SóProvas


ID
5522173
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o poema a seguir.

Ao shopping center

Pelos teus círculos
Vagamos sem rumo
Nós almas penadas
Do mundo do consumo

De elevador ao céu
Pela escada ao inferno
Os extremos se tocam
No castigo eterno

Cada loja é um novo
Prego em nossa cruz.
Por mais que compremos
Estamos sempre nus.

Nós que por teus círculos
Vagamos em perdão
À espera (até quando?)
Da grande Liquidação.
PAES, José Paulo – Melhores Poemas.

Ainda em relação ao pronome “teu”, é CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Exige-se do candidato o conhecimento sobre identificação da classe morfológica do elemento gramatical “teu”. Sabendo disso, o candidato deve assinalar a alternativa correta que classifique morfologicamente tal elemento destacado no enunciado da questão. Vejamos:

     

    Em linhas gerais, “teu”, prototipicamente, é uma variante do quadro pronominal possessivo. Isso significar dizer, em outros termos, que o elemento gramatical que estamos analisando aqui é um pronome possessivo de segunda pessoa gramatical.

     

    A – Alternativa errada. Os pronomes pessoais do caso reto são pronomes que assumem função sintática de sujeito nas orações. São estes os pronomes pessoais do caso reto: eu, tu, ele/ela, nós, vós, eles/elas;

     

    B – Alternativa errada. Os pronomes pessoais do caso oblíquo são pronomes que assumem função sintática de complemento verbal, correspondendo respectivamente às pessoas gramaticais do caso reto a que se refere. São estes: me, mim, comigo; te, ti, contigo; se, si, consigo, o, a, lhe; nos, conosco; vos, convosco; se, si, consigo, os, as, lhes;

     

    C – Alternativa errada. Os pronomes demonstrativos têm a função de indicar algum referente seja no espaço ou no tempo. São estes: esta, este, isto, essa, esse, isso, aquela, aquele, aquilo, nessa, nesse, nisso, naquela, naquele e naquilo. Esses são os mais prototípicos, visto que existem outras variantes, como “tal” (que equivale a “esta”), “mesmo” e suas variantes e outras;  

     

    D – Alternativa correta. Em geral, os pronomes possessivos indicam uma ideia de posse em relação à pessoa gramatica a que, em si, refere-se. São estes: meu(s), minha(s), teu(s), tua(s), seu(s), sua(s), nosso(s), nossa(s), vosso(s), vossas(s), seu(s), sua(s).

     

    Cuidado: o pronome “seu” pode assumir uma outra categoria pronominal a depender do contexto em que estiver inserido, pois “seu”, numa colocação coloquial da língua, pode se classificar como pronome de tratamento quando equivale a “senhor”, por exemplo:

     

    “Seu Antônio, estou aqui!

     

    No exemplo acima, “seu” não é um pronome possessivo. É um pronome de tratamento, pois conseguimos facilmente substituí-lo por “senhor”: “Senhor Antônio, estou aqui!”.

     

    “Pedi o dinheiro ao seu Antônio”. Nesse exemplo, pode ocorrer uma ambiguidade semântica, pois o “seu” pode tanto equivaler a “senhor” quanto a uma ideia puramente possessiva de alguém em relação ao Antônio. Nesse caso, haverá um contexto macrotextual que se encarregará em definir o sentido pretendido.

     

     Gabarito: D

  • gab: D

    Os pronomes possessivos são aqueles que acompanham ou substituem o substantivo, indicando a relação de posse entre as pessoas do discurso e as coisas possuídas. Alguns exemplos se pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa..

  • GAB-D

    TEU, TEUS

    TUA , TUAS.

    ESTUDE ENQUANTO OUTROS BRIGAM POR FUTEBOL E MORREM DO CORAÇÃO.