SóProvas


ID
5433190
Banca
IBADE
Órgão
IAPEN - AC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme a Lei nº 8.429, de 02/06/1992, que dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências, marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: Letra (C).

    Letra (A) - ERRADO - O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança.

    Letra (B) - ERRADO - A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória.

    Letra (C) - CERTO.

    Letra (D) - ERRADO - O Ministério Público, se não intervir no processo como parte, atuará obrigatoriamente, como fiscal da lei, sob pena de nulidade.

    Letra (E) - ERRADO - Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

  • Quanto à assertiva E, é bom lembrar:

    Representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação para apurar Ato de Improbidade : Qualquer pessoa

    Legitimidade ativa para propor ação de improbidade: MP ou entidade da Administração prejudica pelo ato.

    Abraços.

  • A questão exigiu conhecimento acerca da Lei 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa) e deseja obter a alternativa correta:

    A- Incorreta. Art. 8° da Lei 8.429/92: “O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança.”

    B- Incorreta. Art. 20 da Lei 8.429/92: “A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória.

    C- Correta. Art. 4° da Lei 8.429/92: “Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos.

    Ressalta-se que o dispositivo em questão não menciona o princípio da eficiência porque a Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429/92) é de 1992, ao passo que o princípio da eficiência foi inserido no art. 37 da Constituição Federal através da Emenda Constitucional nº 19/1998.

    D- Incorreta. Art. 17, § 4º da Lei 8.429/92: “O Ministério Público, se não intervir no processo como parte, atuará obrigatoriamente, como fiscal da lei, sob pena de nulidade.”

    E- Incorreta. Art. 14 da Lei 8.429/92: “Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

    GABARITO DA MONITORA: “C”

  • Só eu que achei essa questão estranha...

  • Complementando...

    QUALQUER PESSOA pode representar a autoridade administrativa para INSTAURAR INVESTIGAÇÃO. (art 14)

    Mas a AÇÃO PRINCIPAL só poderá ser proposta pelo MINISTÉRIO PÚBLICO ou PESSOA JURÍDICA INTERESSADA, no prazo de 30 dias da efetivação da medida cautelar. (art 17)

  • LETRA C

    A- Incorreta. Art. 8° da Lei 8.429/92: “O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança.”

    B- Incorreta. Art. 20 da Lei 8.429/92: “A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória.

    C- Correta. Art. 4° da Lei 8.429/92: “Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos.

    Ressalta-se que o dispositivo em questão não menciona o princípio da eficiência porque a Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429/92) é de 1992, ao passo que o princípio da eficiência foi inserido no art. 37 da Constituição Federal através da Emenda Constitucional nº 19/1998.

    D- Incorreta. Art. 17, § 4º da Lei 8.429/92: “O Ministério Público, se não intervir no processo como parte, atuará obrigatoriamente, como fiscal da lei, sob pena de nulidade.”

    E- Incorreta. Art. 14 da Lei 8.429/92: “Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

  • Vejamos cada opção, separadamente:

    a) Errado:

    Na realidade, a responsabilidade do sucessor somente existe até o limite da herança, como se extrai do art. 8º da Lei 8.429/92:

    "Art. 8° O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança."

    Logo, está errado sustentar que tal responsabilidade existe "sem considerar a herança".

    b) Errado:

    Em verdade, as sanções aqui referidas dependem do trânsito em julgado de sentença condenatória, na forma do art. 20, caput, da Lei 8.429/92:

    "Art. 20. A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória."

    c) Certo:

    Esta alternativa se mostra em perfeita conformidade com o teor do art. 4º da Lei 8.429/92:

    "Art. 4° Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos."

    Logo, sem equívocos a serem aqui indicados.

    d) Errado:

    Não é o Poder Judiciário, mas sim o Ministério Público, que deve atuar como fiscal da lei, acaso não figure como parte, como se pode ver do teor do art. 17, §4º, da Lei 8.429/92:

    "Art. 17 (...)
    § 4º O Ministério Público, se não intervir no processo como parte, atuará obrigatoriamente, como fiscal da lei, sob pena de nulidade."

    e) Errado:

    Em rigor, qualquer pessoa pode realizar a representação referida neste item, na forma do art. 14, caput, da Lei 8.429/92:

    "Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade."


    Gabarito do professor: C

  • Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos (Art. 4

    ________________________________________

    Letra (A) - ERRADO - O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança.

    --

    Letra (B) - ERRADO - A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória.

    --

    ----

    Letra (D) - ERRADO - O Ministério Público, se não intervir no processo como parte, atuará obrigatoriamente, como fiscal da lei, sob pena de nulidade.

    ______

    Letra (E) - ERRADO - Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

  • Já está desatualizada.

  • ARTIGO 4° REVOGADO PELA LEI 14.230, DE 2021.