- 
                                Gabarito A.   “Nenhum bem pode fundamentar-se na força, mesmo que a força fosse divina.”   “fosse” deve ser substituído por “seja”.   Aqui temos uma ideia de hipótese PODE/SEJA   Onde houver trevas que eu leve a LUZ! 
- 
                                Erro da letra "e": Se a locução vier precedida de palavra atrativa, o pronome não pode ficar no meio dos verbos; ficará, sempre, nos extremos da locução.  
- 
                                Fiquei em dúvida entre as as alternativas A e D   D) Conjunção Concessivas: Embora, ainda que, conquanto, apesar de, mesmo que 
- 
                                GABARITO A    pode fundamentar-se ( verbo no presente do indicativo "pode"   "seja"  presente do subjuntivo    correlação verbal  perfeita em que indica uma hipótese/possibilidade  
- 
                                Fosse= Pretérito Imperfeito. Pode(na primeira parte da frase)= PRESENTE do Indicativo Seja= PRESENTE do Subjuntivo.      
- 
                                Pra quem ficou com dúvida na letra D. EMBORA e MESMO QUE são conjunções concessivas. Se trocar uma por outra, fica a mesma coisa. 
- 
                                GABARITO - A Há uma falha na correlação verbal “Nenhum bem pode fundamentar-se na força, mesmo que a força fosse divina.” Nenhum bem  pode  (....)  seja    
 
- 
                                Nenhum bem pode fundamentar-se na força, mesmo que a força fosse divina.” 
 “fosse” deve ser substituído por “seja”. 
- 
                                a)“fosse” deve ser substituído por “seja”. (Gabarito)   b)“divina” deve ser substituído por “de Deus”. ( Errado)   c)“Nenhum” deve ser substituído por “Nem um”. (Errado)   d)“mesmo que” deve ser substituído por “embora”. ( Não deve, mas pode, pois são duas concessivas)   e)“fundamentar-se” deve ser substituído por “se fundamentar”.(Não deve, mas pode, pois o uso da ênclise é facultativo em verbos no infinitivo) 
- 
                                Trata-se de uma locução verbal formada por verbo auxiliar (PODE) + infinitivo (FUNDAMENTAR). A frase não se inicia por verbo, dessa forma podemos colocar o pronome átono das seguintes formas:    Nenhum bem pode fundamentar-se na força (ênclise ao verbo principal - como esta na questão);   Nenhum bem pode se fundamentar na força (Próclise ao verbo principal );   Nenhum bem se pode fundamentar na força (Próclise ao verbo auxiliar ).   
- 
                                Foco na Missão Guerreiros... que aprovação é certa!!! 
- 
                                GABARITO A É só repetir a frase em voz alta. Há um erro claro na conjugação do verbo: “Nenhum bem pode fundamentar-se na força, mesmo que a força fosse divina.”    O verbo estaria certo se a frase fosse: Nenhum bem PODERIA fundamentar-se na força, mesmo que a força FOSSE divida.   
- 
                                ''..., mesmo que a força seja divina''   explicando de uma forma mais fácil:   - Atente-se que essa ''força'' está agindo no momento. Ela está ali, naquela hora. Então não poderá usar o verbo no sentido de passado
 
- 
                                D) pode ser substituído por " mesmo que", mas não há obrigatoriedade.
                            
- 
                                #RumoPC-PB 
- 
                                Questões como essa, eu sempre leio a frase... Não olho as alternativas, e volto a reescrever a frase com minhas palavras... No caso da questão, de casa eu encontrei a resposta sem nem ver as alternativas... "Não troque juizo com questões da FGV" 
- 
                                os verbos devem está no mesmo TEMPO verbal (TEMPO verbal e diferente de MODO verbal)..... pode: presente do indicativo..... fosse: pretérito imperfeito do indicativo.....neste modo os dois verbos estão no mesmo MODO verbal mas não no mesmo TEMPO, para sanar isso é preciso trazer o verbo fosse -> seja... seja: presente do subjuntivo, Mas repare que agora seja e pode estão no mesmo TEMPO verbal que é o presente!
                            
- 
                                erro da letra D está em dizer que DEVERIA. e como são duas conseçoes, PODERIIIAAAAAAAA e não deveria. 
- 
                                De cara você eliminaria a C .   A "D" mesmo que= embora são conjunção subordinada concessiva.. ( Note que na frase é uma adversidade, logo está correto "mesmo que")   Letra E ênclise no infinitivo então tá correta ( E a questão pedi o erro)   Cê ficaria entre "a" e "b", logo fica fácil marca letra A   #Rumopmce 
- 
                                Na alternativa E o verbo está no infinitivo e com um advérbio como fator atrativo, tornando se opcional o uso da próclise ou ênclise. 
- 
                                Vi algumas pessoas dizendo que o erro da letra D é que o examinador colocou DEVERIA ao invés de PODERIA.   Não tem nada a ver, gente! Veja, mesmo se estivesse PODERIA a alternativa D também estaria errada.   A questão está pedindo o ERRO da frase. Se substituíssemos o MESMO QUE por EMBORA esse fragmento continuaria certo.   O erro da frase está na correlação verbal entre os tempos dos verbos PODE e FOSSE.   O correto seria assim: PODE -> SEJA PODERIA -> FOSSE     GABARITO LETRA A   Bons Estudos! 
- 
                                O assunto é de Correlação verbal, que é a uniformidade entre tempos e modos verbais num período composto por subordinação.   Pelo fato da primeira oração ser no presente, a segunda deve manter a correlação. No caso presente do subjuntivo. 
- 
                                Cd os cara da PM?kkkk agora perdeu a graça, os cara não tão comentando mais kkk 
- 
                                kkkkkk jurava que ela a E, por motivos no qual desconheço: brincadeira... pensei que aquele "pode" fosse atrativo, viajei, eu sei.    
- 
                                FGV gosta tanto de verbos que todas as questões de crase tem a ver com regência verbal 
- 
                                Pode= Presente do indicativo Seja= Presente do Subjuntivo 
- 
                                Aqui nós temos um erro na correlação do TEMPO verbal ---> pode (presente) / fosse (passado). 
- 
                                m 02/08/21 às 12:15, você respondeu a opção B. ! Você errou!Em 21/07/21 às 14:56, você respondeu a opção A. Você acertou!Em 25/06/21 às 09:38, você respondeu a opção A. Você acertou!Em 25/06/21 às 09:37, você respondeu a opção A. Você acertou!Em 25/06/21 às 09:36, você respondeu a opção E. ! Você errou!   
- 
                                
                            
- 
                                “fosse” deve ser substituído por “seja”. 
- 
                                fui eliminando as falsas e me restou a que poderia ser a verdadeira 
- 
                                "Mesmo que" traz um sentindo de concessão, logo, o verbo deveria sinalizar uma hipóteses: mesmo que = fosse.   GAB: A. 
- 
                                Pra não zerar. 
- 
                                será que dá pra passar num concurso sem saber português? tô me sentindo analfabeta
                            
- 
                                nunca foi tao fácil 
- 
                                Vai por eliminação... 
- 
                                Antes, eu tinha medo das questões da CESPE. Agora? FGV viu, eu realmente não sei o que essa banca quer rsrsrs 
- 
                                Não é possível que alguém marcou a Letra E, não faria sentido nenhum gente, Letra A sem dúvidas.
                            
- 
                                Fiquei até com medo de responder!  
- 
                                Galera, há algumas semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores. Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações; Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo; E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração; Dicas e métodos de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial “FAÇA DIFERENTE” SEREMOS APROVADOS! 
- 
                                ATENÇÃO: Alguns comentários equivocados quanto a alternativa "e"    O comando da alternativa diz "deveria ser substituído" remetendo que a colocação pronominal que o comando da questão diz está errada. Mas vamos analisar:   Nenhum bem pode fundamentar-se na força >> ênclise com "fundamentar" (verbo principal da locução) ✅ Alternativa e: Nenhum bem pode se fundamentar na força >> próclise com "fundamentar" (verbo principal da locução) ✅   Logo: Ambas as formas estão corretas, logo a palavra deveria torna a alternativa errada. Se estivesse a palavra poderia estaria então correta a alternativa. Mas, por quê?    Veja as formas corretas da colocação pronominal nessa locução verbal   Nenhum bem pode fundamentar-se na força >> enclise com "fundamentar" (verbo principal da locução) ✅ Nenhum bem pode se fundamentar na força >> próclise com "fundamentar" (verbo principal da locução) ✅ Nenhum bem se pode fundamentar na força >> próclise com "pode" (verbo auxiliar da locução) ✅ Nenhum bem pode-se fundamentar na força >> enclise com "pode" (verbo auxiliar da locução) ❌   Logo, não se pode usar enclise com verbo auxiliar quando houver atrativo de próclise.    Em locução verbal o POA só pode estar no meio sem o hifen (-) >> Grava assim    
- 
                                pcrj alguém??
                            
- 
                                Questão de correlação verbal : O PRESENTE DO INDICATIVO -----  CORRELACINA COM : PRESENTE DO SUBJUNTIVO  (dica: coloca MARIA QUER QUE EU seja ..) Futuro do Presente do Indicativo         
- 
                                Há entendi.... O erro está no tempo verbal da palavra "pode" e "fosse". Errei mas agora entendi!   
- 
                                Presente indicativo para presente do subjuntivo.    
- 
                                É necessária a correlação verbal.   Futuro do pretérito X pretérito imperfeito do subjuntivo           ''Ria''                                      ''sse'' 
- 
                                a. V Correlações verbais permitidas: 1) PRESENTE DO INDICATIVO + PRESENTE DO SUBJUNTIVO  (QUE = presente do subjuntivo) “Nenhum bem PODE fundamentar-se na força, mesmo QUE a força SEJA divina.”   2) FUTURO DO PRETÉRITO DO INDICATIVO + PRETÉRITO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO (RIA SSE) “Nenhum bem PODERIA fundamentar-se na força, mesmo que a força FOSSE divina.”   e) F  Em locução verbal o POA só pode estar no meio sem o hífen  Nenhum bem pode se fundamentar na força ✅ Nenhum bem pode fundamentar-se na força✅ 
- 
                                tão fácil que desconfiei... 
- 
                                “Nenhum bem pode fundamentar-se na força, mesmo que a força fosse divina.”   A) “fosse” deve ser substituído por “seja”.   - correto, fosse = passado
- seja = presente, que concorda com o tempo verbal da frase
   C) “divina” deve ser substituído por “de Deus”.   - não necessariamente estamos falando de uma divindade cristã, muita atenção
   D) “Nenhum” deve ser substituído por “Nem um”.   - nenhum = pronome
- nem um = numeral
   D) “mesmo que” deve ser substituído por “embora”.   - ficaria igual, pois ambas são concessivas
   E) “fundamentar-se” deve ser substituído por “se fundamentar”.   - fundamentar-se = eu ter base em algo, ex.: temos que fundamentar-se nas questões da banca FGV 
- se fundamentar = eu colocar alguma coisa sobre algo, ex.: a casa se fundamentou sobre a rocha