SóProvas


ID
5372905
Banca
OMINI
Órgão
Prefeitura de Miguelópolis - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder à questão, leia atentamente o texto a seguir: 


Apelo


    Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho.
    Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, e até o canário ficou mudo. Para não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da noite eles se iam e eu ficava só, sem o perdão de sua presença a todas as aflições do dia, como a última luz na varanda. 
    E comecei a sentir falta das pequenas brigas por causa do tempero na salada – o meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa, calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolhas? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor.    

            (Dalton Trevisan, em Apelo)

Assinale a alternativa que CORRESPONDE à classe de palavras do elemento em destaque no excerto a seguir:

Para não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da noite eles se iam e eu ficava só, sem o perdão de sua presença a todas as aflições do dia, como a última luz na varanda.

Alternativas
Comentários
  • As interjeições podem ser uma locução ou palavra que expressam desejo, ordem, reação, enfim, sentimentos e sensações diversas. Quase sempre serão sucedidas por ponto de exclamação: oh!, ah!, ó!, oxalá!, arre!, ora!, meu Deus!, hein! etc. Logo, o elemento em destaque na estrutura do enunciado é uma interjeição. Importa citar: interjeição, bem como preposição, verbo e conjunção, abstém-se da função sintática: possuem apenas função morfológica (classe gramatical).

    Letra D

  • A questão é de morfologia e quer que classifiquemos o termo destacado em "Para não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da noite eles se iam e eu ficava só, sem o perdão de sua presença a todas as aflições do dia, como a última luz na varanda..." Vejamos:

     .

    A) Artigo.

    Errado.

    Artigo: é a palavra que se antepõe ao substantivo para determiná-lo, definindo ou indefinido o ser nomeado por esse substantivo. Dividem-se os artigos em definidos e indefinidos.

    Artigos definidos: determinam de forma precisa os substantivos. São eles: o, a, os, as.

    Artigos indefinidos: indeterminam os substantivos, caracterizando-os de forma vaga, imprecisa e generalizada, sem particularizar e individualizar pessoas, objetos ou lugares. São eles: um, uma, uns, umas.

     .

    B) Preposição.

    Errado.

    Preposição: palavra invariável que une dois termos de uma oração, subordinando um ao outro, de tal modo que o sentido do primeiro (antecedente) é explicado ou completado pelo segundo (consequente). Ex.: Concordo com você.

    As preposições essenciais são: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, pe r, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

     .

    C) Conjunção.

    Errado.

    Conjunção: palavra invariável que une duas orações ou dois termos semelhantes da mesma oração. As conjunções dividem-se em coordenativas e subordinativas. Ex.1: Tristeza e alegria não moram juntas. (Nesse caso, "e" liga duas palavras da mesma oração e é uma conjunção). Ex.2: Os livros ensinam e divertem. (Nesse caso, "e" liga duas orações e é uma conjunção).

     .

    D) Interjeição.

    Certo. Vozes ou exclamações vivas, as interjeições são um recurso da linguagem afetiva ou emocional. Podem exprimir e registrar os mais variados sentimentos e emoções: * dor, arrependimento, lástima: ai! ui! ah! oh! ai de mim! meu Deus! que pena! xi!

    Interjeição: palavra invariável que exprime emoções e sentimentos que envolvem o falante. É uma espécie de grito com que traduzimos de modo vivo nossas emoções e sentimentos. Ex.: Caramba! Puxa vida! Meu Deus! Que pena! Bravo! Psiu! Fora! Silêncio! Adues! Coitado! Cruzes!

     .

    Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, pág. 160, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

     .

    Gabarito: Letra D

  • INTERJEIÇÃO: expressar sensações, sentimentos, cumprimentos.

    Exemplos:

    Ai! Caí com força!

    Alô! Quem fala?

  • GABARITO: D

    A interjeição é a palavra ou expressão invariável que corresponde as diversas emoções do emissor ou do escritor, como saudade, espanto, alívio, medo, etc. Uma determinada interjeição pode ter sentido variado e possibilitar interjeições diferentes com sentidos similares. Leia os exemplos abaixo:

    Ah! Não conseguimos aprovação no vestibular.

    Oba! Amanhã iremos ao parque aquático.

    Vamos à praia hoje. Viva!

    Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/interjeicao

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar

  • GABARITO D)

    Exemplos: irrhá, ebaaa, up, ah, help, uffa...