SóProvas


ID
5359276
Banca
OMINI
Órgão
Prefeitura de Miguelópolis - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder à questão, leia atentamente o excerto a seguir:

     (PALHAÇO, entrando)

Peço desculpas ao distinto público que teve de assistir a essa pequena carnificina, mas ela era necessária ao desenrolar da história. Agora a cena vai mudar um pouco. João, levante-se e ajude a mudar o cenário. Chicó! Chame os outros.

(Ariano Suassuna, em O auto da compadecida, 1980)

A partir do texto lido, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito na alternativa C

    Solicita-se julgamento das assertivas sobre a passagem presente no enunciado.

    A) O termo distinto público é um substantivo composto.

    Incorreto. O termo "distinto" é adjetivo que serve de adjunto adnominal para o substantivo "público".

    B) O termo carnificina funciona como um adjetivo em relação à pequena.

    Incorreto. O termo "carnificina " é substantivo, caracterizado pelo adjetivo "pequena".

    C) O verbo desenrolar funciona como um substantivo, uma vez que há um artigo antecedendo-o, o qual está unido a uma preposição.

    Correto. O termo, normalmente verbo em forma infinitiva, está substantivado na construção, precedido de aglutinação entre preposição e artigo definido: "de + o desenrolar".

    D) O termo cenário é um substantivo abstrato.

    Incorreto. O termo é substantivo concreto.

  • A questão é de morfologia e quer que assinalemos a alternativa correta. Vejamos:

     .

    A) O termo distinto público é um substantivo composto.

    Errado. "Distinto" é adjetivo e caracteriza o substantivo "público".

    Adjetivo: palavra variável em gênero, número e grau que expressa qualidade, característica, defeito, origem, estado do substantivo ou de qualquer palavra substantivada.

    Substantivo: palavra que usamos para nomear seres, coisas e ideias. Por ser variável, apresenta flexões em gênero, número e grau. Dividem-se os substantivos em comuns, próprios, concretos, abstratos, simples, compostos, primitivos, derivados, coletivos.

    Substantivos compostos: são os que são formados por mais de um radical. Ex.: couve-flor, passatempo, guarda-chuva, girassol...

     .

    B) O termo carnificina funciona como um adjetivo em relação à pequena.

    Errado. "Carnificina" (massacre, chacina) é um substantivo e é caracterizado pelo adjetivo "pequena".

     .

    C) O verbo desenrolar funciona como um substantivo, uma vez que há um artigo antecedendo-o, o qual está unido a uma preposição.

    Certo. Temos, nesse caso, um verbo que está substantivado, ou seja, o verbo (que está expresso no infinitivo) passa a ser substantivo. Há um artigo antecedendo o verbo ("o" desenrolar"), que está unido à preposição "de".

     .

    D) O termo cenário é um substantivo abstrato.

    Errado. "Cenário" é um substantivo concreto.

    Substantivo concreto: são os que designam seres de existência real ou que a imaginação apresenta como tais. Ex.: avô, mulher, pedra, leão, alma, fada, lobisomem.

    Substantivos abstratos: são aqueles que indicam sentimentos, ações, estados e qualidades e cuja existência dependente de outros seres. Ex.: beleza, coragem, brancura, rapidez (qualidades); amor, saudade, alegria, dor, fome, frio (sentimentos, sensações); viagem, estudo, doação, esforço, fuga, afronta (ações); vida, morte, cegueira, doença (estados);

     .

    Gabarito: Letra C 

  • O termo distinto público é um substantivo composto.

    Negativo.

    Público é um substantivo.

    Distinto é um adjetivo.

    Público tão distinto.

    -------------------------------------------------------

    O termo carnificina funciona como um adjetivo em relação à pequena.

    essa pequena carnificina.

    Errado.

    Pequena funciona como adjetivo para carnificina.

    ---------------------------------------------------------

    O verbo desenrolar funciona como um substantivo, uma vez que há um artigo antecedendo-o, o qual está unido a uma preposição.

    Correto.

    Substantivação é um processo denominado de derivação imprópria pelos gramáticos e nele consiste a formação de novas palavras. Novas palavras, porque a sequência de , apesar de não alterar, integra-se a outro significado. Na  imprópria, usamos uma palavra de determinada  como se ela fosse de outra classe.

    O  expresso no infinitivo se transforma em , tendo em vista um contexto específico. Exemplos:

    O andar de Regina era triste.

    O amar é essencial numa sociedade.

    ------------------------------------------------------------

    O termo cenário é um substantivo abstrato.

    Substantivo concreto.

  • Essa é uma questão sobre morfologia aplicada à interpretação textual. Nesse contexto, basta analisar as opções e determinar em qual delas consta a assertiva correta.

     Na letra A, já temos um engano, pois “distinto público" não é um substantivo composto (que é um único substantivo composto de mais de um radical), e sim a junção de um adjetivo (distinto) e um substantivo (público). Observemos, também, que público pode ser um substantivo, quando for sinônimo de plateia, mas também pode ser um adjetivo, quando caracterizar aquilo que é de todos, de uso coletivo e compartilhados entre todos.

    Partindo para a letra B, a afirmação está simplesmente invertida, pois carnificina não funciona como adjetivo em relação à pequena. É pequena que serve como adjetivo em relação à carnificina.

    Em C, temos uma opção coerente e correta, pois é função básica do artigo substantivar (transformar em substantivo) toda palavra que ele antecede, de modo que no trecho “(...) ela era necessária ao desenrolar da história", temos, sim, um antigo antecedendo a palavra “desenrolar" e ele está unido à preposição “a", formando a contração “ao". Logo, temos aqui a alternativa a ser marcada.

    Finalmente, na letra D, o termo cenário não é um substantivo abstrato, mas sim um substantivo concreto que designa o palco, o local no qual se realizam apresentações de artes cênicas.

    Gabarito do Professor: Letra C.