SóProvas


ID
5375830
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Inteligência Interpessoal para aprender

Abril, 2019 by EITools

As pessoas que possuem a inteligência interpessoal são capazes de compreender outras pessoas e estabelecer relações frutíferas e saudáveis. Elas sabem exatamente como motivá-las, trabalhar e cooperar com elas, além de liderá-las com eficiência. Esse tipo de inteligência é bastante parecido com a inteligência emocional. A única diferença é que na última, a pessoa consegue dominar suas próprias emoções a fim de ter relações melhores com as outras pessoas. Já na inteligência interpessoal, o indivíduo tem um profundo conhecimento das pessoas com que se relaciona.
Relacionamento implica em conviver, dividir, interagir, colaborar, compartilhar espaços, situações, opiniões, tarefas, responder adequadamente aos desejos, motivações, temperamentos e humores dos que nos cercam, enfim, relacionar-se é viver em comunidade e estas atitudes fazem parte do que fundamenta a inteligência interpessoal, ou inteligência social, como tem sido nomeada atualmente.
A inteligência social permite expandir a capacidade de entender as pessoas e, consequentemente, melhorar a forma de se relacionar com elas, podendo criar um clima positivo e de cooperação em qualquer contexto da nossa vida. Se soubermos compreender nossas próprias emoções e as dos outros, saberemos reagir a situações de forma mais adequada e produtiva.
Pessoas socialmente competentes são as que contribuem na maximização de ganhos e na minimização de perdas para si e para aquelas com quem interagem. Segundo eles, os encontros sociais se dão em determinados contextos e situações específicos e são regidos por normas da cultura mais ampla ou da subcultura. Portanto, além da dimensão pessoal (conhecimentos, sentimentos, crenças), o uso competente das habilidades sociais depende também da dimensão situacional (contexto onde ocorrem os encontros, status do interlocutor, presença/ausência de outras pessoas etc.) e da cultura (valores e normas do grupo).
Considerando essas dimensões, o desempenho socialmente competente é aquele que expressa uma leitura adequada do ambiente social, ou seja, decodifica corretamente os desempenhos esperados, valorizados e efetivos para o indivíduo em sua relação com os demais. Em termos efetividade, é possível atribuir competência social aos desempenhos interpessoais que atendem aos seguintes critérios:
– Consecução dos objetivos da interação: são variados e embora seja um importante indicador, este não é um critério a ser considerado isoladamente;
– Manutenção ou melhora da autoestima: relaciona-se com pensamentos e sentimentos elaborados pelo indivíduo a partir de seus comportamentos e das consequências deste no ambiente;
– Manutenção ou melhoria da qualidade da relação: indicador que está relacionado ao compromisso com a relação. Duas pessoas, coerentes no pensar, sentir e agir, tendem a pautar-se pela honestidade nas relações, garantindo confiança e troca de estimulação positiva; 
– Equilíbrio de ganhos e perdas entre os parceiros da interação: verifica-se o equilíbrio quando todos obtêm o máximo de ganhos e o mínimo de perdas [...];
– Respeito e ampliação dos direitos humanos básicos: direito de expressar nossas opiniões corresponde ao dever de respeitar a opinião dos demais [...], os direitos são válidos para todos e cada direito corresponde a um dever.

Adaptado de:
https://dnapersona.com.br/blog/documentos/inteligenciainterpessoal-para-aprender/.
Acesso em: 02 mai 2021.

Analise as afirmações a respeito do “que” em destaque na expressão “As pessoas que possuem a inteligência interpessoal são capazes de compreender outras pessoas e estabelecer relações frutíferas e saudáveis.” e assinale a alternativa INCORRETA quanto ao que se afirma.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito na alternativa E

    Solicita-se julgamento das assertivas sobre o termo destacado em:

    “As pessoas que possuem a inteligência interpessoal são capazes de compreender outras pessoas e estabelecer relações frutíferas e saudáveis.”

    A) Introduz uma informação com função de restringir.

    Correto. O termo é pronome relativo que introduz oração subordinada adjetiva restritiva.

    B) É um dêitico, pois retoma o termo anterior “pessoas”.

    Correto. Dêiticos, em uma acepção bastante ampla como a utilizada pela banca, são termos de coesão que não possuem referência própria, retomando outros termos ou construções para indicar o individuo, o tempo, o modo ou o local da enunciação.

    No caso em tela, o relativo "que" retoma o sujeito da ação verbal.

    C) Pode ser substituído por “as quais”.

    Correto. Embora por motivos de eufonia, no contexto, seja mais acertado o uso do pronominal "que", não há óbices à substituição.

    D) É um pronome relativo que tem relação com um substantivo.

    Correto. Consoante comentário da assertiva B, o termo retoma o substantivo "pessoas".

    E) É uma conjunção integrante, pois estabelece ligação entre as expressões.

    Incorreto. O termo é pronome relativo.

  • A questão é sobre a palavra "que" e quer que analisemos as afirmações a respeito do “que” em destaque na expressão “As pessoas que possuem a inteligência interpessoal são capazes de compreender outras pessoas e estabelecer relações frutíferas e saudáveis” e assinalemos a alternativa INCORRETA quanto ao que se afirma. Vejamos:

     .

    A palavra "que" pode ser:

    • Conjunção integrante: introduz oração subordinada substantiva. É mero conectivo oracional. As conjunções integrantes são representadas pelas conjunções "QUE" e "SE”. A oração pode ser trocada por "isso, nisso, disso". Ex.: Necessito de que me ajude. (= Necessito disso).
    • Pronome relativo: introduz oração subordinada adjetiva. Exerce função sintática de sujeito, obj. direto, obj. indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito ou aposto. A palavra pode ser trocada por "o qual, a qual, os quais, as quais". São pronomes relativos: que, quem, onde, o qual (a qual, os quais, as quais), quanto (quanta, quantos, quantas) e cujo (cuja, cujos, cujas). Ex.: O livro que li era péssimo. (que = o qual)
    • "QUEpronome relativo equivale a O(A) (S) QUAL (IS) Ex.: O livro que eu li é ruim. (que = O QUAL)
    • "QUEconjunção integrante equivale a ISSO / ESSE (A) Ex.: Estou certo de que você passará nas provas. (= Estou certo DISSO)

     .

    A) Introduz uma informação com função de restringir.

    Certo. "Que", nesse caso, é pronome relativo, retoma "as pessoas", equivale a "as quais" e introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva (sem vírgula).

     .

    B) É um dêitico, pois retoma o termo anterior “pessoas”.

    Certo. "Que" é um dêitico, já que faz referência a algo que foi dito anteriormente (as pessoas). Aqui ocorreu uma "dêixis anafórica", já que o pronome retomou algo que já foi dito anteriormente.

    Dêitico / Dêixis: propriedade de alguns elementos linguísticos, como os pronomes pessoais e demonstrativos, de aparecerem como ponto de referência de um contexto situacional, ou de um discurso, no lugar de serem interpretados semanticamente por si mesmos. Fonte: Dicionário Aulete

     .

    C) Pode ser substituído por “as quais”.

    Certo. "Que", nesse caso, é pronome relativo, retoma "as pessoas", equivale a "as quais" (as pessoas as quais).

     .

    D) É um pronome relativo que tem relação com um substantivo.

    Certo. "Que", nesse caso, é pronome relativo e faz referência ao substantivo "pessoas".

     .

    E) É uma conjunção integrante, pois estabelece ligação entre as expressões.

    Errado. "Que", nesse caso, não é conjunção integrante, mas, sim, pronome relativo.

     .

    Gabarito: Letra E

  • Você acerta a questão por se tratar de um pronome relativo, então fica claro que a incorreta é a alternativa que diz ser conjunção integrante.

    Porém, confesso que o termo dêitico, eu só conheço como palavra que retoma algo fora do texto (exofórica), a princípio iria marcar essa alternativa. Não sabia que poderia ter uma concepção mais ampla. Enfim, gabarito E

  • Gab E

    Que = O qual = Pronome relativo

    Que = Isso = Conjunção integrante

  • Uma questão bastante parecida da mesma banca e para o mesmo concurso.

    Q1792417

    Ano: 2021 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: ITEP - RN Prova: INSTITUTO AOCP - 2021 - ITEP - RN - Perito Criminal - Computação

    Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa INCORRETA quanto ao que se afirma sobre o termo em destaque em: “A vida em sociedade, que preza e respeita o bem-estar do outro, requer alguns comportamentos que estão associados à conduta ética de cada indivíduo.”.

    A É uma conjunção que liga os itens da oração.

    B É um pronome relativo.

    C Tem a função de retomar o termo anterior.

    D Introduz uma oração, nesse caso, com função de apresentar mais informações sobre o termo antecedente.

    E É um dêitico, pois tem a função de fazer uma referência.

  • O "que" tem a função de pronome. Se você conseguir identificar que trata-se de um pronome que retorna o terno "pessoas", já mata a questão eliminando o item E e corre para a próxima.

  • Deiticos: Elemento que tem por objetivo localizar o fato no tempo e espaço sem definí-lo. Alguns pronomes demonstrativos podem ser expressões dêiticas bem como certos advérbios.
  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!

  • Se não tem nada a contribuir evita comentar!!

  • Conjunção integrante substitui por : isso

    #PMMINAS

  • Duplo gabarito, letra B e letra E. Confiram o gabarito comentado.

  • Existem três tipos de referências dêiticas:

    Dêixis ad óculos: Quando um elemento representa outro já conhecido pelos interlocutores.

    Exemplo: Escolha este ou aquele.

    Os Pronomes destacados referem-se a um elemento já reconhecido ou identificado pelos interlocutores.

    Dêixis anafórica: Quando o elemento relembra ou retoma algo que já foi dito anteriormente.

    Exemplo: Ana Júlia ganhou um diploma de honra ao mérito. Essa menina me enche de orgulho.

    Repare que o pronome demonstrativo retoma anaforicamente o , Ana Júlia, por isso deve ser grafado “essa” no lugar de “esta”.

    Dêixis catafórica: Quando representa um elemento que não apareceu no discurso anteriormente.

    Exemplo: Esta menina me enche de orgulho. Ana Júlia ganhou um diploma de honra ao mérito.

    Fonte: https://www.infoescola.com/portugues/deixis/

  • Trocando o ''Q' por ''QUAIS (AIS)'' = PRONOME RELATIVO

    Trocando o ''Q'' por ''ISSO'' = CONJUNÇÃO INTEGRANTE

  • Errei a questão porque não vi a palavra INCORRETA. Putz grila!

    Atentem-se a essas palavras, colegas. Em concurso, uma questão te bota lá na frente ou lá atrás.

    Bom estudo a todos.

  • gabarito letra E

    • as conjunções integrantes são ''que'' e ''se''.
    • quando é possível substituir o ''que'' pelo pronome ''isso'', estamos diante de uma conjunção integrante.
    • Ex: quero que a prova seja fácil. ( Quero. O quê? ISSO)
    • Nunca devemos inserir uma vírgula entre um verbo e uma conjunção integrante

    Fonte: apostila Nova Concursos

  • Lá estava eu passando a birosca na cara da banca, todo confiante, quando de repente não li o INCORRETA e errei