SóProvas


ID
5553316
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Durante muito tempo, a civilização chinesa foi mais avançada do que a europeia. A Europa adquiriu da China, direta ou indiretamente, uma forma rudimentar de imprensa, a fabricação do papel, a bússola, a pólvora e diques para canais. Mas foi na Europa que, pela primeira vez, houve um crescimento econômico contínuo seguido da Revolução Industrial. E foi na Europa que o governo representativo e os direitos individuais – essas outras marcas distintivas da modernidade – se desenvolveram primeiro. Por que a Europa?
Em 1480, o imperador chinês da dinastia Ming proibiu a exploração e o comércio ultramarino. Mercadores que continuaram com esse comércio foram declarados contrabandistas e tropas foram enviadas para destruir seus estabelecimentos e queimar seus barcos. Nenhum rei europeu jamais reivindicou ou empregou tais poderes; nenhum rei poderia dar um tiro no próprio pé. Na Europa, os reis operavam numa rede de estados rivais; o imperador chinês contava com a vantagem – ou a armadilha – de não ter rivais com poder que se equiparasse ao seu. A rivalidade entre estados na Europa ajudou a impulsionar a expansão ultramarina.
Após a queda do Império Romano na Europa Ocidental, nenhum poder absoluto voltou a controlar todo o território. Imagine se um único poder tivesse conquistado Roma como os manchus fizeram na China, os mongóis na Índia e os otomanos no Oriente Médio. Pela conquista, eles se tornaram os senhores dos novos reinos. Os conquistadores de Roma foram várias tribos germânicas que rivalizavam umas com as outras. Eram senhores de pouca coisa. Após conquistar o império, esses homens descobriram que ele estava se dissolvendo sob seus pés. Não tinham a experiência de governar um estado estabelecido e não foram capazes de manter a máquina de coleta de impostos. Desafiaram uma das regras universais de governança, administrando estados incapazes de taxar.
Grande parte da história europeia deriva desse momento de formação. O domínio dos governos sobre seus povos era muito fraco; eles tinham de lutar e trabalhar duro para contar com a lealdade da população. Precisavam oferecer um bom governo – a paz do rei – para obter uma extensão de seu poder. Não podiam simplesmente acionar um sistema de cobrança de tributos como faziam tantos impérios e reinos na Ásia ou no Oriente Médio.
(HIRST, John. A Mais Breve História da Europa. São Paulo: Sextante, 2018, p. 150).

O autor inicia o texto utilizando a palavra “durante”. Assinale a alternativa que apresenta corretamente sua classificação gramatical:

Alternativas
Comentários
  • A questão é de morfologia e quer que marquemos a alternativa que apresenta corretamente sua classificação gramatical da palavra "durante". Vejamos:

     .

    A) adjetivo. 

    Errado.

    Adjetivo: palavra variável em gênero, número e grau que expressa qualidade, característica, defeito, origem, estado do substantivo ou de qualquer palavra substantivada.

     .

    B) pronome. 

    Errado.

    Pronome: palavra variável em gênero, número e pessoa que substitui o substantivo, determina ou o acompanha, indicando-o como pessoa do discurso ou situando-o no espaço e no tempo. São classificados em pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos e também podem ser classificados em pronomes adjetivos e pronomes substantivos.

     .

    C) artigo. 

    Errado.

    Artigo: é uma palavra que antepomos aos substantivos para dar aos seres um sentido determinado ou indeterminado. Dividem-se os artigos em definidos e indefinidos.

    Artigos definidos: determinam de forma precisa os substantivos. São eles: o, a, os, as.

    Artigos indefinidos: indeterminam os substantivos, caracterizando-os de forma vaga, imprecisa e generalizada, sem particularizar e individualizar pessoas, objetos ou lugares. São eles: um, uma, uns, umas.

     .

    D) preposição. 

    Certo. "Durante" é uma preposição acidental. Na ordem direta, temos: "A civilização chinesa foi mais avançada do que a europeia durante muito tempo". "Durante" está ligando dois termos da oração.

    Preposição: palavra invariável que une dois termos de uma oração, subordinando um ao outro, de tal modo que o sentido do primeiro (antecedente) é explicado ou completado pelo segundo (consequente). Ex.: Concordo com você.

    As preposições essenciais são: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, pe r, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

    Preposições acidentais são aquelas que originalmente não possuem a função de preposição e pertencem normalmente a outras classes gramaticais, mas funcionam às vezes como preposições. As principais são: mas, afora, como, conforme, consoante, durante, exceto, feito, fora, mediante, menos, salvo, segundo, senão, tirante, visto...

     .

    E) interjeição. 

    Errado.

    Interjeição: palavra invariável que exprime emoções e sentimentos que envolvem o falante. É uma espécie de grito com que traduzimos de modo vivo nossas emoções e sentimentos. Ex.: Caramba! Puxa vida! Meu Deus! Que pena! Bravo! Psiu! Fora! Silêncio! Adeus! Coitado! Cruzes!

     .

    Gabarito: Letra D

  • Buguei por ser no início da frase.

    na minha cabeça de pedra preposição é o que liga dois ternos rs

  • GAB-D

    PREPOSIÇÃO

    As preposições acidentais são aquelas palavras de outras classes gramaticais que em certas frases funcionam como preposição: afora, como, conforme, durante, exceto, mediante, menos, salvo, segundo, visto.

    MUITA GENTE ESTÁ ACOSTUMADA COM AS 18 PREPOSIÇÕES, TEM ATÉ MÚSICA PARA GRAVAR. MAS ACABAM ESQUECENDO DAS OUTRAS CLASSES DE PREPOSIÇÕES.

    ABRAÇO PARA TODOS DE UBERABA.!!!

  • Preposição acidental

    Ao analisar a sintaxe, há um adjunto adverbial deslocado, ''Durante muito tempo, a civilização....'' mas ao analisar a palavra ''durante'' em sua classe gramatical = preposição acidental.

  • Para identificar uma preposição acidental basta observar se é possível completar a seguinte frase:

    "Aqui tudo muda______________o inverno"

    Observação: A dica acima não vale para aquelas palavras que servem para expandir o sujeito como até, também, mesmo etc.

  • "Durante muito tempo" pode ser facilmente substituído por: "Por muito tempo", evidenciando que "durante" equivale a uma preposição essencial, sendo ela, acidental.

  • Preposição acidental!

  • Essa é uma questão bastante objetiva sobre morfologia (ou classes de palavras) em que a banca pedia apenas que os candidatos indicassem a classificação gramatical do vocábulo “durante", o qual inicia o texto de apoio.

     Nesse sentido, cabe observar que, sempre que tal palavra estiver indicando o período de tempo em que algo decorre – como se vê no texto –, ela será classificada como uma preposição, o que nos indica que a letra D é a alternativa correta.

    Gabarito do professor: Letra D.

  • Durante = preposição acidental

  • gb \ D)

    (Lembrei das técnicas do professor Paulinho Kuririn).

  • Primeira vez que "escuto" esse termo.

    "Preposição acidental."