SóProvas


ID
5300047
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto (para a questão)

Água e saneamento na pandemia da COVID-19
   O enfrentamento da crise do Covid-19 impõe desafios sem precedentes e coloca administradores públicos e privados em mares ainda não navegados. Os governos têm sido obrigados a tomar decisões e dar respostas em velocidade muito alta e com informações muito limitadas. As primeiras medidas são no campo da saúde, para desacelerar o espalhamento e contaminação. Assim se pode ganhar tempo para desenvolver protocolos de tratamento e prevenção. Em seguida, os choques de oferta e de demanda produzidos pelas medidas de distanciamento social e isolamento exigem respostas rápidas para mitigar impactos econômicos. Nos países em desenvolvimento e economias emergentes, esses problemas são agravados pela falta de espaço fiscal. Em consequência, as respostas podem ser mais lentas, contribuindo para maior transmissão e maior letalidade, já agravadas pela menor capacidade de tratamento do sistema de saúde.
    Menos despesas com saúde e menor efetividade dos gastos produziram um quadro conhecido de sucateamento do sistema de saúde, menor volume de leitos hospitalares, escassez de médicos e – não menos importante – menor acesso a água, saneamento e higiene – em inglês, WASH (water, sanitation and hygiene). O Brasil se enquadra obviamente nessa descrição. Apesar do reconhecimento da prioridade do tema – desde 2016 se desenha e trabalha para aprovar um novo marco legal para o saneamento – os avanços tardam. Mas a crise não. E nos pega despreparados.
    Para além do tratamento, a prevenção é medida essencial para conter a disseminação do vírus. Nesse sentido, a Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que a melhor forma é manter bons hábitos de higiene, dentre eles lavar as mãos com água e sabão frequentemente. Nesse cenário de pandemia, fica ainda mais evidente como o setor WASH é de extrema importância para toda a população.
   Uma importante lição é que a comunicação deve ser definida pensando no público-alvo da mensagem. Apesar de vivermos em uma era digital, o que facilita a disseminação de informações, muitos ainda carecem de acesso à internet. Como exemplo de estratégias para garantir a efetividade da comunicação, no Camboja e na Costa do Marfim os governos elaboraram folders com histórias para as crianças e carros de som que veiculam mensagens para as áreas mais afastadas com informações sobre sintomas e formas de prevenção da doença.
   Encontrar coordenação é difícil. Temos visto isso no Brasil com casos de prefeitos e governadores determinando a suspensão das contas de energia elétrica, ou mesmo o fechamento de aeroportos, que são, por lei, competências da União. A coordenação e alinhamento de ações dos governos em suas diversas esferas é necessária em qualquer momento. E vital para uma tomada de decisão rápida, eficaz e eficiente em uma crise como a que vivemos.
Joisa Dutra e Juliana Smiderle
(Adaptado de: ceri.fgv.br/) 

“Apesar de vivermos em uma era digital, o que facilita a disseminação de informações, muitos ainda carecem de acesso à internet” (4º parágrafo).
A expressão que introduz a frase tem o valor de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    Apesar de vivermos em uma era digital, o que facilita a disseminação de informações, muitos ainda carecem de acesso à internet”. A expressão que introduz a frase tem o valor de concessão"

    ➥ Pessoal, aqui temos uma oração subordinada concessiva. Elas exprimem contrariedade, ressalva, oposição a uma ideia sem invalidá-la. Embora não queira, elas concedem, permitem algo. Exemplos:

    1. "Embora eu não goste desse sabor, comprarei para te agradar" → Apesar de eu não gostar desse sabor, comprarei para te agradar.
    2. "Apesar de fazer muita força, o vovô foi passado para trás" → Ele não queria ser passado para trás: Fez muita força, mas não conseguiu rsrs

    Outras concessivas: malgrado, conquanto (cai bastante), ainda que, em que pese, se bem que, posto que, dado que etc

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • Conjunção concessiva (apesar de)

    Introduziu uma oração que expressa ideia contrária (...era digital...) à da principal ("...carecem de acesso à internet"), sem impedir a sua "realização" (por isso concessiva).

  • DECOREM AS CONJUNÇÕES - Válido para todas as provas, pois sempre cai.

    Algumas conjunções concessivas:

    Conquanto, malgrado, em que pese, se bem que, ainda que, embora, apesar de que, mesmo que etc.

  • A questão exige conhecimento sobre conjunções e quer saber qual classificação da que inicia o período abaixo. Vejamos:

    Apesar de vivermos em uma era digital, o que facilita a disseminação de informações, muitos ainda carecem de acesso à internet”

    a) Correta.

    As conjunções o locuções de concessão exprimem uma oposição e uma ressalva e são elas: embora, conquanto, que, ainda que, mesmo que, ainda quando, quando, posto que, por mais que, por muito que, por menos que, se bem que, em que (pese), nem que, apesar de, dado que, sem que(= embora não).

    b) Incorreta.

    Para ter sentido de condição, deveria iniciar com uma conjunção ou locução condicional: se, caso, contanto que, salvo se, a menos que, a não ser que, etc. 

    Ex: Se eu jogar, você vencerá.

    c) Incorreta.

    Para ter sentido de proporção, deveria iniciar com uma conjunção ou locução conjuntiva: à proporção que à medida que ao passo que, etc. 

    Ex: Faço comida à medida que os clientes chegam.

    d) Incorreta.

    Para ter sentido de consequência, deveria iniciar com uma conjunção ou locução conjuntiva: (precedido dos advérbios de intensidade tal, tão, tanto, tamanho), de forma que, de modo que, etc.

    Ex: Dormi tanto hoje que estou sem olheiras.

    Gabarito do monitor: A

  • Conectivos concessivos: Conquanto, ainda que, apesar de que, a despeito de, EMBORA, não obstante, Malgrado, se bem que, posto que, mesmo assim, mesmo que, por mais que...

  • Apesar de vivermos em uma era digital, o que facilita a disseminação de informações, muitos ainda carecem de acesso à internet” (4º parágrafo). A expressão que introduz a frase tem o valor de: concessão

    Concessivas: Expressam ideias de que algo que se esperava que acontecesse, contrariamente às expectativas, não acontece. São elas: embora, conquanto, ainda que, se bem que, mesmo que, apesar de que, etc.

    Gabarito: A

    Fonte: Prof. Carlos Zambeli

  • Apesar de = concessão

  • Apesar de = Oração subordinada Concessiva. 

    emobora - apesar - mesmo que - ainda assim. (malgrado e conquanto)

    Ideia de ressalva, onde a ideia nao é contrariada cem por cento.

  • Apesar de = Oração subordinada Concessiva. 

    emobora - apesar - mesmo que - ainda assim. (malgrado e conquanto)

    Ideia de ressalva, onde a ideia nao é contrariada cem por cento.

    apenas fixando uma coisa .

    conquanto = oração subordinada concessiva....

    por consequinte = oracao subordinada conclusiva.

  • Resumindo: quem for fazer prova da banca SELECON e não estudar conjunções não terá sucesso!