Gabarito na alternativa E
Solicita-se indicação da passagem com escorreita pontuação:
Os sinais de pontuação incorretamente presentes estão demarcados em vermelho; os sinais azuis indicam pontuações não marcadas mas necessárias.
A) Chegou muito atrasado à reunião e não conseguiu (se inteirar) das novas medidas tomadas pela diretoria da empresa, portanto, como pegou o bonde andando, optou por permanecer calado e não dizer bobagens.
Incorreta. Os parênteses isolam indevidamente a forma verbal dentro da construção oracional; há necessidade de uma vírgula após "portanto", isolando a oração causal posposta.
B) Chegou muito atrasado à reunião, e não conseguiu se inteirar das novas medidas tomadas pela diretoria da empresa, portanto, como, pegou o bonde andando, optou por permanecer calado e não dizer bobagens.
Incorreta. Há necessidade de duas vírgulas, respectivamente antes e após a conjunção conclusiva "portanto", a primeira separando esta da passagem anterior, e a segundo indicando o início da oração causal posposta. A virgula presente após "como" é indevida, separando a conjunção causal do corpo da oração que introduz.
C) Chegou muito atrasado à reunião e não conseguiu se inteirar das novas medidas - tomadas pela diretoria da empresa - , portanto, como pegou o bonde andando, optou, por permanecer calado, e não dizer bobagens.
Incorreta. Há necessidade de três vírgulas, respectivamente antes e após a conjunção conclusiva "portanto", a primeira separando esta da passagem anterior, e a segundo indicando o início da oração causal posposta, e após a oração adverbial causal, separando-a da oração principal. A vírgula após "optou" separa indevidamente verbo e complementos.
D) Chegou (muito atrasado) à reunião e não conseguiu se inteirar das novas medidas tomadas pela diretoria da empresa; portanto, como pegou, o bonde andando, optou por permanecer calado e não dizer bobagens.
Incorreta. Há necessidade de uma vírgula após "portanto", indicando o inicio da oração causal deslocada, e supressão da vírgula presente após "pegou", indevidamente separando verbo e complementos.
E) Chegou muito atrasado à reunião e não conseguiu se inteirar das novas medidas tomadas pela diretoria da empresa, portanto, como pegou o bonde andando, optou por permanecer calado e não dizer bobagens.
Correta. Não são observados problemas na pontuação da passagem.