SóProvas


ID
5543905
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Jundiaí - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que a pontuação está empregada em conformidade com a norma-padrão.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito na alternativa E

    Solicita-se indicação da passagem com escorreita pontuação:

    Os sinais de pontuação incorretamente presentes estão demarcados em vermelho; os sinais azuis indicam pontuações não marcadas mas necessárias.

    A) Chegou muito atrasado à reunião e não conseguiu (se inteirar) das novas medidas tomadas pela diretoria da empresa, portanto, como pegou o bonde andando, optou por permanecer calado e não dizer bobagens. 

    Incorreta. Os parênteses isolam indevidamente a forma verbal dentro da construção oracional; há necessidade de uma vírgula após "portanto", isolando a oração causal posposta.

    B) Chegou muito atrasado à reunião, e não conseguiu se inteirar das novas medidas tomadas pela diretoria da empresa, portanto, como, pegou o bonde andando, optou por permanecer calado e não dizer bobagens.

    Incorreta. Há necessidade de duas vírgulas, respectivamente antes e após a conjunção conclusiva "portanto", a primeira separando esta da passagem anterior, e a segundo indicando o início da oração causal posposta. A virgula presente após "como" é indevida, separando a conjunção causal do corpo da oração que introduz.

    C) Chegou muito atrasado à reunião e não conseguiu se inteirar das novas medidas - tomadas pela diretoria da empresa - , portanto, como pegou o bonde andando, optou, por permanecer calado, e não dizer bobagens.

    Incorreta. Há necessidade de três vírgulas, respectivamente antes e após a conjunção conclusiva "portanto", a primeira separando esta da passagem anterior, e a segundo indicando o início da oração causal posposta, e após a oração adverbial causal, separando-a da oração principal. A vírgula após "optou" separa indevidamente verbo e complementos.

    D) Chegou (muito atrasado) à reunião e não conseguiu se inteirar das novas medidas tomadas pela diretoria da empresa; portanto, como pegou, o bonde andando, optou por permanecer calado e não dizer bobagens.

    Incorreta. Há necessidade de uma vírgula após "portanto", indicando o inicio da oração causal deslocada, e supressão da vírgula presente após "pegou", indevidamente separando verbo e complementos.

    E) Chegou muito atrasado à reunião e não conseguiu se inteirar das novas medidas tomadas pela diretoria da empresa, portanto, como pegou o bonde andando, optou por permanecer calado e não dizer bobagens. 

    Correta. Não são observados problemas na pontuação da passagem.

  • Assertiva E

    Chegou muito atrasado à reunião e não conseguiu se inteirar das novas medidas tomadas pela diretoria da empresa, portanto, como pegou o bonde andando, optou por permanecer calado e não dizer bobagens. 

  • Lição pra vida essa questão

  • Essa é uma questão sobre pontuação na qual a banca expôs um extenso período e pediu que os candidatos determinassem em qual das opções a pontuação foi utilizada de maneira correta. Sendo assim, é válido analisar o período para descobrir como pontuá-lo de acordo com a norma.

    Primeiramente, cabe destacar que o período em questão é iniciado por duas orações coordenadas que gozam do mesmo sujeito (ele – o qual se infere pelas desinências de terceira pessoa do plural nos verbos “chegou" e “conseguiu"): “Chegou muito atrasado à reunião" e “não conseguiu se inteirar das novas medidas tomadas pela diretoria da empresa". Ambas as orações são conectadas pela conjunção aditiva “e", de modo que, nessa primeira parte, não é necessária nenhuma pontuação.

    Logo depois da palavra “diretoria", faz-se necessária uma pontuação, já que o que vem a seguir é uma conjunção conclusiva (portanto), a qual indica um desfecho ao que foi dito anteriormente. Porém, antes da conclusão de fato, há uma oração adverbial causal intercalada que deve ficar isolada entre vírgulas – “como pegou o bonde andando". Por fim, há a oração que finaliza o período de uma vez por todas: “optou por permanecer calado e não dizer bobagens".

    Visto isso, percebe-se que há apenas três pontos do período que exigem pontuação: antes da conjunção conclusiva portanto (podendo ser uma vírgula ou até mesmo ponto e vírgula) e antes e depois da oração adverbial causal “como pegou o bonde andando" (aqui, obrigatoriamente, a pontuação a ser usada é a vírgula isolando a oração deslocada). Por essa análise, conclui-se que a única opção que segue esses preceitos é a alternativa E. Todas as outras letras possuem equívocos.

    Por exemplo, na letra A, parte do objeto direto do verbo “conseguir" – se inteirar – surge desnecessariamente entre parênteses e não há a vírgula antes da oração adverbial deslocada. Em B, não devia haver vírgula antes do conectivo “e" que une as orações coordenadas que iniciam o período (até porque a vírgula separa elementos e a conjunção “e" une, então há um conflito de valores entre os elementos utilizados). Aqui, também não há a vírgula antes de “portanto" e a vírgula que aparece depois de “como" deveria estar antes dele.

     Em C, “medidas tomadas pela diretoria da empresa" é um sintagma, uma só unidade de sentido, de modo que os travessões não se justificam. Além disso, antes de “portanto" deveria ter uma vírgula ou ponto e vírgula. Depois, a oração adverbial deveria estar entre vírgulas e, em seguida, não deveria haver vírgula entre o verbo “optou" e seus complementos. Na opção D, até que seria possível salientar o “muito atrasado" entre parênteses, como maneira de indicar que essa é uma informação adicional a qual se quis destacar. No entanto, era obrigatória uma vírgula antes de “como" e totalmente condenável a vírgula separando a forma verbal “pegou" de seu objeto direto “o bonde andando".

    Por tudo isso, confirma-se a letra E como a alternativa correta a ser marcada.

    Gabarito do Professor: Letra E.

  • o "portanto" entregou a questão
  • GAB-E

    Chegou muito atrasado à reunião e não conseguiu se inteirar das novas medidas tomadas pela diretoria da empresa, portanto, como pegou o bonde andando, optou por permanecer calado e não dizer bobagens. 

    O que tiver que ser, será meu, tá escrito nas estrelas...

    CONTINUE ESRTUDANDO!!

  • Letra E

    -As outras alternativas possuem erros gritantes.