SóProvas


ID
5514499
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto : Sobre Ciências Sociais Aplicadas (fragmento adaptado)

https://www.blogdoead.com.br/administracao-ouciencias-contabeis-diferencas-e-semelhancas
   A Administração e a Contabilidade são ofícios inseridos em uma mesma área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas. Nesse campo de conhecimento, estão as profissões que se dedicam a entender as necessidades da sociedade e traduzi-las em soluções. Enquanto o Administrador tem como foco gerenciar pessoas, recursos e processos em prol de uma organização, o Contador tem como missão garantir a sustentabilidade econômico-financeira dessa organização.
   Ao analisar a base de formação dessas duas áreas, fica claro que ambas apresentam algumas disciplinas semelhantes e outras nem tanto. Por exemplo: Contabilidade é uma matéria dentro de um Curso de Administração, assim como Administração é uma disciplina que consta na grade curricular de um Curso de Ciências Contábeis, o que demonstra a interdisciplinaridade de conhecimentos.
   Além disso, ambas as ciências compartilham disciplinas do território de Exatas, como Matemática Financeira, Gestão Financeira e Estatística, por exemplo. As demais matérias são bastante diversas, pois têm a ver com a finalidade de cada área de atuação. 
   A faculdade de Administração forma profissionais com visão global sobre todo tipo de organizações, como empresas privadas, órgãos públicos e organizações não governamentais. O profissional formado em Administração deve entender o funcionamento de uma empresa como um todo. Para tanto, tem uma formação multidisciplinar que engloba contabilidade, finanças, gestão de pessoas, logística, marketing e compras, entre outros conhecimentos.
   Já a faculdade de Ciências Contábeis, por sua vez, forma profissionais focados em apenas uma das áreas que constituem uma empresa: a contabilidade. Nesse setor, o profissional é responsável por garantir a saúde econômico-financeira da organização, por isso, lida com entradas e saídas de dinheiro e seus impactos presentes e futuros no empreendimento.
   As perspectivas das duas carreiras podem variar bastante, dependendo unicamente dos objetivos que cada um tem para o seu futuro profissional. Tanto a Administração quanto as Ciências Contábeis permitem ascensão a cargos de diretoria, como CEO (Chief Executive Officer) e CFO (Chief Financial Officer), por exemplo.
   Administradores e Contadores que se reciclam são profissionais com grandes chances de ascender profissionalmente. Para se dar bem em qualquer uma das duas carreiras, e em qualquer ofício, basta investir em qualificação profissional: graduação, pós-graduação e reciclagens.

Para a questão seguinte, analise o fragmento: “Nesse campo de conhecimento, estão as profissões que se dedicam a entender as necessidades da sociedade e traduzi-las em soluções”.
O “que” presente no período acima funciona como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C.

     “Nesse campo de conhecimento, estão as profissões que se dedicam a entender as necessidades da sociedade e traduzi-las em soluções”.

    • Os pronomes relativos introduzem orações subordinadas adjetivas desenvolvidas;
    • São termos anafóricos (retomam um termo da oração principal).
    • Nem toda oração adjetiva possui pronome relativo, porque existem orações reduzidas que não possuem os conectores.

    Orações Subordinadas Adjetivas

    São classificadas em:

    Explicativas: vêm isoladas por vírgulas, travessões ou parênteses e, semanticamente, referem-se à totalidade do referente. (toda parte)

    Restritivas: não vêm isoladas por vírgulas, travessões ou parênteses e o atributo refere-se a uma parte do seu referente. (nem todos)

  • A questão é de morfologia e quer saber a classificação da palavra "que" em “Nesse campo de conhecimento, estão as profissões que se dedicam a entender as necessidades da sociedade e traduzi-las em soluções”. Vejamos:

     .

    A) Interjeição.

    Errado.

    Interjeição: palavra invariável que exprime emoções e sentimentos que envolvem o falante. É uma espécie de grito com que traduzimos de modo vivo nossas emoções e sentimentos. Ex.: Caramba! Puxa vida! Meu Deus! Que pena! Bravo! Psiu! Fora! Silêncio! Adeus! Coitado! Cruzes!

     .

    B) Conjunção integrante. 

    Errado.

    Conjunção integrante: introduz oração subordinada substantiva. É mero conectivo oracional. As conjunções integrantes são representadas pelas conjunções "QUE" e "SE”. A oração pode ser trocada por "isso, nisso, disso". Ex.: Necessito de que me ajude. (= Necessito disso).

     .

    C) Pronome relativo. 

    Certo. "Que", nesse caso, é pronome relativo, retoma "as profissões", equivale a "as quais" e introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva (sem vírgula).

    Pronome relativo: introduz oração subordinada adjetiva. Exerce função sintática de sujeito, obj. direto, obj. indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito ou aposto. A palavra pode ser trocada por "o qual, a qual, os quais, as quais". São pronomes relativos: que, quem, onde, o qual (a qual, os quais, as quais), quanto (quanta, quantos, quantas) e cujo (cuja, cujos, cujas). Ex.: O livro que li era péssimo. (que = o qual)

     .

    "QUE" pronome relativo equivale a O(A) (S) QUAL (IS) Ex.: O livro que eu li é ruim. (que = O QUAL)

    "QUE" conjunção integrante equivale a ISSO / ESSE (A) Ex.: Estou certo de que você passará nas provas. (= Estou certo DISSO)

     .

    D) Partícula de realce. 

    Errado.

    Partícula expletiva ou de realce: é aquela que pode ser retirada da frase sem prejuízo algum para o sentido. Nesse caso, a palavra não irá exercer nenhuma função sintática.

    Ex.: O que QUE ela falou pra você? (O que ela falou pra você?)

     .

    E) Advérbio.

    Errado.

    Advérbio: palavra invariável que indica circunstâncias. Modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio. Pode ser de afirmação, dúvida, intensidade, lugar, modo, tempo e negação.

     .

    Gabarito: Letra C 

  • Certo

    Poderia ser substituído por As quais

  • GABA: C

    “ (...) estão as profissões que se dedicam a entender as necessidades da sociedade e traduzi-las em soluções

    O trecho destacado é uma oração subordinada adjetiva restritiva, pois traz uma característica restrita a um grupo determinado de profissões. Assim, o termo que a introduz é um pronome relativo.

    Lembrete: 1. Conjunção subordinativa integrante introduz uma O.S.S (logo, posso permutar por "isso" sem prejuízo ao texto); 2. Pronome relativo introduz uma oração subordinada adjetiva, e pode ser substituído por "o qual" ou uma de suas variações.

  • Basta substituir o ''que '' por ''as quais'' se tem um pronome relativo.

    • SUBSTITUIR "O QUE" PELO "OS QUAIS", SE TEM UM PRONOME RELATIVO...
  • “Nesse campo de conhecimento, estão as profissões que se dedicam a entender as necessidades da sociedade e traduzi-las em soluções”

    “Nesse campo de conhecimento, estão as profissões as quais se dedicam a entender as necessidades da sociedade e traduzi-las em soluções”

    Gabarito C) pronome relativo.