SóProvas


ID
5254621
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Pedrão - BA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 01

O texto abaixo servirá de base para responder a questão.


SERENIDADE E DISCRIÇÃO NA CALMARIA DA ALMA

(1º§) Optei pelo silêncio e me mantenho em silêncio. Parei de falar quando percebi que ninguém estava disposto a me ouvir. Daí, então, passei a me sentir mais tranquilo, não somente pelo silêncio da voz, mas pelo silêncio interior. Juntei os dois para entender os outros na forma incrível de falação.

(2º§) Optei pelo silêncio, pois vejo a importância de recatar o que eu sou no que sinto e naquilo que faço. O falar é a prata das emoções, enquanto o calar representa o ouro no peso do seu quilate, logo, tem maior valor.

(3º§) Parei de me importar quando silenciei, pois percebi que milhares de bobagens são desprezíveis para quem se ocupa com o que há de maior valor para os humanos. Parei de dar meu máximo para quem não me dava nem o mínimo. Parei de verdade!

(4º§) Optei pelo silêncio e me mantenho em silêncio. Simplesmente parei de dar meu melhor para as pessoas que não mereciam nem parte disso. Parei de me importar com aqueles que demonstraram viver bem sem meu carinho. Escolhi parar. Acredite! Saiba que foi a melhor escolha que eu poderia ter feito.

(5º§) Parei de me importar quando silenciei. Não acumulei mágoas nem rancores vis, porque está longe de mim guardar sentimentos amargos, por isso parei. Pare com a ideia de que não pode parar.

(6º§) Ao parar de escolher quem na verdade nunca me escolheu, comecei a refletir mais e a ouvir a voz do meu coração. Pare e reflita! Busque edificar sua sabedoria!

(https://www.pensador.com/frase/MTc4NzMzOQ/) -

(Acesso 13.05.2021) (Texto adaptado) -


https://www.pensador.com/frase/MTc4NzMzOQ/

Sobre o período: "O falar é a prata das emoções, enquanto o calar representa o ouro no peso do seu quilate, logo, tem maior valor", marque a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    JUSTIFICATIVA: O enunciado solicitou a incorreta e analisando a assertiva não se identifica a solicitação de preposição por nenhum verbo, desconfigurando-se a regência verbal invocada pela banca.

    A) Há encontros consonantais em: prata, representa, etc.

    Há encontros vocálicos em: enquanto.

    Há dígrafo em: quilate.

    B) Sim, verifica-se comparação implícita sem o uso de contectivos de comparação.

    D) Derivação imprópria caracterizada pela troca de classe gramatical dos verbos "falar" e "calar" com o uso dos artigos masculinos definidos "O", tornando os referidos verbos em substantivos.

  • Esta questão aborda diversos assuntos, já que a banca pedia que o candidato identificasse a alternativa cuja informação sobre o período destacado no enunciado está incorreto. Assim, deve-se analisar uma a uma as opções.

    A letra A está correta, pois, no período a ser analisado, temos exemplos de encontros consonantais (prata/representa), de encontros vocálicos (ouro/seu) e de dígrafos (enquanto/enquanto/quilate). A letra B também é certa, pois o substantivo prata, que designa um metal, no contexto da oração, passa a representar o valor do falar, subvertendo seu sentido originário.

    Já na letra C temos um equívoco, já que, embora haja contrações prepositivas no trecho destacado (no = em+o / do = de+o), elas não podem ser impostas por regência verbal pelo simples fato de que, no excerto destacado, simplesmente não há nenhum verbo.

    Em D, tudo está correto, já que os sujeitos das orações são “o falar" e “o calar", cujos núcleos são calar e falar respectivamente. Tais substantivos são formados por derivação imprópria, já que eles provêm dos verbos falar e calar, tornados substantivos quando antecedidos pelo artigo masculino “o". A derivação imprópria é caracterizada justamente pela formação de uma palavra a partir da mudança de sua classe gramatical. Logo, a informação contida em D está correta.

     Como a única informação errada está em C, é ela a alternativa que devemos marcar.

    Gabarito do professor: Letra C.