SóProvas


ID
5300035
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto (para a questão)

Água e saneamento na pandemia da COVID-19
   O enfrentamento da crise do Covid-19 impõe desafios sem precedentes e coloca administradores públicos e privados em mares ainda não navegados. Os governos têm sido obrigados a tomar decisões e dar respostas em velocidade muito alta e com informações muito limitadas. As primeiras medidas são no campo da saúde, para desacelerar o espalhamento e contaminação. Assim se pode ganhar tempo para desenvolver protocolos de tratamento e prevenção. Em seguida, os choques de oferta e de demanda produzidos pelas medidas de distanciamento social e isolamento exigem respostas rápidas para mitigar impactos econômicos. Nos países em desenvolvimento e economias emergentes, esses problemas são agravados pela falta de espaço fiscal. Em consequência, as respostas podem ser mais lentas, contribuindo para maior transmissão e maior letalidade, já agravadas pela menor capacidade de tratamento do sistema de saúde.
    Menos despesas com saúde e menor efetividade dos gastos produziram um quadro conhecido de sucateamento do sistema de saúde, menor volume de leitos hospitalares, escassez de médicos e – não menos importante – menor acesso a água, saneamento e higiene – em inglês, WASH (water, sanitation and hygiene). O Brasil se enquadra obviamente nessa descrição. Apesar do reconhecimento da prioridade do tema – desde 2016 se desenha e trabalha para aprovar um novo marco legal para o saneamento – os avanços tardam. Mas a crise não. E nos pega despreparados.
    Para além do tratamento, a prevenção é medida essencial para conter a disseminação do vírus. Nesse sentido, a Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que a melhor forma é manter bons hábitos de higiene, dentre eles lavar as mãos com água e sabão frequentemente. Nesse cenário de pandemia, fica ainda mais evidente como o setor WASH é de extrema importância para toda a população.
   Uma importante lição é que a comunicação deve ser definida pensando no público-alvo da mensagem. Apesar de vivermos em uma era digital, o que facilita a disseminação de informações, muitos ainda carecem de acesso à internet. Como exemplo de estratégias para garantir a efetividade da comunicação, no Camboja e na Costa do Marfim os governos elaboraram folders com histórias para as crianças e carros de som que veiculam mensagens para as áreas mais afastadas com informações sobre sintomas e formas de prevenção da doença.
   Encontrar coordenação é difícil. Temos visto isso no Brasil com casos de prefeitos e governadores determinando a suspensão das contas de energia elétrica, ou mesmo o fechamento de aeroportos, que são, por lei, competências da União. A coordenação e alinhamento de ações dos governos em suas diversas esferas é necessária em qualquer momento. E vital para uma tomada de decisão rápida, eficaz e eficiente em uma crise como a que vivemos.
Joisa Dutra e Juliana Smiderle
(Adaptado de: ceri.fgv.br/) 

“Assim se pode ganhar tempo para desenvolver protocolos de tratamento e prevenção” (1º parágrafo).
A palavra “assim” pode ser substituída, mantendo o sentido global da frase, pela seguinte expressão:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    "As primeiras medidas são no campo da saúde, para desacelerar o espalhamento e contaminação. Assim se pode ganhar tempo para desenvolver protocolos de tratamento e prevenção."

    Assim é uma conjunção conclusiva (F. Pestana). Veja que as autoras desenvolvem um pensamento e o concluem logo após: Você faz isso e, dessa maneira, terá isso.

    Outras conclusivas: "logo, portanto, por isso, pois, por conseguinte, então, em vista disso..."

    • Detalhe: "por conseguinte" é conjunção conclusiva. Não confunda com as consecutivas (tão..que, tanto...que etc.)

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • Assertiva C

    A palavra “assim” pode ser substituída = dessa maneira

  • CUIDADO!

    Esta questão é problemática.

    O dicionário Aulete registra a palavra "assim" em duas classes: "advérbio" e "conjunção conclusiva"; o Michaelis, idem; não obstante, provém de longa data, por motivos históricos, que a ABL (Academia Brasileira de Letras) é o órgão incumbido legalmente da tarefa de classificar os vocábulos, bem como de determinar sua escorreita grafia. Pois bem, em pesquisa breve ao Volp, editado pela Academia, ver-se-á que "assim" só se classifica em "advérbio". Inexiste outra função morfológica.

    Caro estudante, a ABL detém a derradeira palavra em relação a nosso idioma. Por conseguinte, ancore-se sempre no Volp: "assim", sob pena de colidir contra o órgão oficial, NÃO pode ser tomado por conjunção conclusiva, mas apenas advérbio. De todo modo, é nítido o valor conclusivo que ele encerra, não se contesta isso. Acontece, no entanto, que as locuções "dessa maneira" e "por essa razão" podem ambas indicar conclusão ou consequência. Uma ou outra fica a gosto do escritor. Tal fato legitima as duas últimas alternativas.

  • CUIDADO

    Há duplo gabarito e comentário que apenas chancela o apontado pela banca.

    Sem adentrar na questão apontada pelo Sr. Shelking, mas que devo dizer é pertinente, sobre a classificação morfológica do termo "assim", transcrevo abaixo o trecho a ser analisado:

    “Assim se pode ganhar tempo para desenvolver protocolos de tratamento e prevenção”

    Notável é o valor conclusivo da passagem, de sorte que a substituição deve ser feita por termo ou construção de valor igualmente conclusivo.

    A) não obstante isso

    Incorreta. Não há valor conclusivo na construção.

    B) em comparação

    Incorreta. Não há valor conclusivo na construção.

    C) dessa maneira

    Correta. O valor da locução em comento é conclusivo, mantendo com o termo "assim" pertinência semântica.

    D) por essa razão

    Correta. Embora utilizada normalmente com nexo consecutivo, presente locução pode assumir valor causal, não havendo óbice para sua utilização na presente construção.

    Gabarito da banca na alternativa C

    Gabarito correto nas alternativas C e D

  • Meus dois preferidos e únicos de confiança em português: Ivan Lucas e Sr. Shelking <3

  • Galera, há algumas semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores. Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações; Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo; E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração; Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia. Super método de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial “FAÇA DIFERENTE” SEREMOS APROVADOS EM 2021!
  • Para ser conjunção conclusiva o "assim" não deveria ser seguido de vírgula? "Assim,"

    Fiquei na dúvida. Alguém pode ajudar?

  • Pra quem veio da CESPE(INFERNO) isso aqui é o paraíso.

  • #PPMG2021

  • A questão exige conhecimento sobre semântica e quer saber qual alternativa possui uma expressão que substitua "assim" sem alterar o significado. Vejamos:

    A palavra "assim" em "As primeiras medidas são no campo da saúde, para desacelerar o espalhamento e contaminação. Assim se pode ganhar tempo para desenvolver protocolos de tratamento e prevenção." exerce sentido conclusivo, pois encerra a ideia do outro período. Sabendo isso, iremos às assertivas buscar nossa resposta. Analisemos:

    a) Incorreta.

    Não obstante isso⇢ é uma locução que expressa sentido de oposição.

    b) Incorreta.

    Em comparação⇢ é uma locução que expressa sentido de comparação.

    c) Correta.

    Dessa maneira⇢ é uma locução que expressa sentido de conclusão igualmente a palavra "assim".

    d) *Incorreta.

    Por essa razão⇢ essa locução também expressa sentido de conclusão, entretanto, a banca não a considerou como tal.

    Gabarito da banca: C

    Gabarito do monitor: Nulo

  • ASSIM, SAÚDE!

  • Gab C

    Conjunções conclusivas:

    Logo

    Portanto

    Assim

    Então

    Por isso

    De modo que

    Consequentemente

    Desse modo

    Dessa forma

    Dessa maneira

    Destarte.

  • Gabarito: C

    Obs: quanto a conjunção ''não obstante'' essa pode ser tanto adversativa, quanto concessiva a depender do verbo que estiver na oração, na primeira indicativo e na última subjuntivo.

  • C e D

  • QUESTOES PPMG

    https://www.youtube.com/watch?v=XjbOu4fG4hA&ab_channel=Pobreconcurseiro.

  • A primeiras medidas são para desacelerar o vírus, Assim( com essas medidas) 

    dessa maneira ( conclusiva )  

    reposta C.

    Por essa razão é explicativa. 

    algumas conjunções coordenadas conconclusivas = por tanto - logo - assim - pois - por conseguinte. entao. em vista disso.

    ps : por conseguinte = conclusiva. ( sempre cai) 

    duas que eu sempre confundo .

    por conseguinte = conclusiva.

    porquanto = explicativa.

  • Turbine sua preparação para PPMG

    Quem quiser adquirir 20 simulados comentados para a PPMG dos 2 melhores cursinho Preparatórios para carreiras Policiais do Brasil basta enviar email para: matheuspetro2009@gmail.com

    preço: 20 reais