SóProvas


ID
5360776
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São João do Oeste - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Marque a alternativa cujas palavras são TODAS invariáveis.

Alternativas
Comentários
  • Não, é invariável?

  • Gabarito Letra "D"

    D) Sob, que, não.

    Sob => Preposição;

    Que => Conjunção;

    Não => advérbio de negação.

    Essas três classes de palavras, somado a interjeição são invariáveis.

  • Essa é basicamente uma questão de morfologia na qual a banca solicitava aos candidatos que indicassem em qual das alternativas todas as palavras são invariáveis, ou seja, não se flexionam em número (singular e plural). em gênero (masculino e feminino) e em grau (diminutivo e aumentativo). Vale lembrar que as classes de palavras se dividem justamente entre as que variam (substantivos, artigos, pronomes, adjetivos, numerais e verbos – estes últimos se flexionam em número, tempo, modo e pessoa) e as que não variam (preposições, conjunções, interjeições e advérbios). Visto isso, cabe, então, analisar as opções.

    Na opção A, “para" e “de" são preposições e não se flexionam. O artigo indefinido “uma", no entanto, já está flexionado no feminino e, além disso, ainda poderia receber a marca de número plural (um, uma, uns, umas). Aqui, seria questionável se “de" não varia também em número e gênero (do, da, dos, das, dum, duma), mas essa é uma visão equivocada do fenômeno, já que essas flexões não são próprias da preposição “de" e sim dos artigos que estabeleceram contração com ela.

    Em B, a conjunção “ou" e a preposição “a" (que aqui está atrelada ao artigo masculino “o") não se flexionam. Porém, o adjetivo “má" é variável, tanto que já está com a marca do feminino. Ele poderia, ainda, receber o “s" indicativo de plural.

    Na alternativa C, “assim" pode ser tanto um advérbio (com sentido de “dessa maneira") como uma conjunção (de valor conclusivo, como “logo" ou “portanto"). Em ambos os casos, classes invariáveis. A palavra “cada" é um caso à parte, pois, embora se classifique como um pronome indefinido (classe gramatical que varia), ela não recebe flexão de nenhum tipo. No entanto, a palavra “vez" é um substantivo feminino que pode se flexionar em número (vez, vezes).

     Por fim, na opção D, temos três palavras que não variam. “Sob", sendo preposição, já está na classe de palavras invariáveis. O “que", embora se enquadre em diversas classes de palavras, também não varia. Aqui, é preciso tomar cuidado, pois, mesmo que, na função de pronome relativo, o “que" tenha um correspondente direto que varia (o qual, que pode vir a ser “os quais", “a qual" ou “as quais", dependendo do seu antecedente), tal fenômeno não ocorre com ele. Finalmente, temos o advérbio “não", também integrante de uma classe morfológica invariável.

    Assim, conclui-se que a alternativa D é a opção correta a ser marcada.

    Gabarito do professor: Letra D.