locução adverbial e (PARAPEITO) É um lugar então é uma Locução adverbial de lugar. neste caso a I esta errada pois diz ser locução adverbial de modo.

  • GABARITO - D

    I. Apoiado no parapeito, Yaqub olhava os passantes que subiam a rua na direção da praça dos Remédios – A expressão em negrito é locução adverbial de modo.❌ 

    Adjunto adverbial de lugar 

    --------------------------------------------------------------

    II. Zana e Domingas acordavam de madrugada, a empregada esperava o carvoeiro, a patroa ia ao Mercado Adolpho Lisboa - a oração em negrito é uma oração coordenada assindética.  

    ORAÇÕES COORDENADAS :

    MANTÊM RELAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA.

    SINDÉTICAS COM CONJUNÇÃO

    ASSINDÉTICAS SEM CONJUNÇÃO

    ---------------------------------------------------------------------

    III. Às vezes, trocava víveres por tecido encalhado: morim ou algodão esgarçado, renda encardida [...] –a frase em negrito é um aposto enumerativo.  

    Aposto é uma palavra ou expressão que explica ou esclarece, desenvolve ou resume outro termo da oração.

    O aposto enumerativo serve para enumerar partes constituintes de um termo da oração.

    ALGUNS TIPOS DE APOSTOS:

    O aposto explicativo serve para explicar ou esclarecer um termo da oração. Na frase, aparece destacado por vírgulas, parênteses ou travessões.

    Júlia, a melhor aluna da turma, passou de ano com notas altíssimas.

    O aposto especificativo serve para especificar ou individualizar um termo genérico da oração.

    A rua Nossa Senhora de Copacabana é a próxima.

    O aposto recapitulativo ou resumidor serve para resumir numa só palavra vários termos da oração.

    Prosperidade, segurança e alegria, isso é o que eu quero para minha família.

  • A questão é de sintaxe e quer que analisemos as assertivas abaixo. Vejamos:

     .

    I. Apoiado no parapeito, Yaqub olhava os passantes que subiam a rua na direção da praça dos Remédios – A expressão em negrito é locução adverbial de modo.

    Errado. "No parapeito" é uma locução adverbial de lugar (onde? em qual lugar?) e não de modo.

    Adjunto adverbial: é sempre um advérbio ou uma locução adverbial. Caracteriza melhor a ação expressa pelo verbo, acrescentando ou especificando uma circunstância qualquer (modo, lugar, tempo...).

    Ex.: Nós estudamos muito bem ontem no curso. (“muito” é adjunto adverbial de intensidade. “bem” é adjunto adverbial de modo. “ontem” adjunto adverbial de tempo. “no curso” adjunto adverbial de lugar.)

     .

    II. Zana e Domingas acordavam de madrugada, a empregada esperava o carvoeiro, a patroa ia ao Mercado Adolpho Lisboa - a oração em negrito é uma oração coordenada assindética. 

    Certo. "A empregada esperava o carvoeiro" é uma oração coordenada assindética (sem conjunção).

    Oração coordenada assindética: ligada às outras sem conjunção. No lugar da conjunção aparece vírgula, ponto e vírgula ou dois pontos.

    Ex.: Ela almoçou tranquila, pegou o carro, foi fazer a prova.

    Oração coordenada sindética: ligada às outras por meio de conjunção. São cinco: aditiva, adversativa, alternativa, conclusiva ou explicativa.

    Ex.: Estudou muito, logo passará no concurso.

     .

    III. Às vezes, trocava víveres por tecido encalhado: morim ou algodão esgarçado, renda encardida [...] – a frase em negrito é um aposto enumerativo.

    Certo. Temos um aposto enumerativo: "morim ou algodão esgarçado, renda encardida [...]."

    Aposto é uma palavra ou expressão que explica ou esclarece, desenvolve ou resume outro termo da oração. Vem isolado na frase, podendo vir separado por vírgulas, parênteses, travessões ou dois pontos. Pode ser: explicativo, enumerativo, especificativo, recapitulativo, distributivo e comparativo.

    Aposto enumerativo: enumera as explicações sobre o termo. Ex.: A programação de hoje é: resolver questões, assistir a aulas e fazer simulados.

     .

    Gabarito: Letra D

  • gab d

    cuidado!

    para não confundir adverbio de modo e adverbio de lugar

    São advérbios de modo. palavras como “bem”, “mal”, “melhor”, “pior”, “devagar”, “rápido”, entre outras. Quando se acrescenta o sufixo –mente a muitos adjetivos

    advérbios de lugar são “perto”, “longe”, “dentro”, “fora”, “aqui”, “ali”, “lá” e “atrás”.

    errou peça sabedoria a DEUS, acertou agradeça a DEUS.

  • apoiado no parapeito: LOCUÇÃO ADVERBIAL DE LUGAR

  • rapaziada, no parapeito não é O.I.?. Pode ser locução adverbial e O.I. ao mesmo tempo?