SóProvas


ID
5229586
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Utilize seu conhecimento acerca dos princípios básicos da Administração Pública e assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A- As condutas praticadas pelo Técnico Administrativo no exercício de suas funções não necessitam que sejam pautadas de acordo com a ética, com o bom senso, bons costumes e, principalmente, com a honestidade

    B A atividade administrativa deve ser exercida com tardança, fealdade, deficiência e prodigalidade.

    CA atuação da Administração Pública possui cunho impessoal. Não pode, em nenhuma hipótese, o agente público

    proporcionar tratamento diferenciado, objetivando privilegiar determinados indivíduos.

    D-A atuação da Administração Pública, em regra, deve ser sigilosa. ( A REGRA É APUBLICIDADE DOS ATOS, A EXCEÇÃO É O SIGILO)

  • Gabarito: Letra "C"

    A atuação da Administração Pública possui cunho impessoal. Não pode, em nenhuma hipótese, o agente público proporcionar tratamento diferenciado, objetivando privilegiar determinados indivíduos.

    Fundamento: Art. 37. CF - A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte...

  • A questão exige conhecimento acerca dos princípios administrativos e pede ao candidato que assinale o item correto. Vejamos:

    a) As condutas praticadas pelo Técnico Administrativo no exercício de suas funções não necessitam que sejam pautadas de acordo com a ética, com o bom senso, bons costumes e, principalmente, com a honestidade.

    Errado. O princípio da moralidade exige a observância da boa-fé, da honestidade, lealdade, probidade e padrões éticos no trato da coisa pública e da Administração Pública e não o contrário. 

    b) A atividade administrativa deve ser exercida com tardança, fealdade, deficiência e prodigalidade.

    Errado. A Administração Pública assiste o princípio da eficiência, que objetiva o controle de resultados na Administração Pública. Neste princípio se encontram os seguintes valores: qualidade, economicidade, produtividade, redução de desperdícios etc.

    c) A atuação da Administração Pública possui cunho impessoal. Não pode, em nenhuma hipótese, o agente público proporcionar tratamento diferenciado, objetivando privilegiar determinados indivíduos.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. A banca trouxe o princípio da impessoalidade, que preza pela imparcialidade na defesa do interesse público, com o objetivo de impedir privilégios e perseguições, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades. 

    d) A atuação da Administração Pública, em regra, deve ser sigilosa.

    Errado. Exatamente o oposto: a atuação da Administração Pública deve ser respeitar o princípio da publicidade, que objetiva a divulgação oficial dos atos administrativos. A função deste princípio é garantir a transparência no trato da coisa pública e de a sociedade ter acessos às informações de interesse público.

    Gabarito: C

  • Tive dúvida, quanto a questão de tratamento diferenciado na Administração Pública. Todavia, meu entendimento é :

    a- Cabe tratamento diferenciado, pois é uma forma de proporcionar um tratamento isonômico.

    b- não cabe privilégio, pois há aversão a privilégios em um regime democrático.

  • CF. Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:       

    x

    Lei 8.429/92 - Lei de Improbidade Administrativa

     

    Art. 4° Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos. (LIMP)  

    DICA:

    NA 8429, A LIMPEZA NÃO É EFICIENTE

    LEGALIDADE

    IMPESSOALIDADE

    MORALIDADE

    PUBLICIDADE

  • Tardança = demora.

  • GABARITO: C

    Pessoal, como alguns marcaram a alternativa A? "As condutas praticadas pelo Técnico Administrativo no exercício de suas funções não necessitam que sejam pautadas de acordo com a ética, com o bom senso, bons costumes e, principalmente, com a honestidade". Quer dizer que no entendimento de vocês o técnico adm, no exercício de suas funções deve ser antiético, não ter bom senso, não respeitar os bons costumes e faltar com a verdade? É óbvio que não, o que a Administração Pública precisa é cada vez mais de servidores que respeitem os princípios constitucionais e atuem de forma ética, honesta e transparente. Obs.: espero que vocês tenham passado batido pela palavra "não".

    Ademais, sobre a alternativa D: a regra da adm é a publicidade dos atos (transparência) e o sigilo é exceção.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não podes desistir.

  • Questão mal feita.

    A atuação da Administração Pública possui cunho impessoal. Não pode, em nenhuma hipótese, o agente público proporcionar tratamento diferenciado, objetivando privilegiar determinados indivíduos.

    SUBJETIVO FALAR ISSO, TENDO EM VISTA A EQUIDADE.

  • Questão mal formulada. Equidade também é uma forma de tratar os desiguais na medida de suas desigualdades.

  • atender um pcd antes é oq ?!

  • Para mim, todas estao erradas, mas marquei a C assim mesmo.

  • EM NENHUMA HIPÓTESE ??? ENTÃO UM AGENTE ADMINISTRATIVO NÃO PODE DA UMA SENHA PREFERENCIAL ??

  • Cravar regra absoluta no Direito é um tanto incomum, embora princípio não anula princípio, podem ser sopesados. Questão pode ser resolvida por eliminação, mas ao meu ver todas estariam erradas!

  • DISCORDO DO GABARITO

    ONDE FICA A ISONOMIA? CLARO QUE HÁ SIM UM TRATAMENTO DIFERENCIADO PARA QUE TODOS SEJAM IGUAIS

  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    que viagem essa C

  • Marco, a frase é uma metáfora sobre a vida humana. É possível reproduzir toda ela trocando os termos referentes a humanidade. Se a B estivesse errada, como você aponta, então todas as alternativas estariam erradas. Basta ler o texto completo que acompanha o segumento.

    Vamos reescrever a frase trazendo a metáfora mais próxima à realidade.

    "A laranjeira não existe para dar laranja, existe para produzir e espalhar sua própria semente. a fruta não é o objetivo da planta frutífera, é o que ela usa para carregar suas sementes, é o seu estratagema".

    Agora vamos reescrever, utilizano os termos propostos.

    "O ser humano não existe para ter filhos, existe para reproduzir e espalhar seu espermatozóide e óvulo (acho, acho que seria mais adequado espalhar seus genes). O filho não é o objetivo do ser humano, é o que ele usa para carregar seus genes, é a sua estratégia/estratagema."

    Não há qualquer menção à beleza, nesse caso. Estratagema e beleza física não guardam qualquer semelhança.