SóProvas


ID
5221534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBGE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1A2-I

    

    Chamarei de literatura, da maneira mais ampla possível, todas as criações de toque poético, ficcional ou dramático em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura.

     A literatura aparece como manifestação universal de todos os homens em todos os tempos. Não há povo e não há homem que possa viver sem ela, isto é, sem a possibilidade de entrar em contato com alguma espécie de fabulação. Assim como todos sonham todas as noites, ninguém é capaz de passar as vinte e quatro horas do dia sem alguns momentos de entrega ao universo fabulado.

     Ora, se ninguém pode passar vinte e quatro horas sem mergulhar no universo da ficção e da poesia, a literatura concebida no sentido amplo a que me referi parece corresponder a uma necessidade universal, que precisa ser satisfeita e cuja satisfação constitui um direito.

     A literatura é o sonho acordado das civilizações. Portanto, assim como não é possível haver equilíbrio psíquico sem o sonho durante o sono, talvez não haja equilíbrio social sem a literatura. Desse modo, ela é fator indispensável de humanização e, sendo assim, confirma o homem na sua humanidade. Humanização é o processo que confirma no homem aqueles traços que reputamos essenciais, como o exercício da reflexão, a aquisição do saber, a boa disposição para com o próximo, o afinamento das emoções, a capacidade de penetrar nos problemas da vida, o senso da beleza, a percepção da complexidade do mundo e dos seres, o cultivo do humor.

     A literatura desenvolve em nós a quota de humanidade, na medida em que nos torna mais compreensivos e abertos à natureza, à sociedade e ao semelhante. A literatura corresponde a uma necessidade universal que deve ser satisfeita sob a pena de mutilar a personalidade, porque, pelo fato de dar forma aos sentimentos e à visão do mundo, ela nos organiza, nos liberta do caos e, portanto, nos humaniza. A fruição da arte e da literatura, em todas modalidades e em todos os níveis, é um direito inalienável.

Antonio Candido. O direito à literatura. In: Vários escritos.

5ª ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre o azul, 2011 (com adaptações).

No trecho “a literatura concebida no sentido amplo a que me referi parece corresponder a uma necessidade universal, que precisa ser satisfeita e cuja satisfação constitui um direito”, a expressão “a que” poderia ser corretamente substituída por

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    "“a literatura concebida no sentido amplo a que me referi parece corresponder..."

    Nesta oração, "que" é pronome relativo que retoma o termo "sentido".

    A preposição "a" antes do pronome relativo "que" é exigida pelo verbo referir.

    Logo, se referiu ao sentido amplo...

    O pronome relativo "que" pode ser substituído pelo pronome relativo "o qual", contudo o candidato não pode se esquecer da preposição exigida pelo verbo referir:

    "a literatura concebida no sentido amplo ao qual me referi parece corresponder..."

  • Gab. (D)

    Algumas substituições:

    • Que: O qual, A qual
    • A que: Ao qual, À qual
    • Em que: No qual, Na qual, Onde
    • De que: Do qual, Da qual
  • Minha contribuição.

    Regência

    Quando um verbo regente ficar em uma oração subordinada adjetiva, a preposição que ele pede em seu complemento virá antes do pronome relativo.

    Ex.: O filme a que Maria assistiu é ótimo.

    Ex.: O doce de que ela mais gosta é chocolate.

    Ex.: O menino com quem conversei é muito esperto.

    Abraço!!!

  • Pq nao a E?

  • @Cynthia Mendes Guerra, pq diz respeita AO sentido. Além de não haver crase antes de nomes masculinos, também não haveria coerência na regência
  • Concordância verbal:

    A literatura concebida no sentido amplo a que me referi ( Aqui, o verbo referir (Transitivo indireto) está concordando com a palavra literatura. Sujeito da frase, feminino.)

    Proposta da banca de substituição por AO.

    A literatura concebida no sentido amplo ao que me referi. ( Aqui, o verbo referir (Transitivo indireto) está concordando com a palavra masculina ''sentido amplo)

  • Eu me referi ao sentido amplo.

  • Dessa forma talvez fique mais fácil de compreender ...

    Me referi ao Sentido Amplo

  • Pode ser até besteira, mas o artigo O do sentido amplo não está na junção da preposição EM + O (NO)? Haveria necessidade de colocar mais um artigo O (AO QUAL)?

  • sempre que tiver "que" procura saber se é pronome relativo substituindo por o qual, a qual, ao qual... se deu pra substituir, provavelmente é a resposta.

  • o verbo "referi" pede a preposição "a". Quem refere, refere A alguma coisa:

    Ao qual me referi (o artigo é opcional nesse caso)

    A qual me referi

  • referir-se a + o sentido = a qual / ao qual

  • Sentido amplo - ao qual

  • Como saber, nessa questão, se o verbo pronominal "me referi" relacionava-se com "literatura" OU "sentido amplo"?

    Duas saídas: A primeira, lendo o primeiro parágrafo do texto e entendo o contexto, e, a segunda, analisando as alternativas. Percebam:

    As letras A e E poderiam, ambas, ser usadas caso o verbo se relacionasse com "literatura", como há somente uma alternativa certa, por indução seriamos levados a entender que o verbo não se relaciona com tal palavra, mas sim com "sentido amplo".

    OBS.: O CESPE, até hoje, não deixou claro sua posição acerca do uso ou não de crase antes do pronome "que", ou seja, se a banca concorda ou não com o uso de "às que", "à que". Existem autores que são contra, outros a favor. A banca, porém, sempre evitou entrar nessa seara em suas questões, entretanto, raramente, usa tal possibilidade de FORMA INDIRETA, assim como nessa questão, para gerar MUITA dúvida nos candidatos.

  • ME é pronome pessoal oblíquo, como não pode ter crase antes de pronome, já dá para eliminar as opções A e E. (LEMBRE-SE: Antes de pronome crase passa fome).

    A que = preposição mais pronome, na substituição a preposição precisa ser mantida, por isso AO QUAL ( A preposição permanece, o pronome relativo também).

  • No sentido amplo ao qual me referi...

  • LETRA D

  • Sentido amplo a que me referi parece...

    Sentido amplo ao qual me referi.

    O verbo referir pede preposição e sem ela acarretaria erro na correção gramatical.

    GABARITO: D

  • "a que me referi" é uma oração subordinada adjetiva, pois o QUE é pronome relativo (faz referência ao termo anterior), nesse caso só poderia ser substituído por outro pronome relativo, o verbo que está junto do pronome é transitivo indireto o que obriga o pronome está acompanhado da preposição "A". O unico pronome relativo acompanhado de preposição é "AO QUAL", os demais estão acompanhadas de crase o que não poderia ocorrer, pois antes de pronome não se usa crase.

  • Tem muitos comentários errados. Acho que deveria ter comentário do PROFESSOR de português nesse caso. Direito vc tem resposta no artigo, na maioria das vezes. Aqui não...

  • a que está retomando a um termo anterior.

    usei a regra de do pronome relativo

  • GABARITO: LETRA D

    ATENÇÃO! A concordância foi feita com "sentido amplo", não com "a literatura"! Vejam:

    A "pegadinha" da questão consiste na dupla possibilidade de concordância. O autor se referiu, anteriormente, à literatura e também ao sentido amplo. No trecho, ele especifica a qual termo se refere por meio da presença ou ausência de crase. Havendo crase, ele estaria se referindo à literatura. Não havendo crase, ele se referiu ao sentido amplo.

    Concordância1 = "a literatura concebida no sentido amplo a que me referi".

    Concordância2 = "a literatura concebida no sentido amplo à que me referi".

    Logo, Letra D: "a literatura concebida no sentido amplo ao qual me referi".

  • O QC não coloca mais comentário de professores.

    Cadê o professor Alexandre Soares?

    "Professor Alexandre Soares na área"

  • Esta questão avalia se o candidato tem conhecimento sobre as regras de concordância nominal quando estas se aplicam aos pronomes demonstrativos. A regra geral de concordância nominal estabelece que os determinantes (adjetivo, pronome adjetivo, artigo, numeral) concordam em número e gênero com o determinado (substantivo ou pronome) a que se referem.

     

    A partir do que ficou estabelecido a resolução torna-se menos complicada. Vejamos o que nos diz o enunciado:

     

    No trecho “a literatura concebida no sentido amplo a que me referi parece corresponder a uma necessidade universal, que precisa ser satisfeita e cuja satisfação constitui um direito", a expressão “a que" poderia ser corretamente substituída por 

     

    Pergunta: qual é o determinado no trecho acima?

     

    Resposta: o determinado é a expressão sentido amplo, que está no masculino.

     

    Conclusão: expressões que estiverem no gênero feminino podem ser descartadas.

     

    Portanto, as alternativas A e E não estão corretas.

     

    O que temos? B, C e D.

     

    A letra C não pode ser a resposta correta, pois, se usássemos apenas o demonstrativo que, sem a presença da contração ao, a frase ficaria num registro informal, coisa que não pode acontecer. Sendo assim, eliminemos, também, a alternativa C.

     

    A letra B, por sua vez, não responde à questão, afinal, uma construção como “o sentido aquele que me referi" também ficaria no registro informal, ainda que o determinante aquele esteja no gênero masculino.

     

    Logo, a única alternativa correta é a D, que está de acordo com a regra de concordância nominal, já que o determinante ao (masculino) concorda com o determinado sentido amplo (masculino).

     

    Gabarito do professor: Letra D.

  • Sobre a letra "E":

    Creio que ela também estaria correta se em vez de "àquelA que" estivesse "àquelE que".

  • O pronome relativo "que" não aceita artigo. Logo, não haverá crase antes de "QUE". O único pronome relativo que aceita crase é "À QUAL".

  • Quando se tratar de pronome relativo observe 2 coisas: a transitividade do verbo e a qual elemento ele está retomando, no caso o verbo referir pede preposição A e o termo que se remeter pede artigo O, juntando AO QUAL...
  • Cade um comentário de professor em video explicando melhor?

  • "a literatura concebida no sentido amplo a que me referi...".

    Entendo que o autor, utilizando o termo "a que", referiu-se AO SENTIDO AMPLO. Sendo assim, o artigo "a" está adstrito ao verbo referir, pois é Verbo Transitivo Indireto, e o artigo "o" faz referência ao vocábulo SENTIDO, que é masculino. Logo o termo adquando será: ao qual.

    Se houver erros, desculpem-me.

  • Pode substituir:

    ONDE: em que / no qual / na qual / nos quais / nas quais

    AONDE: a que/ ao qual / a qual / aos quais / as quais

    #Rumoas40milquestoes

    #buscando a classificação e não aprovação

    ``Grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas realizações.``

  • GABARITO - D

    “a literatura concebida no sentido amplo a que me referi ....

    o livro concebido no sentido amplo ao qual me referi...

  • QUESTÃO: No trecho “a literatura concebida no sentido amplo a que me referi parece corresponder a uma necessidade universal, que precisa ser satisfeita e cuja satisfação constitui um direito”, a expressão “a que” poderia ser corretamente substituída por.

    LETRA D. AO QUAL

    COMENTÁRIO:

    FICA ASSIM: No trecho “a literatura concebida no sentido amplo AO QUAL me referi parece corresponder a uma necessidade universal, que precisa ser satisfeita e cuja satisfação constitui um direito”.

    Bons Estudos!

  • Questão muito bem feita.

  • Algumas substituições:

    • Que: O qual, A qual
    • A que: Ao qual, À qual
    • Em que: No qual, Na qual, Onde
    • De que: Do qual, Da qual
  • “A literatura concebida no sentido amplo AO QUAL me referi parece corresponder a uma necessidade universal, que precisa ser satisfeita e cuja satisfação constitui um direito”.

    Substituam o pronome que vocês acertarão qualquer questão desse tipo.

  • Trocas possíveis com o pronome relativo (lembrando que as trocas devem respeitar o gênero e o número):

     

    > que: o qual, a qual, os quais, as quais (plural) 

    > a que: ao qual, à qual,  (plural) AQUELE(S), AQUELA(S), AQUILO

    > em queno qual, na qual (plural) / onde (lugar), donde

    > de que: do qual, da qual (plural)

    Dica:

    Onde = em que

    Aonde = A que |

    Donde = de que

    ex: A casa onde moro (em que) ||| A casa aonde vou (a que) ||| A casa donde venho (de que)

     

    'ONDE' sempre poderá ser substituído por 'EM QUE'

    Mas 'EM QUE' só poderá ser substituído por 'ONDE' quando for ideia de lugar!

    Para deixar mais clara e objetiva a diferença entre o uso de “onde” e “aonde”, apresento mais exemplos:

    • “Aonde você vai?” Neste caso há o sentido de destino, expresso pelo verbo ir. ( movimento)

    • “Onde você mora?” Nesta frase o significado expressa a ideia de local fixo, moradia, justificando o uso do advérbio onde

     

     A sequência “aos que” (l.13) poderia ser substituída, sem prejuízo do sentido e da correção gramatical do texto, por àqueles que. ( certo)

     A, OS, AS quando antecedem o QUE são pronomes demonstrativos e podem ser substituídos por AQUELE(S), AQUELA(S), AQUILO. 

    o verbo estender é um verbo transitivo indireto e exige a preposição A, por esse motivo deve-se por o acento grave em àqueles que

    Qualquer erro, avisem-me.