SóProvas


ID
5295622
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pandemia reverte progressos na igualdade de gênero


    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

   Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.

    Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos.

    A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro.

    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.

   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres.

    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.

    Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.

    Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.

    A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.

    Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.

    Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.


(Adaptado de: dw.com/pt-br)

Uma expressão verbal na voz passiva encontra-se em:

Alternativas
Comentários
  • Uma expressão verbal na voz passiva encontra-se em:

    d) “o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes”

    GAB. LETRA "D".

    ----

    O que é voz passiva?

    A voz passiva é a voz verbal que indica que o sujeito da oração sofre ou recebe determinada ação, em vez de praticá-la.

    A voz passiva analítica segue a seguinte estrutura: verbo auxiliar ser + verbo principal no particípio passado

    Verbo Impulsionar

    Particípio passado: impulsionado

  • Assertiva D

    “o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes”

  • gaba D

    na voz paSSiva ele reSSebe a ação, ele não a faz. (eu sei como escrever "receber", mas é licença poética"

    perceba que nas demais os verbos fazem a ação.

    as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram..

    As mulheres, segundo o relatório, representam....

    e assim por diante.

    agora na voz passiva, percebe-se que ele sofre a ação.

    o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado

    viu? ele não impulsiona, ele É impulsionado.

    _________________________________________

    canal no telegram com questões diárias, minemônicos & Dicas → https://t.me/aplovado

    pertencelemos!

  • Gab. "D"

    Lembrando: encontra-se na voz passiva analítica.

  • Gab D

    o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes”

    o declínio mundial na paridade de gênero = sujeito paciente

    foi impulsionado = verbo auxiliar + verbo particípio passado

    principalmente = adjunto adverbial

    pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes” = Agente da passiva

  • VOZ VERBAL (leia e nunca mais esqueça)

    Segundo a Adriana Figueiredo (2017), "[...] é aquela que indica a forma em que o verbo se encontra para mostrar a relação entre ele e o sujeito."

    ***

    Voz ativa: quando o sujeito pratica a ação verbal, age;

    Voz passiva analítica: quando o sujeito "reSSebe" a ação verbal;

    Voz reflexiva:quando o sujeito pratica e "reSSebe" a ação verbal.

    ***

    Analogia para fins didáticos: a cena do crime é o verbo. Dependendo de como está a cena do crime, percebe-se quem praticou (sujeito agente: voz ativa - O fulano matou sicrano) ou sofreu (sujeito paciente: voz passiva - O fulano foi morto pelo sicrano) o crime, ou até mesmo se praticou e sofreu (voz reflexiva: Fulano suicidou-se).

    Cuidado!!! Existe a voz passiva sintética (tudo que é sintético é mais resumido). Nesse caso, tem-se uma cena do crime mais enxuta, em que o objetivo é esconder (forma de impessoalizar, indeterminar o agente) o autor da ação na voz passiva (sem o agente da passiva), logo, será retirado o verbo auxiliar e surgirá uma partícula apassivadora (se). Tudo após o verbo com a partícula apassivadora, nesse tipo de voz, será sujeito paciente. Ex.: "Matou-se Getúlio".

    Obs.: não confundir esse SE com o índice de indeterminação do sujeito usado com verbos que não são do tipo VTD (transitivo direto) ou VTDI (transitivo direto e indireto).

    ***

    Estrutura da voz ativa: sujeito + verbo + complemento (objeto direto ou objeto direto e indireto). Lembrar: O SUV é um carro Completo.

    Estrutura da voz passiva analítica: sujeito (paciente) + verbo auxiliar (ser/ter/estar) + verbo principal (particípio: final ADO, IDO ou irregular, geralmente, final TO) + preposição (geralmente, forma contraída: por + o = pelo) + agente da passiva. Lembrar: O sujeito mexendo no APP do celular é o agente PASSos.

    Estrutura da voz passiva sintética: verbo (VTD ou VTDI) + se (partícula apassivadora) + sujeito paciente.

    Obs.: apesar do verbo ter transitividade direta, em voz passiva não há objeto direto (transforma-se em sujeito paciente).

    Estrutura básica da voz reflexiva: verbo (VTD ou VTDI) + pronome oblíquo chamado de pronome reflexivo (me-te-se-nos-vos-se).

    ***

    Ficou uma porcaria, né?! Mas o importante é consolidar esse fragmento na memória.

    ***

  • Item D correto.

    Primeiro procure o "se" nas alternativas, não encontrou? Então é voz passiva analítica.

    Procure os verbos ser ou estar + um verbo no particípio + a preposição por.

    Item D: "gênero foi impulsionado principalmente pelo"

  • GABARITO: letra D

    Voz Passiva Analítica: verbo ser/estar + verbo no particípio (ado/ido).

  • Certas informações têm que esta na bem fixada como a dessa matéria:

    P. Analítica: SER + PARTICÍPIO

    P. Sintética: VTD + SE

    #PPMG21

  • A questão pede que se encontre a voz passiva nas orações apresentadas. A voz ativa caracteriza-se pela ação direta exercida pelo sujeito de uma oração. A voz passiva, por outro lado, aparece quando a ação é exercida no sujeito.

    Alternativa A – Incorreta: Nessa opção, a voz é ativa. O sujeito “as consequências econômicas e sociais da pandemia” está exercendo a ação de “afetar” (o verbo da oração) o objeto “A ala feminina”. Portanto, não há voz passiva na oração.

    Alternativa B – Incorreta: Aqui, a voz também é ativa. O sujeito “As mulheres” exerce a ação de “representar” (verbo) o “um terço ou menos da força de trabalho” (objeto). Logo, não há voz passiva;

    Alternativa C – Incorreta: A voz passiva não se encontra nessa oração. A locução verbal “serão necessários” é requisitada pelo sujeito “257 anos”, que exerce a ação de necessitar, e é complementada pelo objeto indireto “para que a participação”;

    Alternativa D – Correta: Pode ser observada a voz passiva analítica quando temos “o declínio mundial na paridade de gênero” (sujeito) “foi impulsionado” (verbo auxiliar ser + verbo no particípio passado) “principalmente” (advérbio de modo) “pelo fraco desempenho[...]” (agente da passiva, o causador da ação).

    Gabarito: D

  • “o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes”

    VOZ DIRETA:

    O fraco desempenho nas grandes economias avançadas e emergentes impulsionou o declínio mundial na paridade de gênero .

    O fraco desempenho : sujeito

    Impulsionou o que? O declínio mundial (objeto direto) na paridade de gênero (não tenho certeza, mas creio que seja adjunto adnominal)

  • Há dois tipos de voz passiva - a analítica, formada pelos auxiliares SER, ESTAR e FICAR acompanhados de verbo principal no particípio; e a sintética ou pronominal, formada de verbo VTD ou VTDI acompanhado do SE partícula apassivadora.

    Na letra E, temos o auxiliar SER (foi) acompanhando o verbo principal IMPULSIONAR no particípio (impulsionado), o que configura a voz passiva do tipo analítica.

  • GABA- D

    A VOZ PASSIVA ANALÍTICA é a forma com o auxílio dos verbos "ser", "estar", "ficar" etc, seguidos do particípio do verbo principal (verbos terminados em DA,DO,DAS,DOS).

    Exemplos: O animal foi capturado pelo caçador armado.

    Seus carros haviam sido vendidos por ele

  • GAB. D.

    D) “o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes”

    VOZ PASSIVA ANALÍTICA --> foi (verbo SER) + impulsionado (PARTICÍPIO)

    __________________________________________________________________________________________________________

    VOZ PASSIVA: Somente me verbo transitivo direto (VTD) ou verbo Transitivo direto indireto (VTDI)

    PASSIVA ANALÍTICA : Verbo auxiliar (ser/estar/ir/ficar) + PARTICÍPIO

    PASSIVA SINTÉTICA: Verbo na 3º PESSOA + Partícula apassivadora "SE"

  • Eu procurei o verbo Ser + Particípio.

  • Para não errar VOZ PASSIVA sem ter de dominar o português.

    Vendem-SE vendADO e vendIDO

    Se tiver -SE, ADO(A) ou IDO(A) é voz passiva!

    Para passar você não precisa saber tudo; você precisa saber resolver o que cai.

  • Para não errar VOZ PASSIVA sem ter de dominar o português.

    Vendem-SE vendADO e vendIDO

    Se tiver -SE, ADO(A) ou IDO(A) é voz passiva!

    Para passar você não precisa saber tudo; você precisa saber resolver o que cai.

  • O fraco desenvolvimento da economia mundial impulsiona o declínio...

  • DIRETO NO PONTO:

    BIZU: Quando pedir VOZ PASSIVA, procure o verbo ser|estar + particípio.

    No caso da questão em analise: FOI + IMPULSIONADO

  • Resumo da bagaceira KKKKKK

    Se a questão é de voz passiva procure por locução verbal ou partícula SE (apassivadora).

    Detalhe : para ser uma PA o verbo só pode ser VTD ou VTDI !

    EX: Vendem-se casas (vender VTD)

    casas são vendidas (são vendidas > locução verbal )

    lembre-se: na voz passiva sempre faça a concordância (plural plural singular singular )

  • VOZ PASSIVA: Somente me verbo transitivo direto (VTD) ou verbo Transitivo direto indireto (VTDI)

    PASSIVA ANALÍTICA : Verbo auxiliar (ser/estar/ir/ficar) + PARTICÍPIO

    PASSIVA SINTÉTICA: Verbo na 3º PESSOA + Partícula apassivadora "SE"

  • GABARITO D

    “o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes”

    Formado pela estrutura VOZ PASSIVA ANALÍTICA

    SER/ESTAR + VERBO NO PARTICÍPIO