SóProvas


ID
5476375
Banca
NC-UFPR
Órgão
PC-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.    


    A sociedade de consumo tem por base a premissa de satisfazer os desejos humanos de uma forma que nenhuma sociedade do passado pôde realizar ou sonhar. A promessa de satisfação, no entanto, só permanecerá sedutora enquanto o desejo continuar irrealizado; o que é mais importante, enquanto __________ uma suspeita de que o desejo não foi plena e totalmente satisfeito. Estabelecer alvos fáceis, garantir a facilidade de acesso a bens adequados aos alvos, assim como a crença na existência de limites objetivos aos desejos “legítimos” e “realistas” – isso seria como a morte anunciada da sociedade de consumo, da indústria de consumo e dos mercados de consumo. A não satisfação dos desejos e a crença firme e eterna de que cada ato visando a __________ deixa muito a desejar e pode ser aperfeiçoado são os volantes da economia que tem por alvo o consumidor.

     A sociedade de consumo consegue tornar permanente a insatisfação. Uma forma de causar esse efeito é depreciar e desvalorizar os produtos de consumo logo depois de terem sido alçados ao universo dos desejos do consumidor. Uma outra forma, ainda mais eficaz, no entanto, se esconde da ribalta: o método de satisfazer toda necessidade/desejo/vontade de uma forma que não pode deixar de provocar novas necessidades/desejos/vontades. O que começa como necessidade deve terminar como compulsão ou vício. E é isso que ocorre, já que o impulso de buscar nas lojas, e só nelas, soluções para os problemas e alívio para as dores e a ansiedade é apenas um aspecto do comportamento que não apenas recebe a permissão de se condensar num hábito, mas é avidamente estimulado a fazê-lo. [...]

    Para que a busca de realização possa continuar e novas promessas possam __________ atraentes e cativantes, as promessas já feitas precisam ser quebradas, e as esperanças de realizá-las, frustradas. Um mar de hipocrisia se estendendo das crenças populares às realidades da vida dos consumidores é condição sine qua non para que uma sociedade de consumidores funcione apropriadamente. Toda promessa deve ser enganosa, ou pelo menos exagerada, para que a busca continue. Sem a repetida frustração dos desejos, a demanda pelo consumo se esvaziaria rapidamente, e a economia voltada para o consumidor perderia o gás. É o excesso da soma total de promessas que neutraliza a frustração provocada pelo excesso de cada uma delas, impedindo que a acumulação de experiências frustrantes solape a confiança na eficácia final dessa busca.

    Por essa razão, o consumismo é uma economia do logro, do excesso e do lixo; logro, excesso e lixo não sinalizam seu mau funcionamento, mas constituem uma garantia de saúde e o único regime sob o qual uma sociedade de consumidores pode assegurar sua sobrevivência. A pilha de expectativas malogradas tem um paralelo nas crescentes montanhas de ofertas descartadas das quais se esperava (pois prometiam) que __________ os desejos dos consumidores. A taxa de mortalidade das expectativas é elevada, e, numa sociedade de consumo funcionando adequadamente, espera-se que cresça continuamente.  A expectativa de vida das esperanças é minúscula, e só uma taxa de fecundidade extraordinariamente elevada pode salvá-Ias da diluição e da extinção. Para que as expectativas se mantenham vivas e novas esperanças preencham o vazio deixado por aquelas já desacreditadas e descartadas, o caminho da loja à lata de lixo deve ser curto, e a passagem, rápida.


(BAUMAN, Zygmunt. Vida líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. p. 106-108. Adaptado.)

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas, conforme a norma padrão escrita da Língua Portuguesa e na ordem em que aparecem no texto.

Alternativas
Comentários
  • letra B

  • 1ª lacuna: "enquanto houver uma suspeita de que o desejo não foi plena e totalmente satisfeito" → usa-se o verbo "haver" no modo subjuntivo;

    2ª lacuna: "A não satisfação dos desejos e a crença firme e eterna de que cada ato visando a satisfazê-los deixa muito a desejar" → o verbo "satisfazer" é transitivo direto, de modo que seu complemento verbal não pode ser o pronome "lhe", mas sim "os", na forma "-los";

    3ª lacuna: "Para que a busca de realização possa continuar e novas promessas possam mostrar-se atraentes e cativantes" → o verbo principal "mostrar-se" da locução verbal deve ficar no infinitivo impessoal, não podendo, pois, flexionar-se na forma "mostrarem-se", visto que a flexão cabe ao auxiliar "possam";

    4ª lacuna: A pilha de expectativas malogradas tem um paralelo nas crescentes montanhas de ofertas descartadas das quais se esperava (pois prometiam) que satisfizessem os desejos dos consumidores" → o verbo "satisfazer" deve flexionar-se na terceira pessoa do modo subjuntivo a fim de concordar com o sujeito "montanhas de ofertas descartadas".

    Letra B

  • GABARITO B

    Lembrando que o LHE somente é usado para substituir OBJETOS INDIRETOS !!

    No caso da questão, o verbo é SATISFAZER. Quem satisfaz, satisfaz ALGUÉM, logo é OBJETO DIRETO e não aceita o uso do LHE.

    bons estudos

  • que texto difícil cara

  • O HOUVER vc tem que acertar, dai fica duas, 50% de chance de acertar.

  • Acertei porque verbos terminados com R,S, e Z, o pronome que deve-se usar após é LO s,LA s.

    EX= satisfazer (satisfazê-los)

  • A questão requer conhecimento acerca de conjugação verbal (tempos e modos verbais), regência e concordância verbal.


    1ª lacuna: A sociedade de consumo tem por base a premissa de satisfazer os desejos humanos de uma forma que nenhuma sociedade do passado pôde realizar ou sonhar. A promessa de satisfação, no entanto, só permanecerá sedutora enquanto o desejo continuar irrealizado; o que é mais importante, enquanto houver uma suspeita de que o desejo não foi plena e totalmente satisfeito."

    O trecho em que o verbo “haver" está flexionado denota uma possibilidade, logo deve ser conjugado no futuro do subjuntivo.


    2ª lacuna: Estabelecer alvos fáceis, garantir a facilidade de acesso a bens adequados aos alvos, assim como a crença na existência de limites objetivos aos desejos “legítimos" e “realistas" – isso seria como a morte anunciada da sociedade de consumo, da indústria de consumo e dos mercados de consumo. A não satisfação dos desejos e a crença firme e eterna de que cada ato visando a satisfazê-los deixa muito a desejar e pode ser aperfeiçoado são os volantes da economia que tem por alvo o consumidor."

    Satisfaz os desejos = satisfazê-los.


    O verbo “satisfazer", no sentido de bastar; ser suficiente ou conveniente; atender, contentar(-se), é transitivo direto ou indireto.


    Pronomes átonos como complementos verbais:

    o, a, os, as - sempre objeto direto.

    lhe, lhes - sempre objeto indireto.

    me, te, se, nos, vos - dependem da regência verbal.

     

    3ª lacuna: “Para que a busca de realização possa continuar e novas promessas possam mostrar-se atraentes e cativantes, as promessas já feitas precisam ser quebradas, e as esperanças de realizá-las, frustradas."


    O verbo “mostrar-se" é o verbo principal da locução verbal “possam mostrar-se". Em uma locução verbal, apenas o verbo auxiliar é flexionado, concordando em número e pessoa com o sujeito; o verbo principal, expresso pelas formas nominais infinitivo, gerúndio e particípio, com exceção do particípio, não se flexiona.
    Verbo auxiliar - possam (concordando em nº e pessoa com o sujeito “novas promessas".

    Verbo principal - mostrar-se (infinitivo não flexionado).

    4ª lacuna: “A pilha de expectativas malogradas tem um paralelo nas crescentes montanhas de ofertas descartadas das quais se esperava (pois prometiam) que satisfizessem os desejos dos consumidores." 

    O trecho denota um fato possível não concluído, logo o verbo “satisfazer" deve ser conjugado no pretérito imperfeito do subjuntivo.
     

    Sendo assim, a única alternativa correta e condizente com o texto é a letra (B)

    Gabarito da professora: Letra B.

  • Letra B.

    lacuna: “A sociedade de consumo tem por base a premissa de satisfazer os desejos humanos de uma forma que nenhuma sociedade do passado pôde realizar ou sonhar. A promessa de satisfação, no entanto, só permanecerá sedutora enquanto o desejo continuar irrealizado; o que é mais importante, enquanto houver uma suspeita de que o desejo não foi plena e totalmente satisfeito."

    O trecho em que o verbo “haver" está flexionado denota uma possibilidade, logo deve ser conjugado no futuro do subjuntivo.

    2ª lacuna: “Estabelecer alvos fáceis, garantir a facilidade de acesso a bens adequados aos alvos, assim como a crença na existência de limites objetivos aos desejos “legítimos" e “realistas" – isso seria como a morte anunciada da sociedade de consumo, da indústria de consumo e dos mercados de consumo. A não satisfação dos desejos e a crença firme e eterna de que cada ato visando a satisfazê-los deixa muito a desejar e pode ser aperfeiçoado são os volantes da economia que tem por alvo o consumidor."

    Satisfaz os desejos = satisfazê-los.

    O verbo “satisfazer", no sentido de bastar; ser suficiente ou conveniente; atender, contentar(-se), é transitivo direto ou indireto.

    Pronomes átonos como complementos verbais:

    o, a, os, as - sempre objeto direto.

    lhe, lhes - sempre objeto indireto.

    me, te, se, nos, vos - dependem da regência verbal.

     

    3ª lacuna: “Para que a busca de realização possa continuar e novas promessas possam mostrar-se atraentes e cativantes, as promessas já feitas precisam ser quebradas, e as esperanças de realizá-las, frustradas."

    O verbo “mostrar-se" é o verbo principal da locução verbal “possam mostrar-se". Em uma locução verbal, apenas o verbo auxiliar é flexionado, concordando em número e pessoa com o sujeito; o verbo principal, expresso pelas formas nominais infinitivo, gerúndio e particípio, com exceção do particípio, não se flexiona.

    Verbo auxiliar - possam (concordando em nº e pessoa com o sujeito “novas promessas".

    Verbo principal - mostrar-se (infinitivo não flexionado).

    4ª lacuna: “A pilha de expectativas malogradas tem um paralelo nas crescentes montanhas de ofertas descartadas das quais se esperava (pois prometiam) que satisfizessem os desejos dos consumidores." 

    O trecho denota um fato possível não concluído, logo o verbo “satisfazer" deve ser conjugado no pretérito imperfeito do subjuntivo.

     

    Sendo assim, a única alternativa correta e condizente com o texto é a letra (B)