SóProvas


ID
5328880
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-PA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Zuenir Ventura: Não podemos reduzir o mundo a 140 toques

Wilker Sousa


    Notícias produzidas em tempo real na tentativa de apreender um mundo complexo cujas fronteiras, em face do universo digital, há muito desapareceram. Lidar com tecnologias que ampliam o acesso à informação e ao mesmo tempo restringem a notícia a textos exíguos. Essas são algumas das questões que vêm à tona quando se propõe discutir a atividade jornalística contemporânea.

    Na tarde do último sábado (29), esse foi o tema do debate Cena Contemporânea – O jornalismo dos Primeiros 10 anos do século 21, presente no XIII Fenart (Festival Nacional de Arte), realizado em João Pessoa.

    Ao longo de três horas, os jornalistas Marcela Sitônio, Jô Mazarollo e Gonzaga Rodrigues (da imprensa local) juntamente com o jornalista e escritor mineiro Zuenir Ventura analisaram os impactos das tecnologias recentes no cotidiano do jornalista e em que medida suscitam novas maneiras de se pensar e de se fazer jornalismo. Ao final do debate, Zuenir Ventura concedeu entrevista à CULT, leia a seguir.


CULT – Em tempos de twitter e da avalanche de informações a que o indivíduo é submetido, ainda há público leitor para grandes reportagens? 


Zuenir Ventura – Eu acho tudo isso melhor do que não escrever e melhor do que não ler, mesmo sabendo da precariedade do texto. É melhor porque você se habitua a ler e amanhã lerá outras coisas. Recentemente, li sobre o episódio de um jovem que mal sabia escrever e começou a ficar isolado de sua turma porque todo mundo se comunicava via e-mail. Ele ficou desesperado e aprendeu a escrever para passar e-mails para os colegas da turma. Então, é melhor assim do que se não houvesse nada. Mas é claro que isso não pode ser um processo pernicioso, ou seja, a gente não pode reduzir o mundo a 140 toques. Tem coisa que pode ser escrita em 140 toques, outras não. Eu também acho que a grande reportagem não é necessariamente uma reportagem grande, mas apenas há assuntos que necessitam de mais espaço, de mais tempo, de mais apuração, ou seja, a diferença de uma matéria está em como foi feita a pesquisa, a apuração, o trabalho com o texto. Por que as matérias de jornalismo literário são melhores? Porque se tem mais tempo para trabalhar, mais espaço e isso exige uma qualidade maior na feitura do texto.


Adaptado de: https://revistacult.uol.com.br/home/o-jornalismo-do-seculo-21/. Acesso em: 16 jan. 2021.

Assinale a alternativa que apresenta a reescrita gramatical e semanticamente adequada para o excerto “Porque se tem mais tempo para trabalhar, mais espaço e isso exige uma qualidade maior na feitura do texto.”.

Alternativas
Comentários
  • A - ERRADO. ''Porque tenho mais tempo para trabalhar, mais espaço e isso exige uma qualidade maior na feitura do texto.''

    Não é “tenho”, não é a primeira pessoa.

    B - CERTO.

    C - ERRADO. ''Por que se tem mais tempo para trabalhar, mais espaço e isso exige uma qualidade maior na feitura do texto.''

    Por que separado é só para pergunta.

    D - ERRADO. ''Porque se tem mais tempo para trabalhar, mais espaço e isso exige uma qualidade aquém na feitura do texto.''

    Não é uma qualidade além na feitura do texto.

    E - ERRADO. ''Porque se tem uma qualidade maior na feitura do texto, e isso exige mais tempo para trabalhar e mais espaço.''

    Foi invertida a ordem, pois se tem mais tempo e mais espaço e isso faz com que o texto tenha uma feitura melhor.

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Para quem tem dúvidas sobre a alternativa C:

    Por que você estuda? 

    Porque eu quero ser FP

    Mas por quê

    O porquê está na possível estabilidade proporcionada.

    Por que é separado? → Pergunta ( motivo )

    Porque não é junto. → Resposta ( equivale a pois )

    Mas por quê? → Fim de frase ( com acentuação é motivo)

    porquê eu não sei. → Substantivo

  • Frase original: “Porque se tem mais tempo para trabalhar, mais espaço e ISSO exige uma qualidade maior na feitura do texto.”

    Frase reescrita: Porque se tem mais tempo para trabalhar, mais espaço, o que exige uma qualidade maior na feitura do texto.

    Dica do Professor Pedro Lima -> troca o "QUE" por "ISSO" ( oração continua com sentido ? )

    QUE = ISSO ( conjunção integrante / função de substantivo)

  • Na opção correta há um adjunto adverbial deslocado, por isso o uso da vírgula não está incorreto.

    O ISSO pode ser trocado pelo QUE, pois não há alteração de sentido.

  • Na alternativa "B" dada como correta, pareceu-me que o "o que" retoma somente "mais espaço", já no texto original o termo "isso" aparenta retomar "mais tempo para trabalhar" e "mais espaço".

    Letra B -->Porque se tem mais tempo para trabalhar, mais espaço, o que/ aquele o qual/ mais espaço o qual exige uma qualidade maior na feitura do texto.

    Texto --> Porque se tem mais tempo para trabalhar, mais espaço e isso(mais tempo para trabalhar, mais espaço) exige uma qualidade maior na feitura do texto.

    .

    Logo, pensei em mudança na semântica. Aceito explicações esclarecedoras.

  • A palavra AQUÉM, é um advérbio, cujo significado é estar abaixo de, menor ou menos que, inferior a que ou a quem.

    Letra D: é justo o contrário.

    Porque se tem mais tempo para trabalhar, mais espaço e isso exige uma qualidade "menor" na feitura do texto.

  • O ISSO pode ser trocado pelo QUE, pois não há alteração de sentido.

  • Frase original: “Porque se tem mais tempo para trabalhar, mais espaço e ISSO exige uma qualidade maior na feitura do texto.”

    Frase reescrita: Porque se tem mais tempo para trabalhar, mais espaço, o que exige uma qualidade maior na feitura do texto.

    Dica do Professor Pedro Lima -> troca o "QUE" por "ISSO" ( oração continua com sentido ? )

    QUE = ISSO ( conjunção integrante / função de substantivo)