A microfilmagem de documentos é uma técnica de produção de imagens fotográficas de um documento em formato altamente reduzido.
A difusão, por sua vez, é uma das sete funções arquivísticas (produção/criação, avaliação, classificação, descrição, difusão, preservação e aquisição) e consiste em ações que diminuam a distância entre o cidadão e a informação.
Segundo a banca, a microfilmagem pode ser considerada uma ação de difusão, pois os documentos microfilmados possibilitam uma maior abrangência quanto ao acesso, o que diminuiria a distância entre o cidadão e a informação, que é o objetivo da difusão.
Entretanto, um microfilme não difere de um documento em suporte convencional, pois o acesso não pode ser simultâneo, por duas ou mais pessoas, já que o rolo de microfilme deve ser utilizado em uma leitora para ser acessado. Além disso, a visualização não é facilitada, pois os documentos devem ser passados, um a um, até que se chegue ao documento desejado. Essas situações promovem barreiras, e não facultam o acesso, motivo pelo qual o gabarito deveria ser incorreto.
Gabarito do Professor: ERRADO.
Gabarito da Banca: CERTO.