SóProvas


ID
5543257
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Victor Graeff - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo com verbo no pretérito imperfeito do subjuntivo:

Se eu ___________ na audiência atrasado, seria um vexame.

Alternativas
Comentários
  • CORRELAÇÃO VERBAL QUE MAIS CAI

    CHEGASSE - SERIA

  • A questão é de morfologia e quer que assinalemos a alternativa que preenche a lacuna abaixo com verbo no pretérito imperfeito do subjuntivo em "Se eu ___________ na audiência atrasado, seria um vexame". Vejamos:

     .

    A) chegar

    Errado. "Chegar" está no infinitivo.

    O infinitivo é uma das formas nominais dos verbos. Ele exprime a ideia da ação, aproximando-se, assim, do substantivo. Ele termina em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). Exemplos: cantar, estudar, vender, soer, partir, etc.

     .

    B) chegasse

    Certo. "Chegasse" é a 1ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo.

    Pretérito imperfeito do subjuntivo: se eu chegasse, se tu chegasses, se ele chegasse, se nós chegássemos, se vós chegásseis, se eles chegassem.

    Pretérito imperfeito do subjuntivo: é utilizado na expressão de desejos, probabilidades e acontecimentos que estão condicionados por outros. Refere-se a um fato que pode ter ocorrido ou não. Pode indicar uma ação presente, passada ou futura. Ex.: Se ele estudasse, passaria na prova.

     .

    C) chegue

    Errado. "Chegue" é a 1ª pessoa do singular do presente do subjuntivo.

    Presente do subjuntivo: que eu chegue, que tu chegues, que ele chegue, que nós cheguemos, que vós chegueis, que eles cheguem.

    Presente do subjuntivo: pode indicar uma ação presente ou futura e é usado para indicar desejos, hipóteses e suposições. Geralmente é conjugado com a partícula "que". Ex.: Minha mãe quer que eu estude mais.

     .

    D) chegara

    Errado. "Chegara" é a 1ª pessoa do singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo.

    Pretérito Mais-que-perfeito do indicativo: eu chegara, tu chegaras, ele chegara, nós chegáramos, vós chegáreis, eles chegaram.

    Pretérito mais-que-perfeito do indicativo: expressa um fato ocorrido antes de outro fato já terminado. Ex.: Ele já resolvera as questões quando os amigos chegaram.

     .

    Gabarito: Letra B 

  • O enunciado pede o verbo que está no pretérito imperfeito do subjuntivo:

    a) chegar: futuro do subjuntivo. (ERRADA)

    b) chegasse: pretérito imperfeito do subjuntivo. (CORRETA)

    c) chegue: presente do subjuntivo. (ERRADA)

    d) chegara: pretérito mais que perfeito do indicativo. (ERRADA)

    • FONTE: https://www.conjugacao.com.br/verbo-chegar/
  • DMT do pret. imp. do subj. é a terminação -SSE.

  • Essa é uma questão bastante direta sobre conjugação verbal na qual a banca exigia dos candidatos somente que soubessem a forma do verbo chegar conjugado na primeira pessoa do singular (haja vista a presença do pronome pessoal “eu" servindo de sujeito na frase do enunciado) no tempo pretérito imperfeito do modo subjuntivo.

    Nesse sentido, a letra A já pode ser descartada pelo fato de que a forma verbal “chegar" está no infinitivo – que é o verbo em seu estado puro, natural.

     Partindo para a letra B, temos aqui a alternativa correta, tendo em vista que “chegasse" corresponde ao verbo chegar no pretérito imperfeito do subjuntivo (se eu chegasse, se tu chegasses, se ele chegasse, se nós chegássemos, se vós chegásseis, se eles chegassem). Ou seja, a opção a ser marcada era essa.

    Dando continuidade, a forma verbal “chegue" também representa o modo subjuntivo, mas ela está no tempo presente (que eu chegue, que tu chegues, que ele chegue, que nós cheguemos, que vós chegueis, que eles cheguem).

    Por fim, “chegara" é o verbo chegar conjugado no pretérito mais-que-perfeito do modo indicativo (eu chegara, tu chegaras, ele chegara, nós chegáramos, vós chegáreis, eles chegaram).

    Gabarito do professor: Letra B.