A questão é de morfologia e quer que assinalemos a alternativa que preenche a lacuna abaixo com verbo no pretérito imperfeito do subjuntivo em "Se eu ___________ na audiência atrasado, seria um vexame". Vejamos:
.
A) chegar
Errado. "Chegar" está no infinitivo.
O infinitivo é uma das formas nominais dos verbos. Ele exprime a ideia da ação, aproximando-se, assim, do substantivo. Ele termina em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). Exemplos: cantar, estudar, vender, soer, partir, etc.
.
B) chegasse
Certo. "Chegasse" é a 1ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo.
Pretérito imperfeito do subjuntivo: se eu chegasse, se tu chegasses, se ele chegasse, se nós chegássemos, se vós chegásseis, se eles chegassem.
Pretérito imperfeito do subjuntivo: é utilizado na expressão de desejos, probabilidades e acontecimentos que estão condicionados por outros. Refere-se a um fato que pode ter ocorrido ou não. Pode indicar uma ação presente, passada ou futura. Ex.: Se ele estudasse, passaria na prova.
.
C) chegue
Errado. "Chegue" é a 1ª pessoa do singular do presente do subjuntivo.
Presente do subjuntivo: que eu chegue, que tu chegues, que ele chegue, que nós cheguemos, que vós chegueis, que eles cheguem.
Presente do subjuntivo: pode indicar uma ação presente ou futura e é usado para indicar desejos, hipóteses e suposições. Geralmente é conjugado com a partícula "que". Ex.: Minha mãe quer que eu estude mais.
.
D) chegara
Errado. "Chegara" é a 1ª pessoa do singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo.
Pretérito Mais-que-perfeito do indicativo: eu chegara, tu chegaras, ele chegara, nós chegáramos, vós chegáreis, eles chegaram.
Pretérito mais-que-perfeito do indicativo: expressa um fato ocorrido antes de outro fato já terminado. Ex.: Ele já resolvera as questões quando os amigos chegaram.
.
Gabarito: Letra B