SóProvas


ID
5236168
Banca
STATUS
Órgão
Sescoop - BA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Caio, professor de ioga, residente no Município XPTO, estava com viagem programada para passar quatro dias no Caribe. Ocorre que Caio não tinha com quem deixar o seu cachorro Toby. Para solucionar o problema, Caio resolveu chamar uma cuidadora de animais, para cuidar de Toby esporadicamente pelo período em que estivesse fora. Antes de viajar, o professor deixou Toby escapar pelo portão, e o mesmo atacou um adolescente de 16 anos que passava pela rua com lanches para entrega. Além dos ferimentos sofridos pelo adolescente, o mesmo perdeu todas as entregas que carregava de bicicleta, pois os pacotes caíram no chão. Como Caio deixou Toby escapar, e não há culpa exclusiva da vítima, tampouco força maior, é correto dizer que, nos termos da legislação civil:

Alternativas
Comentários
  • Qual a necessidade da primeira parte do texto, sobre a viagem e sobre a cuidadora? kkkkk

  • Art. 936, CC. O dono, ou detentor, do animal ressarcirá o dano por este causado, se não provar culpa da vítima ou força maior.

    Parêntese: e a cuidadora de animais? E a viagem ao Caribe? E daí que ele é professor de yoga e mora no município XPTO? E daí que o entregador tinha 16 anos? Qual foi a necessidade de mencionar tudo isso? kkkkk...

  • GABARITO: A

    Art. 936. O dono, ou detentor, do animal ressarcirá o dano por este causado, se não provar culpa da vítima ou força maior.

  • Esse enunciado tá parecendo ensino médio, cheio de informações que não servem para nada.
  • A fim de encontrarmos a alternativa correta, iremos analisar cada uma das assertivas a seguir:

    A) A questão é sobre responsabilidade civil.

    Aplicaremos, aqui, o art. 936 do CC: “O dono, ou detentor, do animal ressarcirá o dano por este causado, se não provar culpa da vítima ou força maior". Estamos diante da responsabilidade civil por fato ou guarda de animal. É do dono ou detentor do animal que causar dano o ônus de provar que o fato ocorreu por culpa da vítima ou força maior.

    Flavio Tartuce é um dos defensores de que, nessa situação, a responsabilidade civil será objetiva, mesmo diante da falta de menção expressa à responsabilidade sem culpa, como acontece com o art. 933 do CC. Assim, se o cão ataca uma pessoa, ficará o dono do animal responsável pela reparação, respondendo de forma objetiva, sendo que a indenização será medida, em regra, pela extensão do dano (TARTUCE, Flavio. Manual de Responsabilidade Civil: Volume único. São Paulo: Método 2018. p. 182).

    Em consonância com o seu entendimento, temos o Enunciado 452 do CJF: “A responsabilidade civil do dono ou detentor de animal é objetiva, admitindo-se a excludente do fato exclusivo de terceiro".

    No caso do enunciado, Caio autuou com culpa, ao deixar o animal escapar pelo portão. Correta;

     
    B) Caio responderá, por força do art. 936 do CC. Incorreta;


    C)  Responderá por todos os danos causados. Incorreta;


    D) Caio responderá, por força do art. 936 do CC. Incorreta.







    Gabarito do Professor: LETRA A