SóProvas


ID
5567650
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Belém - PA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

DOCE

    Lembrasse antes quanto tempo gastaria na beira do fogão mexendo o doce de abóbora e Maria talvez nem tivesse começado. Mas não é assim que funciona, a coisa vem de trás pra frente: primeiro o gosto no fundo da lembrança, na garganta, daí a saliva na língua. Depois, o cheiro de algo que nem recordava parece que está aqui, dentro das narinas. Os ingredientes, todos comprados, a panela na mão. Só na hora de mexer o doce é que a gente lembra, com esse misto de cansaço e tristeza, que o doce é feito de mexer o doce. É feito do braço girando, girando, o outro braço solto escorado na anca, o peso do corpo passando da perna de cá pra de lá.

    O doce já começado é doce inteiro na imaginação, não tem volta. E Maria nunca foi de voltar atrás, mesmo com o que era bom só na primeira mordida e depois deixava um retrogosto amargo – na boca ou no jeito de olhar. Maria que nem puxa-puxa, presa às escolhas e caminhos e ao que por vezes não foi tão escolha quanto foi acaso.

    Bem que às vezes queria ser pássaro solto, escolher caminhos. A cozinha fica pequena da falta que voar livre faz, as paredes suam. Tudo o que é sonho vai evaporando do seu corpo, a pele fica grossa, dura. O açúcar carameliza angústias. E Maria pensa se não seria melhor ter virado cambalhota por sobre um ou outro acontecimento, em vez de vivê-los todinhos.

    O marido mesmo. Ela cansava de topar com ele encostado no sofá, vendo TV. Ia de um canal para o outro, como se não estivesse ali. Queria que estivesse. Que contasse uma bobagem que aconteceu no trabalho ou na rua, que atentasse ao gosto novo no doce que ela fez, “cê colocou coco?”, “que cheiro diferente, que foi que cê botou aí?”, qualquer coisa. Qualquer coisa que fizesse com que os dois parecessem vivos, que parecessem ligados, nem que pelo diferente do hoje no doce sempre igual.

    Tomasse uma atitude agora, talvez a coisa toda desembrulhasse diferente. Ela botaria uma roupa bonita e dançaria pela casa, pintaria a cara toda faceira e vibrante e mostraria para ele que ainda era mulher, poxa vida, ainda sou bem mulher! [...] 

    Também podia ir embora, pegar as meninas e as próprias coisas e voltar para a casa da mãe. Ou podia queimar esse doce, derrubar panela, fazer escândalo. Pedir tenência, uma mudança, alguma coisa que mostrasse que ainda estava viva, viva! Vibrante como esse corde-laranja borbulhando na panela. [...]

PRETTI, Thays. A mulher que ri. São Paulo: Editora Patuá, 2019.

Assinale a alternativa correta a respeito do seguinte excerto: “Bem que às vezes queria ser pássaro solto, escolher caminhos. A cozinha fica pequena da falta que voar livre faz, as paredes suam.”.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me dizer por que a alternativa A está errada?

  • Tabém marquei a alternativa "A".

    Tambem quero saber

  • Assim como os colegas, gostaria de saber o erro da alternativa A.

  • ESSA QUESTÃO FOI ANULADA - RESULTADO DA ANÁLISE: Questão Anulada. JUSTIFICATIVA: Prezados Candidatos, em resposta aos recursos interpostos, temos a esclarecer que a questão será anulada, tendo em vista a existência de duas alternativas corretas, sendo elas “A” e “C”, pois “A cozinha fica pequena da falta que voar livre faz” poderia ser reescrita sem prejuízo semântico como “A cozinha fica pequena POR CAUSA da falta que voar livre faz”. Já a alternativa “A” está correta porque “queria” e “ser” formam uma locução verbal. De acordo com Bechara (2009, p. 232), “os auxiliares modais se combinam com o infinitivo ou gerúndio do verbo principal para determinar com mais rigor o modo como se realiza ou se deixa de realizar a ação verbal [...] c) vontade ou desejo: querer escrever, desejar escrever”. Portanto recurso deferido.
  • Bem que às vezes queria ser pássaro solto ...

    queria ISSO

    ser pássaro solto - Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta

    ERRADA - (A) Os verbos “queria” e “ser” formam uma locução verbal.

  • CUIDADO

    A questão possui duplo gabarito

    Solicita-se julgamento das assertivas sobre a passagem:

    “Bem que às vezes queria ser pássaro solto, escolher caminhos. A cozinha fica pequena da falta que voar livre faz, as paredes suam.”

    A) Os verbos “queria” e “ser” formam uma locução verbal.

    Correta. As formas verbais destacadas são respectivamente verbo auxiliar modal que indica desejo, "queria", e verbo principal em forma infinitiva "ser".

    A natureza própria da locução verbal pode ser percebida pela flexão verbal indicada apenas pela forma auxiliar, bem como pelo sujeito comum às duas formas verbais.

    B) Em “as paredes suam” há a figura de linguagem denominada paradoxo.

    Incorreta. Não há na passagem a figura do paradoxo, mas apenas uma prosopopeia. .

    C) Há uma relação de causalidade entre “a cozinha fica pequena” e “a falta que voar livre faz”.

    Correta. Há clara relação de causa e consequência entre as construções “a falta que voar livre faz" (causa) e “a cozinha fica pequena” (consequência).

    D) O verbo “fica” expressa um estado de permanência, como na ordem “Fique sentado!”.

    Incorreta. Embora a forma "ficar" encontrada na passagem indique advento de estado, a forma utilizada em "fique sentado!" é construção imperativa que indica ordem.

    E) “Às vezes” é um advérbio de modo que indica alta frequência.

    Incorreta. A construção destacada é locução adverbial que indica tempo, ocorrência esporádica.

    Gabarito da banca na alternativa C

    Gabaritos corretos nas alternativas A e C

  • CUIDADO!!!

    A questão foi anulada por possuir duplo gabarito (A e C)

    JUSTIFICATIVA: Prezados Candidatos, em resposta aos recursos interpostos, temos a esclarecer que a questão será anulada, tendo em vista a existência de duas alternativas corretas, sendo elas “A” e “C”.

  • gaba C

  • odeio quando o qconcurso fica colocando questão anulada na plataforma, só deixa a gente errar à toa

  • Vai ser anulada mesmo, eu fui seco na "A"

  • Os principais verbos auxiliares são: ser, estar, ter, haver e ir. Contudo, nestas locuções verbais, diversos verbos podem desempenhar a função de verbo auxiliar, como poder, dever, querer, começar a, deixar de, voltar a, continuar a, entre outros.

  • Ao meu Ver.........

    Bem que às vezes queria ser pássaro solto, escolher caminhos. A cozinha fica pequena da falta que voar livre faz, as paredes suam.”

    Queria ser um pássaro ( Quero Isso )

    Oração subordinada Substantiva Predicativa OU Objetiva direta ( Na dúvida )

    Portanto, não temos uma locução verbal

    Gabarito C

    Relação de causa e consequência

    Gabarito C

  • Questão problemática.

    A meu modo de ver, a alternativa A está incorreta, consoante a banca julgou inicialmente.

    Leia-se o fragmento:

    “Bem que às vezes queria ser pássaro solto, escolher caminhos. A cozinha fica pequena da falta que voar livre faz, as paredes suam.”

    Em "ser pássaro solto" há uma oração subordinada substantiva objetiva direta reduzida de infinitivo, ou seja, um complemento verbal oracional do verbo "querer". Não há estrutura que forme locução verbal. Desenvolvendo a oração:

    "Bem que às vezes queria que fosse pássaro solto (...)."

    Reitero: a primeira alternativa está incorreta e me é implausível o motivo de a banca ter voltado atrás e a considerado correta.

  • Amo ver os "entendedores" que fazem malabarismo para justificar lambanças feitas pela banca em questões que foram anuladas kkkkkk

    Tirar foto do lado de onça morta é fácil!

  • Que bom que fiquei entre A e C