SóProvas


ID
5412928
Banca
FGV
Órgão
TCE-AM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“É possível repousar sobre qualquer dor de qualquer desventura, menos sobre o arrependimento. No arrependimento não há descanso nem paz...”


Nesse segmento do pensamento de Leopardi ocorre a repetição do vocábulo “arrependimento”; a reescritura adequada desse segmento a fim de evitar-se a repetição é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito na alterativa C

    Solicita-se nova redação que evite a repetição do termo "arrependimento" em:

    “É possível repousar sobre qualquer dor de qualquer desventura, menos sobre o arrependimento. No arrependimento não há descanso nem paz...”

    A nova redação pode ser feita com a aglutinação dos períodos, utilizando-se, por força semântica, conjuncional causal. O termo substantivo pode ser substituído pelo pronominal pessoal "ele", aglutinado à preposição "em" presente na construção.

    "É possível repousar sobre qualquer dor de qualquer desventura, menos sobre o arrependimento porque nele não há descanso nem paz..."

  • A questão já fora pormenorizada pelo colega Ivan, então me abstenho de novamente o fazer. Chamo a atenção para uma alternativa de reescrita, posto que não constante nas opções de resposta. Dá-se nos seguintes termos, servindo-se do pronome demonstrativo "neste". Assim:

    "É possível repousar sobre qualquer dor de qualquer desventura, menos sobre o arrependimento porque neste não há descanso nem paz..."

    De toda maneira, a resposta é alternativa C. Sem mais.

    Letra C

  • Nesse tipo de questão sempre é bom olhar as conjunções, com isso você já percebe uma mudança grotesca, elimine as que tiverem com essas mudanças. Restando apenas uma, a qual é o nosso gabarito.

  • Achei tão fácil que errei, pois procurei erro na pontuação e marquei a última por ter "o ponto final"

  • GABARITO: C

    (1)          É possível repousar sobre qualquer dor de qualquer desventura, menos sobre o arrependimento. No arrependimento não há descanso nem paz...”

    (2)          É possível repousar sobre qualquer dor de qualquer desventura, menos sobre o arrependimento porque nele não há descanso nem paz;

     

    Nesse segmento do pensamento de Leopardi (1) ocorre a repetição do vocábulo “arrependimento”.

    A reescritura apresentada em (2) é adequada, pelo seguinte:

    (1) elimina essa repetição, como se observa na comparação das partes em destaque;

    (2) retoma o termo citado por meio do pronome “ele”:

    (3) usa a conjunção “porque” para ligar a última oração à anterior, tornando mais clara a relação de causa/explicação entre elas.

     

    Essas explicações e os comentários abaixo demonstram por que não são adequadas as outras reescrituras propostas pelo enunciado:

    (A)         É possível repousar sobre qualquer dor de qualquer desventura, menos sobre o arrependimento, mas aí não há descanso nem paz;

    (B) É possível repousar sobre qualquer dor de qualquer desventura, menos sobre o arrependimento, pois, então, não há descanso nem paz;

    (D) É possível repousar sobre qualquer dor de qualquer desventura, menos sobre o arrependimento apesar de não haver descanso nem paz sem ele;

    (E) É possível repousar sobre qualquer dor de qualquer desventura, menos sobre o arrependimento, pois, a partir dele, não há descanso nem paz.

     

    (A) A explicação (3) do item (C) demonstra que “mas” não é o conectivo adequado. Além disso, “ai” não retoma “arrependimento”, termo não repetido.

    (B) “Então” indica conclusão, e a reescritura não retoma “arrependimento”.

    (D) “Apesar de” introduz uma ideia contrária à da principal, portanto um conectivo inadequado para a reescritura.

    (E) “A partir dele” altera a ideia de lugar presente em “No arrependimento”.

  • deus ta vendo vc pensar q nele é linguagem informal.. pcerj 2021 gab Charlie
  • Acrescentando:

    A conjunção "POIS":

    a) quando dotada de valor explicativo, aparece precedida de vírgula.

    b) quando indicar uma ideia conclusiva, deverá ficar entre vírgulas.

  • É possível repousar sobre qualquer dor de qualquer desventura, menos sobre o arrependimento porque nele (no arrependimento) não há descanso nem paz;

    nele faz referencia a arrependimento sem que precise repeti-lo

  • rapaz, pensei que a C estivesse errada pela falta de vírgula...

  • acertei mas as vezes o medo te faz errar. " ahh! não é possível que a FGV deu essa questão de graça. Deve ter uma pegadinha"

  • galera vamos e ligar nas conjuncoes coordenativas

  • Não era para ter virgula não?
  • FGV é cruel no seu português, mas voltei ao comando da questão para certificar da correção,

    A) essa alternativa dá ideia de oposição, e o texto não tem esse sentido.

    B) não tem ideia de conclusão

    C) sim há ideia de causa, mas essa falta da vírgula foi tenso. kkk

    D) Não tem ideia de concessão

    E) A locução "a partir de..." dá ideia de ponto de partida, de tempo, por isso o erro.

    Me corrijam se estiver errado

    Vamos na fé!

  • Muita gente ficou com medo de marca a alternativa C por conta da pontuação, porém, como ela está na ordem direta, a pontuação é facultativa.

  • O enunciado pede a reescritura a fim de evitar-se repetição, e não a reescritura pontuada corretamente. Portanto, gabarito letra C.

  • Letra C

    A questão solicita elipse do vocábulo "arrependimento". Não é solicitado correção gramatical. Usamos uma conjunção para ligarmos as orações e o pronome "nele" (preposição + pronome) retorna o vocábulo supracitado.

  • Vi que algumas pessoas estão questionando a necessidade de vírgula na letra C. Acredito que não há necessidade, pois apesar de não ter escrito a frase na ordem direta, o termo é pequeno (1 palavra), não sendo obrigatório o uso de vírgula. Caso fosse 3 palavras ou mais, o uso de vírgula seria obrigatório.