SóProvas


ID
5250781
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Tunápolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A alternativa que corresponde corretamente a citação a seguir é:
“Palavra ou expressão que representa a pessoa ou coisa personificada, a quem nos dirigimos diretamente: Paulo, onde está você?”

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: (B) >> no excerto "Paulo, onde está você?, "Paulo" é o vocativo (pessoa ou coisa a quem se dirige o interlocutor).

    O vocativo deve vir, sempre, isolado por vírgulas. Exemplo:

    • Meu Deus, o que eu faço?

    • Sim, senhor!

    • Fique, menino, aqui.

  • GABARITO - B

    Vocativo = chamado

    Uma interpelação ou invocação de uma pessoa (interlocutor).

    ex: Menino, estude!

    Bons estudos!

  • Vocativo é um termo que não possui relação sintática com outro termo da oração.

    Não pertence, portanto, nem ao sujeito nem ao predicado. É o termo que serve para chamar, invocar ou interpelar um ouvinte real ou hipotético.

    Por seu caráter, geralmente se relaciona à segunda pessoa do discurso.

    Veja os exemplos:

    Não fale tão alto, Rita!

    Vocativo

    Senhor presidente, queremos nossos direitos!

    Vocativo

    Fonte: Só português.

    Bons Estudos!

  • A questão é de sintaxe e quer saber a classificação sintática do termo destacado em “Palavra ou expressão que representa a pessoa ou coisa personificada, a quem nos dirigimos diretamente: Paulo, onde está você?”. Vejamos: 

     .

    A) Verbo.

    Errado. Lembrando que "verbo" é classificação morfológica e não sintática.

    Verbo: palavra variável que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. O verbo é palavra indispensável na organização do período. Dentre as classes de palavras, o verbo é a mais rica em flexões. Com efeito, o verbo reveste diferentes formas para indicar a pessoa do discurso, o número, o tempo, o modo e a voz. Ao conjunto ordenado de flexões ou formas de um verbo dá-se o nome de conjugação. São três os tempos verbais: presente, pretérito (= passado) e futuro. Os modos do verbo são três: indicativo, subjuntivo e imperativo. São formas nominais do verbo: infinitivo, gerúndio e particípio

     .

    B) Vocativo.

    Certo. "Paulo" é um vocativo, ou seja, um chamamento.

    Vocativo é o termo (nome, título, apelido) usado para chamar ou interpelar a pessoa, o animal ou a coisa personificada a que nos dirigimos. Sempre vem isolado do resto da frase. É um “chamamento”, uma “invocação” com entoação exclamativa.

    Ex.: Professor, gostaria que o senhor repetisse a explicação!

     .

    C) Aposto.

    Errado.

    Aposto é uma palavra ou expressão que explica ou esclarece, desenvolve ou resume outro termo da oração. Vem isolado na frase, podendo vir separado por vírgulas, parênteses, travessões ou dois pontos. Pode ser: explicativo, enumerativo, especificativo, recapitulativo, distributivo e comparativo.

     .

    D) Adjunto adnominal.

    Errado.

    Adjunto adnominal: é ligado diretamente ao substantivo (concreto ou abstrato) procurando caracterizá-lo, determiná-lo ou individualizá-lo. São representados por artigo, numeral, pronome, adjetivo e locução adjetiva.

    Ex.: Os cinco melhores estudantes passaram. (“os” é artigo, “cinco” é numeral, “melhores” é adjetivo, “estudantes” é o substantivo e o núcleo do adjunto adnominal)

     .

    Gabarito: Letra B