SóProvas


ID
5356471
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Se eu pudesse, hoje, varria, isto mesmo, varria as pessoas todas com vassouras, como se fossem cisco. Limpava o chão, passava pano molhado para refrescar, ia chorar e dormir. Meu coração agora faz diferença nenhuma de coração de galinha ou barata que galinha come. Não tem amor nele, nem de mãe, nem de esposa, nem de nada. Tá seco, raivoso e antipático, quer é sossego, quer é lembrar o morto horas a fio, espernear em cima de vida tão sem graça e cinzenta. Gosto de ir até no fundo da cisterna e revirar o lodo, tirar ele com a mão, me emporcalhar bastante, só pra depois ver água minando clarinha de novo. Gosto da cesta sobre a mesa com mamões e bananas, gosto de lavar o filtro todo o sábado, encher as talhas com água nova, gosto. Gosto, mas exaspero-me esquecida dos dons, e parto, como hoje, o pão sem reparti-lo.


(PRADO, Adélia. Solte os cachorros. Rio de Janeiro/São Paulo.

Editora Record, 2006. p.71)

A construção “ tirar ele com a mão”, presente no texto, é típica do registro oral. Quanto à observação de sua estrutura e de sua análise morfossintática, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • “ tirar ele com a mão”

    Os pronomes pessoais do caso reto, eu, tu, ele/ela não podem ser usados como objeto direto e sim como sujeito. No caso da questão, o pronome foi usado como objeto por marca do oralidade.

    GABARITO. E

  • Correção:

    "Gosto de ir até no fundo da cisterna e revirar o lodo, tirá-lo com a mão, emporcalhar-me bastante..."

    O pronome oblíquo "lo" se refere a "lodo" e sintaticamente é um objeto direto.

    BONS ESTUDOS!!!

  • A - O VERBO TIRAR ESTAR COMO VTD, O LHE SE APLICA EM VTI.

    B - " ELE " OBJ DIRETO.

    C - SUJEITO OCULTO

    D - O VERBO TIRAR PODE SER TRÂNSITO, INTRANSITIVO OU PRONOMINAL, MAS NO TEXTO AÍ ESTÁ COMO VTD

    E- GABARITO

  • Cumpre a função de objetivo Direto

    Sua construção adequada seria: Tirá-lo com a mão

    O lodo

  • Que questão maluca só vejo todas as opções erradas

  • A questão em pauta trata justamente da morfossintaxe da pequena oração “tirar ele com a mão", já que a afirmação do enunciado pede para verificar esse trecho “quanto à observação de sua estrutura e de sua análise morfossintática. Assim, antes de analisarmos as opções, cabe fazer uma breve análise do excerto em questão.

    Primeiramente, o verbo “tirar", em sua acepção original de extrair, retirar algo de algum lugar, é transitivo direto e, assim, pede como complemento um objeto direto (ou seja, um complemento que não vem precedido por preposição, como é o caso do objeto indireto). No caso em estudo, tal complemento é o pronome pessoal “ele". Esse objeto direto também poderia aparecer na oração na forma de um pronome oblíquo associado diretamente ao verbo por meio do sinal hífen (-). Os pronomes oblíquos que exercem a função de objeto direto – quando os verbos são terminados em r, s ou z – são “lo", “la", “los" e “las". Dessa maneira, o trecho “tirar ele com a mão" poderia também ser reescrito suprimindo o r final de “tirar" e acrescentando o hífen + o pronome “lo", o qual concorda no singular e no masculino com “lodo", da seguinte forma e sem prejuízo gramatical: “tirá-lo com a mão". No entanto, há também os pronomes oblíquos que exercem a função de objeto indireto, que são “lhe" e “lhes". No contexto da oração analisada, tal aplicação é inviável pelo verbo “tirar" exigir objeto direto, e não indireto.

     Visto isso, fica fácil depreender qual, entre as opções presentes na questão, é a correta. Assim, a letra A é facilmente desmentida, já que vimos que “ele" deveria ser substituído por “lo", e não por “lhe" segundo a norma. Já na alternativa B, o erro consiste no fato de que “ele" é complemento direto – e não indireto – do verbo tirar, haja vista o fato de ele ser transitivo direto.

    Prosseguindo, já foi visto no parágrafo anterior que “ele" exerce na oração a função de objeto direto do verbo “tirar", o que contraria a afirmação feita na opção C. Em D, erra-se novamente, pois o verbo tirar é transitivo direto, e não intransitivo. Verbos intransitivos não pedem complemento, ao contrário de “tirar", que exige objeto direto.

    Finalmente, a alternativa E afirma que o pronome “ele" cumpre a função de objeto direto, o que já vimos em mais de uma ocasião que está correto. Assim, a opção correta é a letra E.

    Gabarito do Professor: Letra E.

  • Gosto de ir até no fundo da cisterna e revirar o lodo, tirar ele com a mão, me emporcalhar bastante......

    O verbo tirar. tirar alguma coisa, logo, VTD.

    Fazendo a analise, quem esse ele se refere ? ao lodo

    Portanto a alternativa correta é a E.

    BONS ESTUDOS

    DEUS ABENÇOE

    NÃO PARA ATÉ CHEGAR AONDE DESEJA.......

  • Gosto de ir até no fundo da cisterna e revirar o lodo, tirar ele com a mão, me emporcalhar bastante......

    O verbo tirar. Tirar alguma coisa, logo, VTD.

    Fazendo a analise, quem esse ele se refere ? ao lodo

    Portanto a alternativa correta é a E.

    BONS ESTUDOS

    DEUS ABENÇOE

    NÃO PARA ATÉ CHEGAR AONDE DESEJA.......

  • Amigos viajei nesta questão pelo fato de entender que os pronomes do caso reto não exercem função de complemento do verbo. Quem puder esclarecer melhor, agradeço.