SóProvas


ID
5275303
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Tenório - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Feita a leitura do fragmento textual abaixo exposto, responda à questão.


As novas engrenagens do trabalho

Processos industriais com máquinas cada vez mais inteligentes requerem qualificação da mão de obra que as opera


[Comparar a atual rotina de um cidadão comum com a de alguém que viveu há apenas 30 anos mostrará significativas diferenças. Percebe-se isso nas transações bancárias, cada vez mais eletrônicas. Nas opções de para alugar ou assistir a um filme, hoje a um clique de nossas mãos, assim como na forma de se comunicar com outras pessoas, intensamente mais instantânea. ]* [Esse cenário denota a profunda transformação pela qual o mundo vem passando e que não dá sinais de terminar, com reflexos diretos no mercado de trabalho, como a extinção de diversas profissões e o surgimento de novas, em processo que só tende a se acelerar.]*

    

      Um estudo da consultoria McKinsey chamado Jobs lost, Jobs gained: workforce transitions in a time of automation (“Empregos perdidos, empregos conquistados: transições da força de trabalho em um momento de automação”), de 2017, projeta que 60% das ocupações terão pelo menos 30% de suas atividades automatizadas até 2030. As tarefas recorrentes e repetitivas são as primeiras da fila. São consideradas atividades mais operacionais e que exigem menor qualificação do trabalhador.

    

    Segundo pesquisa do fórum Econômico Mundial denominada The future of Jobs (“O futuro dos empregos”), de 2018, a previsão é de que 75 milhões de ocupações podem desaparecer em decorrência do avanço tecnológico. Em compensação, 133 milhões de postos devem ser criados, ainda que com outras características, já adaptados à nova divisão de trabalho entre homens e máquinas. (Isto É, 05/02/20)


**O 1ºparágrafo contempla dois tópicos, daí a demarcação dos blocos entre colchetes.

Nas frases abaixo transcritas, está em destaque o item gramatical “a”. Analise o contexto das três ocorrências, de modo a indicar sua classificação.


I- Comparar a atual rotina de um cidadão comum com a de alguém que viveu há apenas 30 anos mostrará significativas diferenças.

II- Percebe-se isso [...] Nas opções de para alugar ou assistir a um filme, hoje a um clique de nossas mãos, [...]

III- Esse cenário denota a profunda transformação pela qual o mundo vem passando [...]


A classificação CORRETA do elemento é, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

  • I- Comparar a atual rotina de um cidadão comum com a de alguém que viveu há apenas 30 anos mostrará significativas diferenças.

    --> Pronome demonstrativo para a maioria dos gramáticos (= com a/aquela de alguém); artigo definido para Bechara [acredita-se que há um substantivo implícito "com a rotina de alguém").

    II- Percebe-se isso [...] Nas opções de para alugar ou assistir a um filme, hoje a um clique de nossas mãos, [...]

    --> Preposição "a" oriunda da regência do verbo "assistir" no sentido de ver.

    III- Esse cenário denota a profunda transformação pela qual o mundo vem passando [...]

    --> Artigo definido. Nesse sentido, o verbo "denotar" exige complemento sem preposição (Objeto direto), logo o "a" é um artigo definido.

    Gab: D

  • Alternativa D

    O vocábulos "a, as, os ,as" serão pronomes demonstrativos quando puderem ser substituídos por 'este, esta, isto, esse, essa, isso, aquele, aquela ou aquilo"

    O "a" como preposição é uma palavra invariável que liga dois termos de uma frase e mostra a dependência existente entre ambos.

    O "a" como artigo, é uma palavra variável em gênero e número que, posta antes de um substantivo, o determina.

  • GABARITO D

     DICA: QUANDO O "A" ANTECEDE UM VERBO ELE É SEMPRE PREPOSIÇÃO!

    ____________________________

    PARA NÃERRAR:

    EX: Nós apreciamos a lingua portuguesa

    PERGUNTE: Nós apreciamos O QUE? A LÍNGUA PORTUGUESA  LOGO: ARTIGO!!!!

    ____________________________

    EX: Ela estava cheirando a cal e a tinta

    PERGUNTE: Ela esta cheirando A QUE? OU A QUEM? A CAL E A TINTA   LOGO: PREPOSIÇÃO!!!!

  • A questão é de morfologia e quer saber a classificação morfológica dos elementos destacados abaixo. Vejamos:

     .

    I- Comparar a atual rotina de um cidadão comum com a de alguém que viveu há apenas 30 anos mostrará significativas diferenças.

    II- Percebe-se isso [...] Nas opções de para alugar ou assistir a um filme, hoje a um clique de nossas mãos, [...]

    III- Esse cenário denota a profunda transformação pela qual o mundo vem passando [...]

     .

    A) pronome demonstrativo, artigo e preposição.

    Errado.

    Pronomes demonstrativos: indicam, no espaço e no tempo, a posição de um ser em relação às pessoas do discurso. São eles: este(a)(s), isto, esse(a)(s), isso, aquele(a)(s), aquilo, aqueloutro(a)(s), mesmo(a)(s), próprio(a)(s), tal, tais, semelhante(s).

     .

    Artigo: é a palavra que se antepõe ao substantivo para determiná-lo, definindo ou indefinido o ser nomeado por esse substantivo. Dividem-se os artigos em definidos e indefinidos.

    Artigos definidos: determinam de forma precisa os substantivos. São eles: o, a, os, as.

    Artigos indefinidos: indeterminam os substantivos, caracterizando-os de forma vaga, imprecisa e generalizada, sem particularizar e individualizar pessoas, objetos ou lugares. São eles: um, uma, uns, umas.

     .

    Preposição: palavra invariável que une dois termos de uma oração, subordinando um ao outro, de tal modo que o sentido do primeiro (antecedente) é explicado ou completado pelo segundo (consequente). Ex.: Concordo com você.

    As preposições essenciais são: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, pe r, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

     .

    B) pronome oblíquo, preposição e artigo.

    Errado.

    Pronomes pessoais: substituem os substantivos, indicando as pessoas do discurso (1ª pessoa: aquele que fala; 2ª pessoa: aquele com quem se fala; 3ª pessoa: aquele de quem se fala).

    Pronomes pessoais do caso reto: exercem a função sintática de sujeito da oração. São eles: eu, tu, ele, nós, vós, eles. Ex.: Eu tenho estudado muito.

    Pronomes pessoais do caso oblíquo: exercem a função sintática de complemento nominal, complemento verbal (objeto direto ou indireto), agente da passiva, adjunto adnominal ou adverbial, sujeito de uma oração reduzida. Podem ser átonos (não antecedidos de preposição): me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes; ou tônicos (precedidos por preposição): mim, comigo, ti, contigo, ele, ela, si, consigo, nós, conosco, vós, convosco, eles, elas. Ex.: Entregou-me a encomenda. (complemento do verbo "entregar")

     .

    C) artigo, artigo e artigo.

    Errado.

     .

    D) pronome demonstrativo, preposição e artigo.

    Certo. O primeiro "a" é pronome demonstrativo e equivale a "aquela" (= Comparar a atual rotina de um cidadão comum com aquela de alguém que viveu...). O segundo "a" é uma preposição exigida pelo verbo "assistir" (quem assiste, assiste A alguma coisa). O terceiro "a" é artigo definido e determina o substantivo "transformação".

     .

    E) artigo, preposição e preposição.

    Errado.

     .

    Gabarito: Letra D