SóProvas


ID
5248390
Banca
APICE
Órgão
DPE-PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir para responder a questão. 


O que é a 'cultura de cancelamento' Mariana Sanches - @mariana_sanches - Da BBC News Brasil em Washington - 25 julho 2020 (adaptado) 


O movimento hoje conhecido como "cultura do cancelamento" começou, há alguns anos, como uma forma de chamar a atenção para causas como justiça social e preservação ambiental. Seria uma maneira de amplificar a voz de grupos oprimidos e forçar ações políticas de marcas ou figuras públicas.

Funciona assim: um usuário de mídias sociais, como Twitter e Facebook, presencia um ato que considera errado, registra em vídeo ou foto e posta em sua conta, com o cuidado de marcar a empresa empregadora do denunciado e autoridades públicas ou outros influenciadores digitais que possam amplificar o alcance da mensagem. É comum que, em questão de horas, o post tenha sido replicado milhares de vezes.

O cancelamento (da cultura) é diferente da trollagem típica de internet, eventualmente com insultos coordenados, frequente em disputas de opinião entre usuários das redes. O "cancelamento" é um ataque à reputação que ameaça o emprego e os meios de subsistência atuais e futuros do cancelado. Extremamente frequente nos Estados Unidos, ela hoje abate personalidade, mas também anônimos.

Na passagem: “Funciona assim: um usuário de mídias sociais, como Twitter e Facebook, presencia um ato que considera errado, registra em vídeo ou foto e posta em sua conta”, o uso dos dois pontos se justifica porque:

Alternativas
Comentários
  • O uso dos dois-pontos

    1. Emprega-se o sinal de dois pontos antes ou depois de uma Enumeração;
    2. Emprega-se o sinal de dois pontos para introduzir Citações;
    3. Emprega-se o sinal de dois pontos para introduzir Explicações;
    4. Emprega-se o sinal de dois pontos para introduzir um Aposto ou uma Oração Subordinada Substantiva Apositiva;
    5. Emprega-se o sinal de dois pontos para isolar Vocativos em correspondências.

    No excerto, temos um exemplo de enumeração sequencial de ações que um usuário comete.

    “Funciona assim:

    1. um usuário de mídias sociais, como Twitter e Facebook,
    2. presencia um ato que considera errado,
    3. registra em vídeo ou foto e
    4. posta em sua conta”.

    Fonte: PDF Direção Concursos, Prof. José Maria.

    Gab. B

  • Fiz minha primeira denúncia no QC. Para Braulio Angra:

    "Acho que esse tipo de comentário deveria ser proibido, pessoas assim deveriam ser bloqueadas. Porque postam essas propagandas repetidas em todas as questões, e esse povo usa uma técnica, postam mais em questões que não tem comentários.

    Eu por exemplo só respondo questões com algum comentário, já deixo filtrado para aparecer algum colega comentando a questão, aí quando vou olhar é o espertão só tentando fazer propaganda. 

    Sem contar que só atrapalha nos estudos, enche de lixo a caixa de comentários.

    Na minha avaliação, uma das coisas que torna o QC especial e vence de goleada todos os outros sites é justamente esse engajamento nas questões pelos próprios estudantes.

    Acho que seria muito simples fazer essas propagandas no próprio perfil, ou em outros lugares."

  • Essa é uma questão sobre o uso dos dois pontos atrelado à interpretação textual.

     No caso em questão, temos uma anunciação de algo em “Funciona assim". Logo em seguida, tendo em vista a presença dos três verbos (presencia, registra e posta), podemos concluir que os dois pontos estão cumprindo uma de suas principais finalidades – introduzir uma enumeração. Nesse caso, trata-se de uma enumeração de ações (um usuário presencia algo, registra de certa forma e publica em sua conta). Logo, percebe-se que, entre as alternativas, a única que se adéqua a esse contexto é a opção B.

    Gabarito do professor: Letra B.