SóProvas


ID
5579908
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Na sociedade líquido-moderna da hipermodernidade globalizante, o fazer compras não pressupõe nenhum discurso. O consumidor — o hiperconsumidor — compra aquilo que lhe apraz. Ele segue as suas inclinações individuais. O curtir é o seu lema.

     Esse movimento social de hiperconsumismo, de vida para o consumo, guiou a pessoa natural para o caminho da necessidade, da vontade e do gosto pelo consumo, bem como impulsionou o descarte de cada vez mais recursos naturais finitos. Isso tem transformado negativamente o planeta, ao trazer prejuízos não apenas para as futuras gerações, como também para as atuais, o que resulta em problemas sociais, crises humanitárias e degradação do meio ambiente ecologicamente equilibrado, além de afetar o desenvolvimento humano, ao se precificar o ser racional, dissolvendo-se toda solidez social e trazendo-se à tona uma sociedade líquido-moderna de hiperconsumidores vorazes e indiferentes às consequências de seus atos sobre o meio ambiente ecologicamente equilibrado e sobre as gerações atuais e futuras.

     O consumismo é uma economia do logro, do excesso e do lixo, pois faz que o ser humano trabalhe duro para adquirir mais coisas, mas traz a sensação de insatisfação porque sempre há alguma coisa melhor, maior e mais rápida do que no presente. Ao mesmo tempo, as coisas que se possuem e se consomem enchem não apenas os armários, as garagens, as casas e as vidas, mas também as mentes das pessoas.

     Nessa sociedade líquido-moderna de hiperconsumidores, o desejo satisfeito pelo consumo gera a sensação de algo ultrapassado; o fim de um consumo significa a vontade de iniciar qualquer outro. Nessa vida de hiperconsumo e para o hiperconsumo, a pessoa natural fica tentada com a gratificação própria imediata, mas, ao mesmo tempo, os cérebros não conseguem compreender o impacto cumulativo em um nível coletivo. Assim, um desejo satisfeito torna-se quase tão prazeroso e excitante quanto uma flor murcha ou uma garrafa de plástico vazia.

     O hiperconsumismo afeta não apenas a relação simbiótica entre o ser humano e o planeta, como também fere de morte a moral, ao passo que torna tudo e todos algo precificável, descartável e indiferente.

Fellipe V. B. Fraga e Bruno B. de Oliveira. O consumo colaborativo como mecanismo de desenvolvimento sustentável na sociedade líquido-moderna. LAECC. Edição do Kindle (com adaptações). 

Com base nas ideias e nos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue. 

Sem prejuízo da correção gramatical e da coerência do texto, a oração “que se possuem e se consomem” (último período do terceiro parágrafo) poderia ser reescrita da seguinte maneira: que são possuídas e consumidas. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO.

    ➥ A questão pede para você fazer a passagem da voz passiva sintética (vendem-se casas) para a voz passiva analítica (casas são vendidas). Logo:

    "as coisas que se possuem e se consomem (...)"

    "as coisas que são possuídas e (são) consumidas (...)"

     

    ➥ Complementando: Você não conseguirá passar da sintética para a analítica toda estrutura e em qualquer situação. Isso indica que o verbo não possui sujeito, assim:

    "tratam-se de questões sérias" ou "trata-se de questões sérias" → Tente passar para a analítica: de questões sérias são tratadas? Sujeito preposicionado?? Em regra, não. Esse SE do trata-se é índice de indeterminação do sujeito. e, portanto, o verbo fica no singular (traTA-se de...)

    "precisa-se de funcionários competentes" ou "precisam-se de funcionários competentes" → De funcionários competentes são precisados (?? rsrs). O SE é índice de indeterminação do sujeito e, portanto, o correto é "preciSA-se de funcionários competentes".

     

    4 questões do CESPE para você dar uma olhada:

    Ano: 2021 Provas: CESPE / CEBRASPE - 2021 - PG-DF - Analista Jurídico - Administração

    "o sonho da minha vida" e "meu sonho de consumo" são expressões (...)"

    Assertiva: Sem prejuízo da correção gramatical e dos sentidos do texto, a forma verbal “são” poderia ser substituída por tratam-se de. → Errado.

     

    Ano: 2018 Prova: CESPE - 2018 - STM - Analista Judiciário - Revisão de Texto

    “Trata-se de uma visão revolucionária”

    Assertiva: Se a expressão “uma visão revolucionária” fosse substituída por ideias revolucionárias, seria necessário alterar a forma verbal “Trata-se” para Tratam-se, para se manter a correção gramatical do texto. → Errado. De uma visão revolucionária é tratada?? O certo é "trata-se de..."

     

    Ano: 2017 Provas: CESPE - 2017 - SEDF - Conhecimentos Básicos 

    Assertiva: Seriam mantidos a correção gramatical e o sentido original do texto se o trecho “São duas gramáticas distintas” fosse reescrito da seguinte forma: Tratam-se de duas gramáticas diferentes. → Errado.

     

    Ano: 2010 Prova: CESPE - 2010 - SEDU-ES - Professor B — Ensino Fundamental e Médio

    Assertiva: Precisam-se de operários com experiência comprovada" — A forma verbal sublinhada está corretamente flexionada no plural porque concorda com o sujeito cujo núcleo está no plural. → Errado. De operários são precisados? Não. Índice de INdeterminação do sujeito, logo "preciSA-se de..."

     

    Muito cuidado para não cair nesses peguinhas que nos derrubam, principalmente lá no suor da prova rsrs.

    Bons estudos! :)

  • Em palavras lacônicas: a estrutura passa da voz passiva sintética (que se possuem e se consomem) à voz passiva analítica (que são possuídas e consumidas). Não se perde a noção de passividade, além de se respeitar a norma culta e a coerência.

    Certo.

  • A questão quer saber se passando da voz passiva sintética para a voz passiva analítica, a coerência (consegue ler?) da oração será mantida.

    Eu sempre confundia as duas, sabia o conceito, mas não lembrava a nomenclatura.

    O bizu é o seguinte: voz passiva s(e)intética necessita do uso do pronome "SE"; voz passiva analítica te faz realizar a "análise" da locução verbal (SER+PARTÍPIO)... Parece bobo, mas salva.

    Outra coisa é a passagem da voz ativa para a voz passiva: só será possível se o verbo pedir OD.

    Certo

  • Aprendendo o jogo do CESPE!!!

    # Voz passiva sintética --> Voz passiva analítica:

    1) NÃO acarreta prejuízo da correção gramatical:

    (CESPE/TRE-ES/2011) Prejudica-se a correção gramatical do período ao se substituir ‘Consideram-se’ (L.9) por São considerados.(ERRADO)

    (CESPE/TRE-RJ/2012) Prejudica-se a correção gramatical do período ao se substituir “São considerados” (L.6) por Consideram-se.(ERRADO)

    (CESPE/TCE-RJ/2021) SEM prejuízo da correção gramatical do texto, o termo “criou-se” (l.24) poderia ser substituído pela locução foi criado.(CERTO)

    (CESPE/ANTAQ/2014) O trecho “Criou-se uma forma de salvação feminina a partir basicamente de três modelos femininos” (l. 28 e 29) poderia ser reescrito, com correção gramatical e sem prejuízo da informação prestada, da seguinte forma: Uma forma de salvação feminina foi criada a partir, basicamente, de três modelos femininos.(CERTO)

    2) NEM acarreta prejuízo do sentindo

    (CESPE/MPE-CE/2020) O termo “Desenvolveram-se” (l.5) poderia ser substituído pela locução Foram desenvolvidossem prejuízo do sentido e da correção gramatical do texto.(CERTO)

    3) NÃO se esqueça de verificar a concordância:

    (CESPE/TCE-ES/2013) A forma verbal “afasta-se a necessidade” (l.31) pode ser substituída, com correção gramatical, por é afastado.(ERRADO)

    R: A necessidade é afastada.

    (CESPE/SEGESP-AL/2013) As locuções verbais “foram coletadas” (l.8) e “foram analisados” (l.14) poderiam ser substituídas, sem prejuízo para a correção gramatical e o sentido do texto, por coletou-se e analisou-se, respectivamente.(ERRADO)

    R: A forma correta seria: coletaram-se e analisaram-se.

    (CESPE/TRE-MS/2013) A substituição de “são assegurados” (L.17) por assegura-se preservaria a correção gramatical do período.(ERRADO)

    R: A forma correta seria: asseguram-se.

    (CESPE/Correios/2011) Estariam preservados o sentido e a correção gramatical do texto caso se substituísse “encontram-se” (L.8) por são encontradas.(CERTO)

    4) Observar o tempo verbal:

    (CESPE/TCE-PA/2016) Sem prejuízo da correção gramatical, o trecho “estende-se” (l.5) poderia ser substituído por é estendida.(CERTO)

    Gabarito: Certo.

    Créditos: Mauro Almeida.

    PMPE e PMSE 2022.

    “Enquanto houver fé no seu coração e força nos seus braços, ainda há motivos para acreditar. Não desista!”

  • CERTO

    Ao mesmo tempo, as coisas que se possuem e se consomem enchem não apenas os armários....

    Ao mesmo tempo, as coisas que SÃO POSSUÍDAS E CONSUMIDAS enchem não apenas os armários....

    BOA MADRUGADA!!!

  • O QConcursos está mil vezes melhor que o TEC Concursos, principalmente em relação aos comentários dos colegas.Aqui aprendo somente lendo os comentários.

  • que prova do satanas!!! faltou ficar negativo do tanto que errei nela

  • que se possuem e se consomem - Voz Passiva Sintética

    que são possuídas e consumidas - Voz Passiva Analítica

    Correção/ Coerência/ Sentido = ok

  • Acertei, mas confesso que verbo é um calo no pé de qualquer um!

    Gabarito: C

    PMPI, vai que cole!

  • afetaria o sentido?

  • ambas continuam na voz passiva, entao sentido ok, correção gramatical ok

  • Não sei vocês, mas percebam, a questão não exige que se preserve o sentido, fala apenas correção e coerência. Neste sentido a mudança para a voz passiva não acarreta erros.

  • não exige que se preserve o sentido

  • ´´Sem prejuízo da correção gramatical e da coerência do texto,´´

    é diferente de sentido !

  • VOZES VERBAIS:

    Voz ativa: o sujeito age na ação. Ex: João comeu o brigadeiro

    Voz passiva analítica: o sujeito sofre a ação. Ex: o brigadeiro (sujeito passivo) foi comido por João (agente da passiva).

    Obs: na voz passiva analítica o objeto direto passa a ser sujeito e o sujeito passa a ser agente da passiva.

    Voz passiva sintética: constrói-se o verbo na 3ª pessoa, seguido do pronome apassivador SE. Ex: Compram-se (partícula apassivadora) carros velhos. Carros velhos são comprados (oração passiva analítica).

    Voz reflexiva: o sujeito age e sofre a ação. João cortou-se (pronome reflexivo).

    Obs: em caso de dúvida sobre o pronome é só trocar por ''a si mesmo'', caso faça sentido, é pronome reflexivo.

    Voz recíproca: é uma ramificação da voz reflexiva. Sujeito plural ou composto. Ex: as crianças machucaram-se. As crianças machucaram umas as outras.

    1º: Voz passiva-----> Voz ativa

    ·        Há mudança de sentido: SIM

    ·        Há prejuízo da correção gramatical: NÃO

    2º Voz passiva sintética---> Voz passiva analítica

    • Há mudança de sentido: NÃO
    • Há prejuízo da correção gramatical: NÃO

  • Embora altere o sentido, pode ser reescrita dessa maneira.

    RESPOSTA CERTA.

  • Gab: CERTO

    Resumo da ópera!

    Há 2 tipos de voz passiva!

    Analítica: sua marca principal é "ser/ estar/ ficar + particípio.

    • Ex: Os resultados da pesquisa FORAM apresentaDOs à instituição.

    Sintética (ou Pronominal): sua marca principal é verbo transitivo direto (VTD) ou direto e indireto (VTDI) acompanhado do pronome apassivador "se". Aqui, galera, o sujeito sempre, nessa vida de meu deus, vem explícito e o verbo concordará com ele em n° e pessoa. Ok? Veja!

    • Ex: Apresentaram-se os resultados da pesquisa aos clientes - CERTO.
    • Apresentou-se os resultados da pesquisa aos clientes - ERRADO.

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Assim, a questão está correta porque a transformação de passiva sintética para passiva analítica não NÃO causa prejuízo para a COOREÇÃO nem para a COERÊNCIA.

    • Sintética: coisas que se possuem e se consomem.
    • Analítica: coisas que são possuídas e consumidas

    -------

    Acesse: Linktr.ee/soresumo para materiais.

  • Pq vcs estão dizendo q altera o sentido? pra mim o sentido continua o mesmo...

  • Junto com a aprovação de Defensor Público deveria ser entregue certificado de especialização em cada disciplina. São em média 2 a 3 anos de muitos estudos.

    É justo!

    Força Guerreiros!

  • QUESTÃO: Sem prejuízo da correção gramatical e da coerência do texto, a oração “que se possuem e se consomem” (último período do terceiro parágrafo) poderia ser reescrita da seguinte maneira: que são possuídas e consumidas. CERTO.

    “que se possuem e se consomem” voz passiva sintética

    Que são possuídas e consumidas voz passiva analítica

    Mudou da voz passiva sintética para voz passiva analítica.

    EXEMPLOS:

    Transformou de voz passiva sintética, Desenvolveram (VTD)—se (PARTÍCULA APASSIVADORA).

    Para voz passiva analítica, Foram (VERBO SER) desenvolvidos (VERBO PRINCIPAL NO PARTICÍPIO).

    Bons Estudos!

  • PESSOAL OLHA QUE BACANA ESSA EXPLICAÇÃO

    ASSISTE!!!!!!!!!!!!!!!!!

    https://youtu.be/9HAj3ox3_pA

    SEGUE ----------->>>> @CONCURSEIRO.NUNCADESISTE