SóProvas


ID
5514271
Banca
VUNESP
Órgão
Semae de Piracicaba - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para uma companheira inseparável


    Em Gramado, o Festival de Cinema; em Passo Fundo, a Jornada de Literatura: uma semana de festas no Rio Grande do Sul. Não para mim, que não fui convidado para nenhuma das duas (talvez pensem que já morri?), e mesmo que fosse, quase certamente não poderia ir. É que, embora continue vivo, arrumei uma inimiga poderosa. A Tosse, eu a chamo, assim mesmo, com maiúsculas merecidas, pois já dura uns quatro meses e não tem nada, absolutamente nada, que a cure.

    Começou, que eu me lembre, lá por maio. Foi logo depois de uma gripe e tão generalizada que tinha também um pouco de sinusite, rinite, otite e se outros ites existem no aparelho respiratório, essa gripe certamente também tinha. Tudo foi passando aos poucos. Ela, a Tosse, não.

    Traiçoeira, inadequada, vem principalmente à noite. Tarde da noite, como entidade do mal que é, lá pelas quatro, cinco da manhã, quando faz tanto frio que seria suicídio sair da cama. E não passa.

    Meu médico diz que a causa é uma só – chama-se Porto Alegre, talvez uma das cidades com um dos piores climas do país. Principalmente em agosto, quando as paredes vertem água de tanta umidade, não há sol, o mofo se infiltra e as casas geladas transformam-se numa espécie de Disneyworld de ácaros. Trata-se, portanto, de atravessar agosto. Falta pouco. Prometo ser forte.

(Caio Fernando de Abreu. Pequenas epifanias, 2014. Adaptado)

No contexto em que está empregada, além do sentido de adição, a frase do 3º parágrafo – E não passa. – expressa também o de

Alternativas
Comentários
  • Assertiva D

    a frase do 3º parágrafo – E não passa. – expressa também o de adversidade, podendo ser substituída por “Mas não passa.”

  • Se for completar a frase, a que se encaixa melhor é "mas não passa".

    Porém eu não consegui entender qual é ideia que ela esta sendo contrária no parágrafo.

    Para mim ela segue uma linha e não há nenhum contraponto a ela.

  • Aqui a banca foi pelo sentido semântico das conjunções.

    Na Oração "E não passa " A conjunção destacada só pode ter sentido de adição ou contraposição/adversidade.

    Resposta correta letra D

  • Vendo o contexto do parágrafo não vejo uma intenção do autor do texto em colocar: " E não passa", como de forma adversativa, pois já sabia que o "E" pode ser uma conjunção ADITIVA / ADVERSATIVA.

  • é.....não tem sentido essa troca não viu....

  • Meu entendimento sobre adversativa

    Vem principalmente à noite. Tarde da noite, como entidade do mal que é, lá pelas quatro, cinco da manhã, quando faz tanto frio que seria suicídio sair da cama. Mas não passa.

  • Tarde da noite, como entidade do mal que é, lá pelas quatro, cinco da manhã, quando faz tanto frio que seria suicídio sair da cama. E não passa.

    Eu entendi da seguinte forma: mesmo que tu não levante da cama o frio vai continuar.

  • Tudo foi passando aos poucos. Ela, a Tosse, não.

     Traiçoeira, inadequada, vem principalmente à noite. Tarde da noite, como entidade do mal que é, lá pelas quatro, cinco da manhã, quando faz tanto frio que seria suicídio sair da cama. E não passa

    Acho que esse '' e não passa '' tá puxando a seta para o 2 paragrafo lá ( Onde marquei de vermelho ) pensando assim foi a unica forma de ver esse sentido de adversidade.

    Vc olhando somente para o 3 paragrafo da ideia de adição e não adversidade

    mas eu sei lá.

    GAB D

  • Acho que o mais adequado ao contexto a explicação.

    ....faz tanto frio que seria suicídio sair da cama.(Por que?) Pois (a tosse) não passa