SóProvas


ID
5539048
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Vitória - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INSTRUÇÃO: Leia os textos II e III a seguir, que são editoriais do Jornal Folha de S. Paulo, para responder à questão.

TEXTO II

Segurança pública

A despeito do crescimento contínuo da população carcerária, os índices de criminalidade continuam em alta na maior parte do país, sendo particularmente alarmantes no Nordeste. Os dados mostram a necessidade de uma reorientação das políticas de segurança. A superlotação das prisões acaba por proporcionar mais quadros e influência ao crime organizado.

A polícia deveria ser mais bem treinada e substituir a lógica do confronto pela prevenção e inteligência. A Força Nacional de Segurança Pública (formada por policiais cedidos ao governo federal), não o Exército, deveria atuar em situações de emergência.

O jornal é contra a adoção da pena de morte e da redução da maioridade penal, mas considera que é necessário ampliar o prazo de internação possível do adolescente infrator. Em tese, com o amadurecimento legislativo, a pena de prisão deveria ser reservada apenas aos criminosos que representem risco de violência.

Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/poder/2018/02/o-que-a-folha-pensa.shtml>.
Acesso em: 22 out. 2021.

TEXTO III

Combate à corrupção

O país testemunhou consideráveis avanços nessa seara nos últimos anos. Rompeu-se a proverbial impunidade de que desfrutavam políticos e grandes empresários.

O jornal passou a apoiar a possibilidade de prisão após a condenação em segunda instância. Outro aperfeiçoamento institucional a ser perseguido é a redução do alcance hoje excessivo do foro privilegiado, embora o instrumento deva ser mantido para proteger autoridades da litigância de má-fé.

Devem ser apontados, porém, abusos na ação do aparato jurídico-policial, como vazamentos de informações sigilosas, desrespeito do princípio da presunção da inocência, conduções coercitivas e prisões preventivas pouco fundamentadas.

Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/poder/2018/02/o-que-a-folha-pensa.shtml>.
Acesso em: 22 out. 2021.


Releia o seguinte trecho:

A despeito do crescimento contínuo da população carcerária, os índices de criminalidade continuam em alta na maior parte do país, sendo particularmente alarmantes no Nordeste.

O conectivo destacado poderia ser corretamente substituído por

Alternativas
Comentários
  • Não obstante é uma locução conjuntiva cujo significado se refere a uma situação de oposição a uma outra ideia apresentada, mas que não impede sua concretização. É sinônimo de "apesar de", "conquanto", "contudo", "a despeito de", "nada obstante".

    OBS:"Inobstante" tem o mesmo significado de "não obstante". É um termo muito usado em textos jurídicos.

  • A questão é sobre conjunções e quer saber por qual das expressões abaixo podemos substituir o conectivo destacado em "A despeito do crescimento contínuo da população carcerária, os índices de criminalidade continuam em alta na maior parte do país, sendo particularmente alarmantes no Nordeste". Vejamos:

     .

    A) a propósito de.

    Errado. A propósito de = sobre, a respeito de. Aqui não há ideia de concessão como em "a despeito de".

     .

    B) em decorrência de.

    Errado. Em decorrência de = em consequência de. "A despeito de" traz ideia de concessão e não de consequência.

     .

    C) não obstante.

    Certo. A despeito de = apesar de, não obstante. "Não obstante" é conjunção subordinativa concessiva e equivale a "a despeito de". Vale destacar que, aqui, ao substituirmos "a despeito do" por "não obstante", precisamos acrescentar o artigo "o", que está contraído em "do": não obstante O crescimento contínuo...

    Conjunções subordinativas concessivas: têm valor semântico de concessão, contraste, consentimento, licença, quebra de expectativa...

    São elas: embora, ainda que, se bem que, mesmo que, nem que, mesmo quando, posto que, apesar de que, conquanto, malgrado, não obstante, inobstante...

    Ex.: Embora discordasse da justificativa da banca, aceitei a explicação.

     .

    D) haja vista.

    Errado. Haja vista = tendo em vista. Aqui não há ideia de concessão como em "a despeito de".

     .

    Gabarito: Letra C

  • É válido ressaltar a diferença de "a respeito de" e "a despeito de":

    • A respeito de tem um sentido de relação, relativo a algo.
    • Ex.: João falava muito a respeito de Maria.
    • A despeito de tem um sentido concessivo, traz uma ideia contrária, mas sem negar o termo anterior:
    • Ex.: João nunca falou de Maria, a despeito de ser casado com ela.

    ----------------------------------------

    Gabarito (C)

    ----------------------------------------

    Boa sorte e bons estudos.