SóProvas


ID
5559154
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Resolvo-me a contar, depois de muita hesitação, casos passados há dez anos. Não conservo notas: algumas que tomei foram inutilizadas, e assim, com o decorrer do tempo, ia-me parecendo cada vez mais difícil, quase impossível, redigir esta narrativa. Além disso, julgando a matéria superior às minhas forças, esperei que outros mais aptos se ocupassem dela. Não vai aqui falsa modéstia, como adiante se verá. Também me afligiu a ideia de jogar no papel criaturas vivas, sem disfarces, com os nomes que têm no registro civil. Repugnava-me deformá-las, dar-lhes pseudônimo, fazer do livro uma espécie de romance; mas teria eu o direito de utilizá-las em história presumivelmente verdadeira? Que diriam elas se se vissem impressas, realizando atos esquecidos, repetindo palavras contestáveis e obliteradas? Restar-me-ia alegar que o DIP, a polícia, enfim, os hábitos de um decênio de arrocho, me impediram o trabalho. Isto, porém, seria injustiça. Nunca tivemos censura prévia em obra de arte. Efetivamente se queimaram alguns livros, mas foram raríssimos esses autos de fé. Em geral a reação se limitou a suprimir ataques diretos, palavras de ordem, tiradas demagógicas, e disto escasso prejuízo veio à produção literária. Certos escritores se desculpam de não haverem forjado coisas excelentes por falta de liberdade — talvez ingênuo recurso de justificar inépcia ou preguiça. Liberdade completa ninguém desfruta: começamos oprimidos pela sintaxe e acabamos às voltas com a Delegacia de Ordem Política e Social, mas, nos estreitos limites a que nos coagem a gramática e a lei, ainda nos podemos mexer. Não será impossível acharmos nas livrarias libelos terríveis contra a república novíssima, às vezes com louvores dos sustentáculos dela, indulgentes ou cegos. Não caluniemos o nosso pequenino fascismo tupinambá: se o fizermos, perderemos qualquer vestígio de autoridade e, quando formos verazes, ninguém nos dará crédito. De fato ele não nos impediu escrever. Apenas nos suprimiu o desejo de entregar-nos a esse exercício.

Graciliano Ramos. Memórias do cárcere. Editora Record. 

Com relação ao gênero textual e a aspectos linguísticos do fragmento apresentado de Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos, julgue o próximo item.


No trecho “deformá-las, dar-lhes pseudônimo, fazer do livro uma espécie de romance; mas teria eu o direito de utilizá-las em história presumivelmente verdadeira?”, os pronomes átonos foram empregados como recursos para estabelecer coesão gramatical referencial, ao passo que o conectivo “mas” estabelece coesão frásica. 

Alternativas
Comentários
  • Coesão Frásica – este tipo de coesão estabelece uma ligação significativa entre os componentes da frase, com base na concordância entre o nome e seus determinantes, entre o sujeito e o verbo, entre o sujeito e seus predicadores, na ordem dos vocábulos na oração, na regência nominal e verbal.
  • Gabarito: errado

    Solicita-se julgamento da assertiva:

    No trecho “deformá-las, dar-lhes pseudônimo, fazer do livro uma espécie de romance; mas teria eu o direito de utilizá-las em história presumivelmente verdadeira?”, os pronomes átonos foram empregados como recursos para estabelecer coesão gramatical referencial, ao passo que o conectivo “mas” estabelece coesão frásica. 

    A primeira parte da assertiva é correta: as formas pronominais átonas servem de elementos coesivos referenciais, retomando termos nominais anteriores e evitando-lhes a repetição.

    A segunda afirmação incorre em erro: "coesão frásica" pode ser entendida como a coesão geral presente no interior de uma frase, munindo-se das diversas relações estabelecidas entre termos, incluída sua disposição. O conectivo "mas" é elemento de coesão interfrásica, estabelecendo relação de interdependência entre enunciados de valor adversativo.

  • Achei a questão muito difícil. A conjunção e o pronome relativo são os principais elementos de coesão que existem. Esse "mas" estabelece uma relação de adversidade, logo, é um elemento de coesão. Mas vai saber o que é essa Coesão frásica no dia da prova.

    Eu não teria coragem de marcar um item desse na hora do "vamos ver", mas admiro quem domina o assunto.

  • Há um período composto, e a conjunção "mas" estabelece uma relação adversativa entre frases. Portanto, afirmação incorreta.
  • olha....coesão frásica...essa eu nunca vi....

    Vivendo e aprendendo.

  • As conjunções estabelecem coesão sequencial.

  • O Erro reside no fato de que a questão alude à conjunção "mas" como sendo um termo de coesão frásica.

    • coesão frásica designa os mecanismos linguísticos que conferem unidade aos vários elementos que constituem a frase (Ex: ordem das palavras na frase - SUJEITO + VERBO + COMPLEMENTOS).

    O Termo destacado é um termo de COESÃO SEMÂNTICA.

  • Coesão frásica - "NUNCA NEM VI"!

  • Coesão sequencial

    Esse tipo de coesão textual faz uso de conjunções, conectivos e expressões que dão sequência aos assuntos, estabelecendo uma continuidade em relação ao que já foi dito.

  • ERRADO.

    Para a resolução da questão, seguem abaixo os conceitos:

    -COESÃO REFERENCIAL: utilização de pronomes para substituir substantivos.

    -COESÃO SEQUENCIAL: utilização de conjunções.

  • SOLICITEM COMENTÁRIO DO PROFESSOR!!!! (e tomara que seja a prof. Isabel rs)

  • Coesão Sequencial "mas'' - Tem haver com Orações Coordenadas e Subordinadas. Envolve orações, períodos e parágrafos.

    Coesão Frásica - Tem haver com Concordância e Regência.

    Coesão Referencial - Serve para retomar o que foi dito anteriormente.

  • coesão frásica designa os mecanismos linguísticos que conferem unidade aos vários elementos que constituem a frase. Dito isto, o erro está em afirmar que o mas  estabelece coesão frásica, haja vista essa conjunção ligar 2 orações.

  • Achei essa questão bem difícil, pelo menos pra mim, mas acertei por conta da conjunção "mas", onde pensei que ela estaria mais com um sentido adversativo. Com certeza deixaria uma dessa em branco na hora da prova kkkkk

  • Coesão frásica -> coesão dos elementos dentro de uma mesma frase.

  • também né, questão pra professor de português.
  • "em 10 anos nessa indústria vital, essa é a primeira vez que isso me acontece"

    nunca nem vi essa tal de coesão frásica. kkkkkkkk

  • Bela questão pra deixar em branco.

  • Posso estar errado mas o tipo de coesão em questão é referencial ou até interfrásico.

  • Coesão Frásica – este tipo de coesão estabelece uma ligação significativa entre os componentes da frase, com base na concordância entre o nome e seus determinantes, entre o sujeito e o verbo, entre o sujeito e seus predicadores, na ordem dos vocábulos na oração, na regência nominal e verbal.

  • GAB E

    "os pronomes átonos foram empregados como recursos para estabelecer coesão gramatical referencial, ao passo que o conectivo “mas” estabelece coesão frásica"

    Houve inversão dos conceitos, pois os pronomes átonos foram utilizados para estabelecer coesão frásica, dentro da própria frase. Já a conjunção "mas" foi utilizada para estabelecer coesão referencial, entre as frases, ao retomar os pronomes citados na frase anterior.

  • CORRIGINDO A QUESTÃO:

    No trecho “deformá-las, dar-lhes pseudônimo, fazer do livro uma espécie de romance; mas teria eu o direito de utilizá-las em história presumivelmente verdadeira?”, os pronomes átonos foram empregados como recursos para estabelecer coesão gramatical referencial, ao passo que o conectivo “mas” estabelece coesão SEQUENCIAL. GAB C. 

    Coesão Sequencial "mas'' - Tem haver com Orações Coordenadas e Subordinadas. Envolve orações, períodos e parágrafos.

    Coesão Frásica - Tem haver com Concordância e Regência.

    Coesão Referencial - Serve para retomar o que foi dito anteriormente.

  • No primeiro momento, li e reli, porém posso estar errado, mas não consegui relacionar o mas, como fundamental para coesão do parágrafo, entendendo como uma oposição/adversidade..

  • Coesão é equivalente a ligação o que não tem a ver com a partícula "mas" em questão, pois veja que o "mas" não está ligando, mas sim, iniciando um período diferente do anterior.

  • pessoal, solicitem o comentário dos professores

  • A primeira parte da assertiva é correta: as formas pronominais átonas servem de elementos coesivos referenciais, retomando termos nominais anteriores e evitando-lhes a repetição.

    A segunda afirmação incorre em erro: "coesão frásica" pode ser entendida como a coesão geral presente no interior de uma frase, munindo-se das diversas relações estabelecidas entre termos, incluída sua disposição. O conectivo "mas" é elemento de coesão interfrásica, estabelecendo relação de interdependência entre enunciados de valor adversativo.

  • Coesão Frásica – esse tipo de coesão estabelece uma ligação significativa entre os componentes da frase, com base na concordância entre o nome e seus determinantes, entre o sujeito e o verbo, entre o sujeito e seus predicadores, na ordem dos vocábulos na oração, na regência nominal e verbal.

    A Coesão Interfrásica é feita por meio de palavras que asseguram as conexões entre segmentos de texto (constituintes, orações, frases, …), atribuindo-lhes um valor (aditivo, de condição, contrastivo, entre outros).

    O "más" na questão constitui coesão interfrásica por se tratar de conjunção coordenada adversativa (ideia de contraste).

    Gabarito: Errado

  • Vivendo e aprendendo
  • Coesão Sequencial "mas'' - Tem haver com Orações Coordenadas e Subordinadas. Envolve orações, períodos e parágrafos.

    Coesão Frásica - Tem haver com Concordância e Regência.

    Coesão Referencial - Serve para retomar o que foi dito anteriormente.

  • Errado.

    A sentença está errada apenas quando diz que a conjunção “mas” estabelece coesão frásica. Quando, na verdade, está estabelecendo outro tipo de coesão: a interfrásica. Ou seja: a coesão de uma frase ou oração com outra frase ou oração.

  • realmente essa tem que ser uma questão para professor de português, pois o grau de complexidade dela não é para qualquer um rsrs

  • Coesão frásica

    Ligação significativa de elementos da mesma frase

    Ex; concordância, regência, ordem dos vocábulos.

    Coesão Interfrásica

    Ligação de orações, com outra oração.

    Ex: uso das conjunções que corresponde a um valor, uma ideia.

    Adversativa ( mas,porém, contudo etc.)

    valor de oposição/contraste.

  • "coesão frásica" ... Vou guardar aqui para poder usar em alguma cantada kk

    1. coesão frásica dentro da mesma frase porém o mas estar na frase posterior

    ERRADA