SóProvas


ID
5569405
Banca
FAPEC
Órgão
PC-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A questão refere-se ao seguinte texto:

    Aqui na SUPER, vivemos entre dois mundos. Por um lado, somos apaixonados por ciência: adoramos entender racionalmente as coisas. Por outro, somos apaixonados por arte. Quando publicamos algo, não queremos apenas que você entenda: queremos que se emocione, que seja impactado. Nosso objetivo é conversar com o seu cérebro, mas também com o seu coração.
    Por muito tempo, eu achava que havia uma contradição entre essas duas missões. [...]. Mas, nos últimos anos, fomos nos dando conta de que estávamos vivendo numa falsa polaridade. Como você vai descobrir ao ler a reportagem de capa desta edição, não há contradição nenhuma entre coração e cérebro. Pelo contrário: pessoas analíticas demais, que nunca se deixam levar pela intuição, acabam tomando decisões menos racionais. E alguns dos melhores decisões do mundo não sabem explicar______________ fazem as escolhas que fazem.
    Essas descobertas estão entre tantas outras que vão corrigindo um erro histórico do pensamento científico ocidental. Nos últimos séculos, aprendemos a acreditar que o mundo é polarizado, binário: razão ou emoção, ciência ou arte, conhecimento ou crença, esquerda ou direita, certo ou errado. Mas a verdade é muito mais complexa que isso. E tudo que é complexo tem mais de uma dimensão. [...]
    Queremos que a SUPER faça você pensar. Queremos também que ela faça você sentir. Até porque sabemos que, para um ser humano, uma coisa não existe sem a outra.
Fonte: BURGIERMAN, Denis Russo. É razão ou intuição?
SUPERinteressante, edição 357, fev. 2016, p. 4.

Para compreendermos um texto, há alguns requisitos, entre os quais identificar relações entre orações ou períodos e analisar relações de coesão e coerência. Qual das alternativas apresenta o comentário correto a respeito dessas relações no texto?

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    A) A parte que menciona que há relação de ADIÇÃO está correta, mas ficaria mais coeso e coerente se a expressão " não apenas " fosse colocada APÓS a palavra CONVERSAR, de forma a manter relação com o coração e cérebro

    B) Gabarito.

    C) A relação é de ADIÇÃO.

    Conjunções aditivas = e, nem, não só...mas também, tampouco, tanto...quanto...

    D) A relação é de TEMPO e se voltar ao texto, irá perceber.

    AO + Verbo no INFINITIVO = Carga semântica de TEMPO.

    E) Observando e voltando ao texto, é possível inferir que a ideia é de CAUSA.

    Obs: Fiz a substituição por uma conjunção causal como, por exemplo, o JÁ QUE e foi possível manter o sentido e coerência.

    QUE A LUTA CONTINUE!! Erros? Só avisar!!! ❤️✍

  • Marquei errado porque achei que a relação de sentido entre as alternativas a) e b) era a mesma. No entanto, depois notei uma diferença, a título de curiosidade:

    Nosso objetivo é conversar com o seu cérebro, mas também com o seu coração.

    1° Caso a expressão "não apenas" fosse colocada antes de conversar ficaria assim:

    Nosso objetivo é não apenas conversar com o seu cérebro, mas também com o seu coração.

    Se você perceber, o objetivo do eu-lírico é apenas um: conversar. Esse objetivo se divide em conversar com o seu cérebro e conversar com o seu coração.

    Se o 'não apenas' fosse colocado antes do conversar, daria a entender que se pretendia alguma outra ação, não apenas conversar.

    2° Caso a expressão fosse coloca APÓS o verbo conversar, teríamos a realmente um realce nas ideias, tal como sugere a alternativa:

    Nosso objetivo é conversar não apenas com o seu cérebro, mas também com o seu coração.

    Conversar com o cérebro e conversar com o coração, duas ações de um mesmo verbo.